Axis Wellness Club

10 mudanças para um estilo de vida mais saudável

Desfrutar de uma vida longa e saudável é algo que todas as pessoas desejam e há muitas ações que podem ser tomadas para aumentar as probabilidades  de alcançá-la.

No entanto, a mudança de hábitos de vida pode por vezes ser um dos aspetos mais difíceis de alcançar, embora não impossível. Qualquer momento pode ser o momento perfeito para melhorar os seus hábitos de vida rumo a um estilo de vida mais saudável, investindo na saúde e no bem-estar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que basta manter uma alimentação saudável, um peso adequado e uma certa atividade física ao longo da vida para prevenir as patologias mais graves. E passar a levar uma vida mais ativa e saudável não só ajuda a melhorar a condição física e a saúde das pessoas no momento em que o colocam em prática, como também promove uma esperança de vida mais longa e com mais qualidade.

Nunca se é demasiado jovem, velho ou fora de forma para começar a desfrutar de um estilo de vida saudável. Basta fazer pequenas, mas significativas mudanças na sua vida diária para ver os primeiros resultados.

1. Faça uma dieta saudável e equilibrada

Fazer uma mudança de vida para um estilo mais saudável envolve, sem dúvida, seguir uma dieta correta. Uma alimentação saudável e equilibrada, com alimentos ricos em vitaminas e minerais, é essencial para manter o sistema imunológico forte e prevenir possíveis doenças. Se não sabe por onde começar, pode recorrer ao serviço de nutrição do AXIS WELLNESS para saber como iniciar e implementar uma alimentação saudável.

PODE TER INTERESS EM LER: 10 ERROS COMUNS QUANDO PROCURAMOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

2. Exercite o seu corpo e mente

Que a prática regular de exercício físico ajuda as pessoas em qualquer fase da vida é um facto. Os benefícios do desporto são independentes da idade, sexo e aptidão física das pessoas. A prática de atividade física aumenta a saúde cardiovascular e pulmonar, aumenta a resistência e a força muscular, ajuda a perder peso, reduz os níveis de colesterol, bem como o risco de sofrer de doenças a curto, médio e longo prazo. Mas um estilo de vida saudável não se baseia apenas no corpo, mas também na mente. E a mente é outro músculo do corpo. Vários estudos mostram que pessoas que realizam atividades que exigem esforço mental retêm mais vitalidade mental à medida que envelhecem. Essas atividades podem ser leitura, escrita, pintura, mas também cálculo mental ou prática diária de meditação. Com essas dicas para melhorar a saúde emocional, descobrirá que o bem-estar interior é essencial para alcançar o equilíbrio físico e mental.

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO FÍSICO E LONGEVIDADE: COMECE DEVAGAR E SEJA CONSISTENTE

3. Afaste-se do stress

Mente sã em corpo são. O stress crónico é um dos principais inimigos da saúde e do bem-estar geral. Se vivencia altos níveis de stress diariamente, isso pode afetar a sua saúde, causando fadiga, nervosismo, insónia, ansiedade, dores musculares, etc. Uma boa forma de manter o stress sob controle é através da prática da meditação. Dedicar alguns minutos por dia à respiração consciente, fazendo algumas séries de respirações profundas e concentrando a atenção na inspiração e na expiração, é uma prática muito simples, da qual existem cada vez mais evidências científicas que favorecem o funcionamento do sistema nervoso e que acalma a atividade mental, além de melhorar a capacidade pulmonar e oxigenar todas as células do corpo.

PODE TER INTERESSE EM LER: STRESS: CAUSAS, SINTOMAS E RECOMENDAÇÕES

4. Esqueça os maus hábitos

Hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas ou levar uma vida sedentária só prejudicam a saúde e a qualidade de vida. Abandonar esse tipo de hábito é a mudança para uma vida mais saudável. Praticar exercícios e seguir uma alimentação equilibrada podem ser grandes aliados no combate à síndrome de abstinência que pode provocar o abandono de maus hábitos. Ficar mentalmente focado e ter um objetivo muito claro (alcançar um estilo de vida mais saudável e ativo), irá ajudá-lo a superar até os desafios mais complicados.

PODE TER INTERESSE EM LER: DEIXE DE FUMAR SEM GANHAR PESO

5. Hidrate-se diariamente

A hidratação corporal é um dos aspetos fundamentais para se manter bem física e mentalmente. Mas, às vezes, é um assunto que passa despercebido ou não está associado a um hábito saudável. E o corpo precisa estar constantemente hidratado. Para isso é importante beber água (cerca de 2 litros por dia) e complementar a hidratação com o consumo de outros líquidos como infusões, caldos ou sumos naturais de frutas. Manter o corpo bem hidratado ajuda a eliminar toxinas do corpo e promove um bom funcionamento gastrointestinal e renal.

