Axis Wellness Club

6 dicas para beber mais água ao longo do dia

A quantidade de água que devemos ingerir diariamente depende de diversos fatores individuais, como a idade, o peso corporal e a atividade física que praticamos.

Para além disso também depende do clima e da temperatura: sendo assim para alguns indivíduos poderá ser suficiente beber 2 litros de água por dia, mas se por exemplo esse indivíduo for um atleta de alto rendimento as suas necessidades hídricas aumentam drasticamente.

PODE TER INTERESSE EM LER: O QUE ACONTECE QUANDO NÃO BEBE ÁGUA SUFICIENTE?

O corpo de um adulto é constituído por cerca de 60% a 70% de água. Contudo, ao longo do dia, este líquido vai-se perdendo, seja através da transpiração, da urina ou da respiração, sendo necessário repor os seus níveis para que o organismo não desidrate. Beber água é, assim, essencial para que todos os órgãos desempenhem devidamente as suas funções.

A ingestão de água é essencial para o bom funcionamento dos rins, facilita o processo de digestão, regulariza a temperatura corporal, previne a obstipação e participa na eliminação de toxinas entre outros.

Da mesma forma, quando a ingestão de água é insuficiente, o organismo pode apresentar sintomas de desidratação, caracterizados por uma sede exagerada, boca e pele seca, olhos fundos, diminuição da sudorese, cansaço, dor de cabeça e tonturas.

Em suma, á água é fundamental para o nosso bem-estar e deve estar presente na nossa rotina de forma significativa.

Por isso se beber água regularmente é um sacrifício para si e se tem dificuldade em atingir o aporte hídrico adequado, tome nota e siga as nossas sugestões:

  • Beba água aromatizada: Muitas pessoas tem dificuldade em beber água porque preferem líquidos que tenham sabor ou porque simplesmente não gostam do sabor da água, por isso seja criativo e coloque rodelas de limão, laranja, hortelã e canela para aromatizar à água.

 

  • Ande sempre com uma garrafa de água: Sempre que estiver fora ou em casa tenha sempre uma garrafa visível ao pé de si, assim desta forma, garante que consegue beber pelo menos aquela quantidade ao longo do dia.

 

  • Aumente a ingestão de chás: Também é uma boa forma de hidratar o organismo e de ingerir líquidos. Evite adicionar açúcar.

 

  • Ingira mais frutas e verduras: Estes alimentos possuem um alto teor de água na sua constituição.

 

  • Beba 1 copo de água antes de cada refeição: Para os mais esquecidos, esta é uma solução fácil de pôr em prática. Beba 1 copo de água antes do pequeno-almoço, almoço, snacks e jantar. Desta forma garante a ingestão de 5 copos de água, que equivale mais ou menos a 1 litro de água.

 

  • Use a tecnologia que tem disponível: Utilize aplicações no telemóvel e coloque avisos ou lembretes para não se esquecer de beber água ao longo do dia.

 

Para adultos saudáveis, o recomendável é a ingestão de cerca de 1,5 a 3 litros por dia. Sendo assim, para os próximos 15 dias, tente criar um novo hábito e tente beber pelo menos 1,5 litro de água. Com as nossas sugestões vai ver que se torna muito mais fácil.

Para saber mais sobre os nossos clubes clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)