Axis Wellness Club

Varizes – causas, sintomas, e como tratar ou prevenir

As varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes. As veias têm válvulas que fazem com que o sangue seja impulsionado para que chegue ao coração. Quando essas válvulas não funcionam adequadamente, o sangue acumula-se tornando as veias dilatadas e tortuosas. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas é mais comum as varizes afetarem os membros inferiores.

Para muitas pessoas, as varizes são uma preocupação puramente estética. No entanto, para outras, podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, patologia conhecida por Doença Venosa Crónica.

Estima-se que em Portugal cerca de 25% da população sofra de doença venosa crónica. Devido à componente hormonal e à gravidez, as mulheres sofrem mais deste problema. A prevalência aumenta com a idade, sendo o envelhecimento um fator importante. O pico de incidência da doença situa-se entre os 40 e 60 anos.

QUAIS AS CAUSAS E SINTOMAS?

Existem diversas causas para o aparecimento de varizes. As mais frequentes são alterações congénitas da composição estrutural das paredes das veias, que as tornam frágeis e facilmente dilatáveis pela pressão natural do sangue, resultando em insuficiência venosa. Como fatores de risco podemos considerar: sexo feminino, gravidez, idade, excesso de peso, passar muito tempo em pé e história familiar de varizes.

A dor é a principal queixa de Doença Venosa Crónica, quase sempre acompanhada de sensação de pernas pesadas, cansaço e inchaço, sintomas que se agravam ao final do dia e com a exposição ao calor.

O QUE FAZER?

Na presença destes sintomas, os doentes devem procurar ajuda médica. O diagnóstico é feito facilmente através da história clinica e exame físico.

No entanto para determinar a gravidade e estádio da doença, é realizado um ecodoppler venoso dos membros inferiores, exame fácil, rápido e indolor.

Dependendo da gravidade e estádio da doença venosa, o tratamento poderá ser conservador ou, nos casos mais graves, com recurso a cirurgia.

A terapêutica conservadora engloba a administração de fármacos que ajudam à circulação venosa, cuidados diários de hidratação da pele e o uso de meias de contenção elásticas.

No grupo dos tratamentos não conservadores incluem-se a escleroterapia (injeta-se uma substância que vai destruir o vaso), a laserterapia (transcutânea ou endovascular), a radiofrequência e a cirurgia clássica (“Stripping”). De acordo com cada caso, o médico fará a opção terapêutica mais adequada.

COMO PREVENIR?

Independentemente da presença de predisposição genética para o aparecimento de varizes, existem atitudes preventivas que impendem o seu aparecimento ou o seu agravamento. São elas:

  • Não esteja muito tempo de pé, sentado ou com as pernas cruzadas; vá alternando de posição.
  • Pratique exercício físico.
  • Não use roupa ou sapatos muito apertados.
  • Não tome banho com água muito quente.
  • Hidrate o corpo diariamente, sobretudo os pés e pernas.
  • Evite o excesso de peso, tabaco e bebidas alcoólicas.
  • Nos dias mais quentes, ou sempre que tenha sintomas, massaje as pernas com água fria e debaixo para cima durante alguns minutos.

EXERCÍCIOS FÍSICOS MAIS RECOMENDADOS

Para aliviar os sintomas, ou prevenir o seu aparecimento sugerimos a prática dos seguintes exercícios:

Hidroginástica – Não tem impacto, protege e fortalece as articulações. Deve praticar 3-4 vezes por semana, em sessões com a duração aproximada de 45 minutos.

Caminhada – de baixo impacto e, por isso, uma boa forma de prevenir as varizes. Deve praticar várias vezes ao dia, em caso de curta distância, ou uma vez por dia, em caso de percursos de longa duração (a partir de uma hora).

Ciclismo/ Bicicleta estática/ RPM –  Fortalece os músculos das pernas e promove a perda ou controlo do peso, o que contribui para a prevenção das varizes. Deve praticar 3-4 vezes por semana durante 45 minutos a uma hora, com intensidade moderada.

Para uma correta prescrição do treino, mais adequado à sua disponibilidade de tempo, patologias pré-existentes, e objetivos, não deixe de recorrer aos nossos profissionais.

O serviço de treino personalizado poderá ser um impulso importante na aprendizagem.

Um bom acompanhamento nutricional é também fundamental neste processo.

Para mais informações sobre os nossos serviços clique aqui ou contacte-nos através do 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Referências: Médis – Varizes como prevenir?

Créditos da foto:  <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/moisturizer’>Moisturizer foto criado por master1305 – br.freepik.com</a>