PODE TER INTERESSE EM LER: O QUE ACONTECE QUANDO NÃO BEBE ÁGUA SUFICIENTE?

6. Reduza o consumo de açúcar

Não é segredo: o açúcar faz mal à saúde. E muito do que comemos e bebemos contém uma percentagem de açúcares adicionados que, em alguns casos, sobem para níveis cada vez mais preocupantes de acordo com diversas instituições e organizações dedicadas à saúde e à nutrição. Evitar o consumo de bebidas açucaradas, sumos embalados, molhos, alimentos ultraprocessados ​​ou fast food é uma boa prática para começar a reduzir o consumo de açúcar. Isso pode exigir um pouco de sacrifício ou força de vontade, dependendo de quanto açúcar consome por dia, mas saiba que é perfeitamente possível!

PODE TER INTERESSE EM LER: 7 SINAIS QUE ESTÁ A INGERIR DEMASIADO AÇÚCAR

7. Controle o seu peso

Manter o peso certo é essencial para ser saudável. O excesso de peso ou obesidade é um grave fator de risco cardiovascular e a base para o desenvolvimento de diversas patologias como diabetes, hipertensão ou outras doenças cardiovasculares. Além disso, reduzir o peso corporal quando está acima do peso melhora a fadiga ou as dores musculares ou articulares causadas pelo excesso de peso.

PODE TER INTERESSE EM LER: ACHA QUE NÃO PRECISA DE PERDER PESO? CONHEÇA OS 10 SINAIS DE ALERTA

8. Descanse o suficiente

Um sono reparador ajuda a reduzir a possibilidade de sofrer qualquer enfermidade, pois um corpo e uma mente descansados ​​reagem mais rapidamente e com uma resposta mais eficaz a uma doença. Para adormecer, os especialistas em saúde recomendam desligar os ecrãs dos dispositivos móveis pelo menos uma hora antes de dormir e praticar a respiração profunda e lenta quando estiver deitado. Uma prática simples com grande poder para desfrutar de um descanso tranquilo.

PODE TER INTERESSE EM LER: DORME MAL? O EXERCÍCIO FÍSICO PODE COMPENSAR OS DANOS PARA A SUA SAÚDE

9. Respeite também as pausas no trabalho

Se trabalha muitas horas por dia sentado em frente ao computador, o mínimo que deve fazer é tirar períodos de 30 a 40 minutos de descanso dentro do escritório, ou sair para tomar um pouco de ar fresco de vez em quando. Pessoas que passam muito tempo sentadas em frente ao computador sem se mover podem sofrer consequências negativas para a sua saúde e bem-estar. E trabalhar numa jornada de trabalho de 8 horas, 5 dias por semana, destaca cada vez mais a importância de incorporar o exercício físico na sua vida diária para neutralizar os efeitos de um estilo de vida sedentário.

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIOS PARA NEUTRALIZAR A MÁ POSTURA NO TRABALHO

10. Faça um check-up médico

Pelo menos uma vez por ano é aconselhável visitar o seu médico de confiança e fazer um exame clínico geral. Este conselho é vital para manter uma boa saúde, desfrutar de uma boa qualidade de vida e prevenir qualquer doença ou enfermidade futura. O AXIS WELLNESS disponibiliza consultas de medicina geral e familiar, incluídas no valor da mensalidade. Basta dirigir-se à receção do clube de Viana do Castelo para agendar.

Se tomou a decisão de fazer mudanças na sua vida rumo a um estilo de vida mais saudável, parabéns! Nunca é tarde para o fazer. Esperamos que estas dicas o(a) ajudem a adotar o máximo de hábitos saudáveis, pois quantos mais implementar, mais saudável será e maiores serão as probabilidade de ter maior longevidade e qualidade de vida.

Se ainda não nos conhece, e gostaria de saber mais informações sobre como o(a) podemos ajudar na implementação de hábitos de vida saudáveis  clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/atleta-feminina_29155987.htm#query=HURDLES%20PEOPLE&position=47&from_view=search&track=ais&uuid=08095c17-7856-4b51-9469-92d35bdd9f4c”>Imagem de viarprodesign</a> no Freepik