Axis Wellness Club

Alimentação e exercício físico

Para que todo o esforço que fazemos ao praticar exercício físico tenha os melhores resultados, há que manter uma alimentação equilibrada e adequada ao exercício que praticamos.

Descubra o poder dos superalimentos, as vantagens e critérios para os suplementos alimentares e dicas para repor a energia depois de um treino.

SUPERALIMENTOS

Uma alimentação equilibrada é a chave para uma vida saudável. Quando combinada com a dose certa de exercício físico, estão reunidas as condições para a manutenção de um bom estado de saúde.

Os superalimentos ocupam um espaço importante na alimentação de muitos atletas. São alimentos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos gordos ou cálcio que trazem grandes benefícios para a saúde.

Muitos são os alimentos que se podem qualificar para esta terminologia: a couve, o abacate ou a romã são apenas alguns exemplos, uma vez que, contêm propriedades antioxidantes que vão ajudar na renovação celular e no bom funcionamento do sistema cardiovascular.

De maneira geral, recomenda-se uma alimentação baseada na Dieta Mediterrânica, apontada como uma escolha saudável.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), o mercado dos suplementos alimentares tem crescido rapidamente no nosso país. Nesse sentido, as entidades competentes têm vindo a proceder à respetiva regulamentação destes produtos.

Algumas medidas visam controlar o consumo de suplementos alimentares, uma vez que, cada vez mais atletas (profissionais e amadores) têm incluído suplementação alimentar como forma de colmatar as suas necessidades nutricionais.

No entanto, há que ter em atenção o tipo de exercício e o estilo de vida antes de optar por um suplemento. O seu uso inadequado pode trazer consequências negativas para a sua saúde e bem-estar.

Existem vários tipos de produtos dedicados ao mundo do desporto. Quer seja para aumentar a massa muscular ou diminuir a massa gorda, estimular a resistência ou o desempenho, ou mesmo reduzir o risco de doenças, o mercado de suplementos alimentares para desportistas apresenta uma larga oferta.

No entanto, cabe a cada atleta procurar aconselhamento junto de profissionais de saúde para fazer as escolhas mais saudáveis e adequadas ao seu caso.

DICAS PARA REPOR ENERGIA

Recuperar do exercício é um processo complexo.

O programa de recuperação deve ser multidimensional, com estratégias de curto e longo prazo, conforme se pode ler num estudo publicado no Strength & Conditioning Journal.

Aqui, uma vez mais, a nutrição tem um papel de destaque.

O que se come depois do treino vai ajudar o organismo a repor os níveis de hidratos de carbono, líquidos e eletrólitos perdidos no suor, ajudando ainda na produção de novas proteínas musculares e glóbulos vermelhos.

No período pós-treino, e de forma a repor a energia perdida, deve-se apostar em alimentos que forneçam ao organismo elementos essenciais (proteína e hidratos de carbono) à formação de músculo.

Deve-se optar por hidratos de carbono de absorção rápida, como frutaiogurtes, ou leite, sem se esquecer de incluir gorduras de modo a não atrasar a absorção de proteína. Importa também não esquecer o papel fundamental da hidratação.

American College of Sports Medicine recomenda a ingestão de cerca de 500ml de líquidos cerca de 2 horas antes do exercício, de forma a promover uma adequada hidratação durante o treino.

Também se deve beber água durante e após o exercício, de modo a promover uma melhor recuperação do esforço físico.

PODE TER INTERESSE EM LER: 6 DICAS PARA BEBER MAIS ÁGUA AO LONGO DO DIA

Caso pretenda saber mais informações sobre uma alimentação saudável e equilibrada, e a melhor forma de adaptá-la ao seu plano de treino, lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).