Axis Wellness Club

Benefícios nutricionais da pera

A pera é o fruto da pereira, uma árvore do género Pyrus L. pertencente à família das Rosáceas. Segundo dados do INE (2018/2019), depois da laranja, maçã e pêssego, a pera é um dos frutos mais produzidos em Portugal, para consumo em fresco.

A região agrária Oeste e do Ribatejo compreende 87% da área e assegura 89% da produção nacional. Relativamente às variedades produzidas em Portugal, a variedade Rocha é a dominante, representando 98% do pomar nacional de pereiras. Outras variedades são a Carapinheira, a Pérola, D. Joaquina e William’s.

Ainda relativamente à pera Rocha, a nível nacional existe uma “Denominação de Origem Protegida” (DOP) para a pera Rocha, “Pera Rocha do Oeste”. Esta é caracterizada por ter cor branca ou amarela clara e ser macia, granulosa, doce, não ácida, muito suculenta e de perfume ligeiramente acentuado. Para além destas características intrínsecas, a pera Rocha apresenta como vantagem face às outras variedades, o facto de ter uma excelente capacidade de conservação e resistência ao transporte e manuseamento, que se traduz na possibilidade de ter uma época de comercialização durante os 365 dias do ano, sem comprometer a qualidade.

Composição nutricional

As frutas fornecem várias vitaminas, minerais, hidratos de carbono simples (frutose) e fibra solúvel. São também fontes importantes de antioxidantes (licopeno, polifenóis,…), os quais têm como principal função a prevenção de vários tipos de cancro, e do envelhecimento celular, prevenção da ação de radicais livres e das doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dever-se-á promover o consumo de, pelo menos, 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas) diariamente, correspondendo a 5 porções destes alimentos, de forma a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

PODE TER INTERESSE EM LER: BENEFÍCIOS DA MAÇÃ PARA A SUA SAÚDE

A pera é constituída por 85% de água e contém alto teor de fibra. Uma dose de pera (cerca de 160g) fornece 3.52g de fibra.

A pera fornece ainda 4% da dose de referência para vitaminas E e C e 8% para o potássio, um mineral importante para a normal função muscular e regulação da pressão arterial sanguínea.

PODE TER INTERESSE EM LER: BENEFÍCIOS DA BANANA PARA A SUA SAÚDE

Principais benefícios

Ajuda no bom funcionamento do intestino

Sendo uma fruta muito rica em fibras, que promovem o crescimento de bactérias benéficas, auxilia na regularização do hábito intestinal. Por isso, o consumo regular pode aliviar a obstipação. De igual forma, as fibras presentes neste fruto aliadas à grande quantidade de água, retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando a sensação de saciedade.

Faz bem ao coração

Incluir as peras na alimentação pode ser benéfico para o coração e prevenir doenças cardíacas. Isso porque as fibras ajudam a diminuir o colesterol “mau” do organismo, e o potássio tem efeito vasodilatador, que colabora no controlo da pressão arterial.

Combate inflamações

Por conter flavonoides, tais como a luteína e a zeaxantina, além das vitaminas A, C e K e ácido clorogénico, o consumo da fruta diminui as inflamações das células, além de prevenir o envelhecimento precoce. A casca da pera contém compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o que ajuda a prevenir os radicais livres que causam as reações inflamatórias.

Pode melhorar a visão

Por possuir carotenoides, betacaroteno, luteína e zeaxantina, as peras podem auxiliar na prevenção de doenças degenerativas da visão. Além disso, é uma fruta rica em vitamina A (retinol), que tem efeitos benéficos para a saúde ocular.

Se quiser saber mais sobre como fazer escolhas mais saudáveis na sua alimentação diária, ou simplesmente gostaria de esclarecer as suas dúvidas sobre alimentação, lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

 

Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/placa-de-madeira-de-deliciosas-peras-amarelas-na-superficie-preta_17187947.htm#query=portuguese%20pear&position=10&from_view=search&track=ais”>Imagem de azerbaijan_stockers</a> no Freepik