Axis Wellness Club

Síndrome metabólica: fatores de risco, diagnóstico e prevenção

A síndrome metabólica é um problema grave de saúde pública, de grande prevalência, afetando mais de um terço da população portuguesa adulta. Não provoca sintomas precocemente, podendo a única “pista” visível da sua existência ser o aumento do perímetro do abdómen, que vai ficando proeminente.

PODE TER INTERESSE EM LER: OBESIDADE ABDOMINAL: RISCOS E PREVENÇÃO

O que é a síndrome metabólica?

Esta síndrome consiste num conjunto de fatores de risco metabólicos que aumentam a probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio (ataque cardíaco) e acidente vascular cerebral (AVC), e diabetes tipo 2, tendo sempre por causa o desenvolvimento de obesidade abdominal.

PODE TER INTERESSE EM LER: COMO REDUZIR O RISCO DE VIR A SOFRER UM AVC

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da síndrome metabólica pode ser feito quando estão presentes pelo menos três fatores dos cinco seguintes:

  • Obesidade Abdominal: Perímetro abdominal que excede 102 cm nos homens e 88 cm nas mulheres (indicam gordura abdominal em excesso, e é a tal gordura “perigosa”, que propiciam um estado inflamatório crónico no organismo e as consequentes doenças metabólicas);
  • Triglicéridos iguais ou superiores a 150mg/dl;
  • Colesterol HDL igual ou inferior a 40mg/dl no homem e à 50mg/dl na mulher;
  • Tensão arterial igual ou superior a 135×85 mmHg;
  • Glicemia de jejum igual ou superior a 110mg/dl.

Fatores de risco da síndrome metabólica

  • Excesso de peso e obesidade
  • Resistência à insulina (ocorre quando o nosso organismo se torna mais resistente a esta hormona, resultando num aumento dos níveis de açúcar no sangue)
  • Tabagismo
  • Sedentarismo
  • Fatores genéticos
  • Envelhecimento
  • Disfunções endócrinas, como problemas de tiroide

Como prevenir a síndrome metabólica?

A prevenção da síndrome metabólica assenta em hábitos saudáveis de vida: uma dieta saudável, pobre em hidratos de carbono de alto índice glicémico e gorduras saturadas, rica em fibras, carnes magras, frutas e vegetais; realização de atividades físicas regulares – cerca de 150 minutos /semana – também é essencial para manter o peso, controlar a tensão arterial e o perfil lipídico.

É fundamental a prevenção ou, se for o caso, o tratamento da síndrome metabólica pois, além da má qualidade de vida que proporciona (cansaço fácil, má disposição, diminuição da autoestima) a síndrome aumenta em 3,5 vezes o risco de morte por doenças cardiovasculares como enfarte do miocárdio e AVC.

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO FÍSICO – O PRINCIPAL ALIADO NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

O  exercício físico na prevenção e tratamento da síndrome metabólica

A diabetes, a tensão arterial elevada e os níveis anormais de colesterol (dislipidemia) são tratados com fármacos, sendo que a prática de exercícios físicos, a cessação tabágica, e a mudança dos hábitos alimentares são fundamentais.

Relativamente aos efeitos da prática regular de atividade física, sabe-se que esta previne e trata a hipertensão, reduz a sensibilidade à insulina reduzindo os valores de glicémia sanguínea, promove maior lipólise regulando os valores de triglicéridos e colesterol, regula os valores do peso e constituição corporal nomeadamente o perímetro abdominal.

Aparentemente, o exercício físico reduz a necessidade de utilização de medicação em doentes com síndrome metabólica, maiores quantidades de exercício físico, independentemente da intensidade, estão associados a menor prevalência da síndrome metabólica e com a perda de pelo menos 10% do peso corporal em indivíduos obesos, observam-se melhorias nas funções metabólicas.

Para iniciar ou reorganizar a atividade física, ninguém melhor que o personal trainer que terá em atenção a existência ou coexistência de um ou mais destas características para melhor adequar e organizar um planeamento que se adeque ao indivíduo. A par desta mudança na atividade física é de extrema importância regular a ingestão alimentar e reeducar o estilo de vida quanto ao descanso e ao stress.

Para mais informações sobre esta e outras patologias, em que o exercício físico atua como coadjuvante preventivo e/ou terapêutico, assim como para saber o plano de treino mais adequado para si clique aqui ou contacte-nos através do 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Referências:

Blog CUF – O que deve saber sobre a síndrome metabólica

Blog Lusíadas Saúde -Síndrome metabólica: o que é e como se trata

“Efeitos do treino com pouco volume, HIIT e MIIT, em pacientes obesos com síndrome metabólico”, Releic D., et al,Scientific Report 2021, Fev 02. 

Morales-Palomo F, Moreno-Cabañas A, Ramirez-Jimenez M, Alvarez-Jimenez L, Valenzuela PL, Lucia A, Ortega JF, Mora-Rodriguez R. Exercise Reduces Medication for Metabolic Syndrome Management: A 5-Year Follow-up Study. Med Sci Sports Exerc. 2021

“Associação de exercicio fisico leve, moderado e vigoroso, com a prevalência de síndrome metabólico em 4652 indivíduos de 70 anos de uma habitaçãocomunitária”, Nordstorm A., et al, Journal of Aging Physical Activity 2021.(4)

“The New ACSM FIIT exercise recommendations for hypertension.” 2019.

“Metabolic syndrome: A multiplex cardiovascular risk.” Grundy, S.M. 2007, Controversy in clinical endocrinology.

“Exercise and type 2 diabetes: the American College of Sports Medicine and the American Diabetes Association: a joint position statement.” Diabetes Care 2010.

ACSM guidelines for exercise testing and prescription 10th edition.” Riebe D, et al,   2018.

Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/homens-de-tiro-completo-se-exercitando-juntos-ao-ar-livre_67389531.htm”>Imagem de freepik</a>