Axis Wellness Club

O que fazer primeiro: treino aeróbico ou treino de força?

Um dos grandes debates quando falamos em treino de força é quando fazer o treino cardiovascular: antes ou depois dos exercícios de força?

A resposta a esta questão é muito pessoal, dependendo dos objetivos de treino de cada pessoa. Naturalmente o trabalho cardiovascular não tem a mesma importância para uma pessoa que pretenda aumentar a massa muscular que terá, por exemplo,  para um corredor que pretenda melhorar a sua condição física e desempenho.

Então vamos verificar em que situação é melhor realizar primeiro o treino aeróbico ou de força na nossa rotina de treino.

AQUECIMENTO NÃO É TREINO CARDIOVASCULAR

Para começar, como em qualquer treino, devemos começar pelo básico. Portanto, é importante diferenciarmos bem que a corrida curta e contínua que fazemos como parte de um aquecimento geral não deve ser considerada treino cardiovascular. Tal como já referimos, o aquecimento faz parte da preparação para um exercício específico posterior onde, após cerca de 10 minutos de corrida leve, deveremos realizar exercícios de mobilidade articular e aquecimento que abranjam os aspetos técnicos que precisamos de preparar, por exemplo, para o treino de força.

O treino cardiovascular, também conhecido como treino aeróbico ou de resistência, é aquele que engloba aquelas atividades e exercícios que aumentam a frequência cardíaca e a respiração devido ao envolvimento de grandes grupos musculares de forma repetitiva e rítmica durante esse período. Atividades como caminhada, corrida, natação, ciclismo e elíptica são exercícios de referência para esse tipo de exercício.

PODE TER INTERESSE EM LER: OS ERROS MAIS COMUNS QUANDO SE PRATICA EXERCÍCIO AERÓBICO

QUANDO FAZER CARDIO NO GINÁSIO?

Se estamos a ponderar se é melhor correr antes ou depois do treino, geralmente é porque fazemos os dois treinos na mesma sessão para economizar tempo. Esta prática permite-nos ser mais produtivos, mas na realidade somos menos eficazes em termos de resultados.

Devemos sempre procurar reservar um tempo todos os dias para o exercício físico e, se de acordo com os nossos horários e hábitos não conseguirmos dedicar o mesmo tempo a cada tipo de treino, podemos aproveitar o dia com mais limitações para fazer cardio.

Dito isto, a ideia é tentar separar o tipo de treino em sessões mais específicas consoante o tipo de trabalho envolvido, já que o trabalho de força deve ser um treino muito mais específico do que o trabalho de resistência, permitindo-nos recuperar melhor e realizar um treino mais intenso, e assim, melhor executado.

Quanto a saber se é melhor fazer exercícios cardiovasculares antes ou depois do treino de força, vai depender dos objetivos que queremos alcançar:

Objetivo de aumentar a massa muscular: se o seu objetivo é ganhar força, isso deve ter precedência na sua sessão de treino, pelo que o treino cardiovascular deve vir depois do treino de força. Tente sempre fazer com que seja um exercício de resistência suave e prolongado, e nunca um treino muito exigente.

Objetivo de melhorar a sua resistência: se a sua prioridade é melhorar o trabalho cardiovascular, isso tem prioridade antes da força e será melhor correr antes do treino. Tal não significa que não o deverá fazer, mas sim que, se for na mesma sessão, deve procurar fazer exercícios de força com pouco peso e mais repetições. Lembre-se que o treino de força o ajudará a evitar lesões e a melhorar tecnicamente em desportos como o atletismo.

Objetivo de perder peso: esqueça a ideia que deve suar muito enquanto corre. Para perder peso, o melhor é fazer primeiro o treino de força, assim esvaziará as reservas de hidratos de carbono ao nível muscular. Isso promoverá o uso da gordura como fonte de energia quando realizar o seu treino cardiovascular posteriormente. Mas deve ter cuidado com a intensidade, pois perceberá um esforço muito maior e depois desse tipo de trabalho vai acabar com muita fome o que poderá facilmente levar a uma “farra” alimentar e descompensação energética (ou seja, acabar por ingerir mais calorias que numa situação normal). Distribua os treinos e procure um equilíbrio energético negativo, permitindo que o corpo faça uma recuperação adequada para o próximo treino.

Para melhorar o seu desempenho desportivo, deve trabalhar com inteligência e com aconselhamento de profissionais como os que encontrará em qualquer um dos nossos clube.

Lembre-se que o ideal é aliar o treino cardiovascular ao treino de força, pois a combinação dos dois tipos de treino é considerada aquela que mais benefícios traz à nossa saúde, atribuindo a cada tipo de treino a devida importância e tempo.

Encontrar a combinação ideal de ambos dependerá dos objetivos de cada atleta: massa muscular ou resistência. se sente que precisa de ajuda para atingir os resultados que deseja, não hesite em recorrer ao nosso serviço de treino personalizado.

PODE TER INTERESSE EM LER: SERÁ QUE EU PRECISO, REALMENTE, DE UM PERSONAL TRAINER?

Para mais informações sobre os nossos serviços, clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: Imagem de <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/pessoas-de-tiro-completo-treinando-juntos-na-academia_40132996.htm#query=rowing%20gym&position=3&from_view=search&track=ais&uuid=4c81bf3b-4d24-4496-8fde-3a17c7b9a6c1″>Freepik</a>