Axis Wellness Club

Dicas para treinar quando tem pouco tempo

Muito ocupado para treinar? Arranjar tempo para a sua forma física será sempre compensador, por isso aqui vão algumas dicas dos nossos Personal Trainers para o ajudar a manter a sua saúde em dia quando o tempo é curto.

1- Vá ao ginásio mais cedo

Acordar cedo para ir treinar não é tão chato quanto parece. Ao sair mais cedo, foge ao trânsito e encontrará o seu clube com menos pessoas e mais silencioso. Assim não irá precisar de esperar para usar o seu equipamento favorito. Quando a sessão de treino terminar, ainda terá o dia inteiro pela frente e, assim que entrar na rotina, começará a parecer um hábito muito fácil de cumprir.

PODE TER INTERESSE EM LER: 5 GRANDES VANTAGENS DE TREINAR DE MANHÃ

2- Participe de uma aula express

No AXIS WELLNESS existem diversas aulas de grupo, em diversos horários, com duração de 30 minutos, e que poderão ser ideais quando tem menos tempo disponível para treinar.

PODE TER INTERESSE EM LER: 8 AULAS DE GRUPO IDEAIS PARA FAZER EM MEIA HORA.

Outra boa opção passa por começar a praticar treino intervalado de alta intensidade (HIIT). Estas sessões de treino podem ter entre 15 a 30 minutos, e são ótimas quando se trata de desenvolver a condição cardiovascular, queimando calorias rapidamente. Fazer duas ou três sessões de HIIT por semana poderão ser exatamente aquilo que procura. Fale com um Personal Trainer para que possa ter um plano de treino equilibrado e adequado para este efeito.

PODE TER INTERESSE EM LER: JÁ OUVIU FALAR DO TREINO HIIT? CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E SAIBA COMO COMEÇAR.

3- Deixe o telemóvel no balneário

É fácil distrair-se com os diversos alertas de redes sociais, mensagens de texto, chamadas ou até mesmo a pesquisa das suas músicas favoritas. Se quiser poupar algum tempo, tente deixar o seu telemóvel no cacifo (devidamente fechado, claro 🙂 ) e concentre-se na execução dos diversos exercícios do seu plano de treino. Se ainda assim for difícil concentrar-se, poderá ser útil que nos dias em que o tempo é mais curto programe sessões de treino personalizado express (30 minutos) e assim terá a garantia que o seu tempo de permanência no clube é devidamente aproveitado.

PODE TER INTERESSE EM LER: TREINO ACOMPANHADO – 5 VANTAGENS INQUESTIONÁVEIS

4- Tenha o seu saco de desporto pronto na noite anterior

Prepare o seu kit de treino na noite anterior para que de manhã seja mais fácil, vestir-se e sair. Certifique-se de levar apenas o básico do saco de desporto para garantir que não irá perder  tempo a procurar os seus fones de ouvido ou a garrafa de água. Quando o tempo é escasso, menos é mais!

5- Vá a correr (ou a pedalar) para o ginásio

O que pode ser um melhor aquecimento do que correr ou pedalar enquanto se dirige ao ginásio? É verdade que nem toda a gente pode, mas se essa for uma possibilidade para si, saiba que poderá economize dez a quinze minutos e chegará já preparado para o treino que tem pela frente.

6- Evite a maquilhagem

Manchas de maquilhagem na toalha e rímel a escorrer pelo rosto, não dão de facto uma boa aparência. Economize nos produtos de maquilhagem (e no tempo) indo treinar com a sua cara ao natural.

7- Alterne as diversas partes do corpo no seu treino

Reduza a necessidade de pausas entre os exercícios, alternando a parte do corpo que trabalha. Por exemplo: trabalhe as pernas numa parte do circuito e o tronco na seguinte;  as pernas vão descansar enquanto o tronco se exercita e vice-versa.

8- Defina um circuito e repita

Pode economizar tempo ao planear antecipadamente os exercícios que fará na sua sessão. Crie o seu próprio circuito (ou peça a um personal trainer para fazer um para si) e complete-o quanta vezes for possível em 30 minutos – trabalhe com o mínimo de períodos de descanso com que se sentir confortável.

PODE TER INTERESSE EM LER: COMO COMBATER O MITO: “NÃO TENHO TEMPO PARA TREINAR!”

9- Prepare o seu snack pós-treino com antecedência

Quando tem pouco tempo, pode ser tentado a saltar alguns elementos-chave da sua rotina de treino como a sua refeição pós-treino. Contudo, a recuperação é uma parte vital do condicionamento físico. Faça o seu lanche pós-treino, como um batido de frutos vermelhos, aveia, iogurte, leite, nozes e sementes, na noite anterior. Basta tirá-lo do frigorífico antes de ir treinar e reabastecer. Este hábito é especialmente necessário se for direto para o trabalho após o seu treino.

PODE TER INTERESSE EM LER: SABE O QUE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO TREINO?

No fundo irá sempre haver um ótimo motivo para não fazer alguma coisa, mas reservar tempo para si é essencial para o seu bem-estar geral! E quando se sente bem consigo mesmo, isso tem um efeito real que pode melhorar a sua qualidade de vida diária de muitíssimas maneiras. Conheça o nosso clube e saiba como podemos ajudar a rentabilizar o seu tempo de treino, clicando aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Freepik