Como reduzir o risco de vir a sofrer um AVC
A sua idade, história familiar, género e raça podem aumentar o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Infelizmente, estes fatores não são controláveis.
O que pode (e deve) controlar são certos fatores de estilo de vida que aumentam o risco de poder vir a ter este problema de saúde.
Para reduzir o risco de AVC, recomendamos que adote os seguintes comportamentos no seu dia-a-dia.
-
Evite a hipertensão arterial
A hipertensão é o fator de risco mais significativo para acidente vascular cerebral. Quanto mais alta for, mais pressão o sangue exerce sobre as paredes das artérias. Com o tempo, essa pressão constante danifica os seus vasos sanguíneos e faz com que eles se enfraqueçam ou se estreitem. Os vasos sanguíneos estreitos podem causar coágulos sanguíneos que levam a AVC´s isquémicos, enquanto os vasos sanguíneos fracos podem causar ruturas ou provocar libertação de sangue no cérebro, levando a derrames hemorrágicos. Felizmente, muitas das mudanças no seu estilo de vida abaixo mencionadas, ajudarão a reduzir (ou manter controlada) a sua pressão arterial.
PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO E HIPERTENSÃO – EFICÁCIA SEMELHANTE À MEDICAÇÃO
PODE TER INTERESSE EM LER: HIPERTENSÃO E EXERCÍCIO FÍSICO: TUDO O QUE SEMPRE QUIS SABER
-
Deixe de fumar
A certa altura, fumar era a principal causa de acidentes vasculares cerebrais. Desde há alguns anos, a hipertensão ultrapassou esse fator, mas parar de fumar ainda é uma solução rápida para reduzir o risco de vir a sofrer um AVC (sobretudo, desde que associe esse facto a uma dieta adequada e faça exercício físico com regularidade). Fumar pode danificar os vasos sanguíneos. Com o tempo, o dano leva a bloqueios e evita que o sangue chegue ao cérebro. Os cigarros também contêm nicotina e monóxido de carbono, que afetarão negativamente a sua saúde. Fazer com que o seu corpo absorva nicotina aumenta os níveis de pressão arterial, enquanto o monóxido de carbono diminui o oxigénio no sangue.
PODE TER INTERESSE EM LER: 3 ESTRATÉGIAS PARA DEIXAR DE FUMAR SEM GANHAR PESO
-
Pratique exercício físico regularmente
Além de evitar fumar e melhorar sua dieta, esta é uma das maneiras mais fáceis de reduzir o risco de AVC. O exercício, em geral, traz muitos benefícios à saúde. Especificamente para o risco de AVC, o exercício regular ajudará a melhorar a saúde dos seus vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos saudáveis são cruciais para evitar acidentes vasculares cerebrais, pois o risco aumenta quando estão fracos ou estreitos. Quando combinados com uma dieta equilibrada, o exercício físico também ajuda a reduzir a pressão arterial, o colesterol e o risco de problemas cardiovasculares.
PODE TER INTERESSE EM LER: COLESTEROL – O PAPEL DO EXERCÍCIO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO
-
Adote uma dieta saudável e equilibrada
A obesidade pode causar pressão alta, colesterol alto e diabetes, uma receita para o desastre, na tentativa de prevenir AVC´s. A diabetes, por exemplo, duplica a probabilidade de vir a ter um AVC. Mesmo se não estiver acima do peso, as escolhas alimentares que faz – ou não faz – ainda podem levar ao colesterol alto. Uma dieta rica em gordura saturada e trans pode levar ao colesterol alto, resultando na acumulação de placas nas artérias. Qualquer bloqueio corre o risco de desenvolver um AVC. No entanto, nem todas as gorduras são más. Experimente incorporar mais frutas e vegetais à sua dieta. Opte por grãos inteiros, como arroz integral e aveia, em vez de hidratos de carbono simples. Peixe e frutos do mar, assim como cortes magros de carne, responderão à sua necessidade de proteínas sem se sobrecarregar com gorduras saturadas.
PODE TER INTERESSE EM LER: OS 6 ERROS NUTRICIONAIS MAIS COMUNS E COMO EVITÁ-LOS
-
Limite a ingestão de sal
Leia os rótulos! Os corredores do seu supermercado estão cheios de produtos a que normalmente não associa a alimentos com alto teor de sal. Veja, por exemplo, os cereais. Este é um alimento popular no café da manhã com alto teor de açúcar. Mas, se reparar melhor, nos rótulos nutricionais constatará que uma porção contém mais de 10% de sua ingestão diária de sal recomendada. Em geral, os alimentos embalados são os maiores culpados do sal adicionado. O mesmo é válido se comer fora em restaurantes. Tente cozinhar com alimentos e vegetais frescos, e mantenha o saleiro na despensa o máximo que puder. Para dar sabor, experimente ervas e especiarias frescas.
-
Corte no álcool
Beber socialmente nos fins-de-semana é uma coisa, mas abrir uma garrafa de vinho ou seu whisky favorito todas as noites da semana pode tornar-se problemático. A American Stroke Association diz que mais de uma bebida por dia para mulheres ou mais de duas doses por dia para homens pode aumentar a sua pressão arterial e aumentar o risco de AVC.
Para mais informações sobre esta e outras patologias, em que o exercício físico atua como coadjuvante preventivo e/ou terapêutico, assim como para saber o plano de treino mais adequado para si clique aqui ou contacte-nos através do 258 847 555 (Viana do Castelo)