Axis Wellness Club

5 efeitos estranhos (embora inofensivos) do exercício físico no corpo humano

O exercício físico faz bem à saúde, fornece mais energia, previne o desenvolvimento de doenças, e melhora o seu humor e a qualidade do seu sono. Ao exercitar-se ganha mais resistência e o seu corpo fica mais definido.

O processo de alcançar estes resultados, no entanto, pode revelar-se um tanto ou quanto estranho, seja por precisar de fazer uma corrida rápida (e muito urgente) para a casa de banho a meio de uma corrida, ou um ataque de rinite alérgica no final do treino.

A maioria destes efeitos colaterais embora esquisitos, são na realidade perfeitamente inofensivos, embora alguns deles possam ser uma dica do que precisa modificar ligeiramente na sua rotina de treino.

Aqui estão alguns exemplos que poderão surpreendê-lo.

Congestão nasal e espirros

Se depois de um treino manifestar sintomas de rinite, como congestão nasal escorrimento, e espirros, os motivos podem não ser simplesmente o contacto com uma substância que causa alergia, mas sim um efeito secundário do exercício.

Ainda não se sabe, exatamente, o motivo mas alguns exercícios provocam sintomas de rinite. Os especialistas acreditam ser uma consequência da constrição dos vasos sanguíneos no nariz, além de, claro, uma possível respiração de ar mais poluído ou sensibilidade a alguma substância presente no meio ambiente (sobretudo se praticar exercício físico ao ar livre).

Músculos a tremer

Lembra-se daquele momento em que treinou com um pouco mais de intensidade e se apercebe que está a tremer? Esse efeito pode acontecer por uma série de motivos, principalmente pela fadiga muscular, baixo nível de açúcar no sangue, desidratação ou consumo excessivo de cafeína antes do treino.

Raramente precisará de se preocupar com os tremores musculares, mas é sempre bom garantir que está bem alimentado, hidratado e não está a evoluir para níveis de treino acima do recomendável. É possível que deva considerar também a redução da ingestão de cafeína antes do exercício. Contudo, caso os tremores sejam acompanhados de tonturas, desmaios, vómitos ou convulsões, é necessário procurar ajuda médica imediata.

PODE TER INTERESSE EM LER: TONTURAS OU DORES DE CABEÇA DURANTE O TREINO – PORQUE ACONTECEM E COMO PREVENIR.

Flatulência e vontade urgente de evacuar

Se já teve uma crise de gases durante um treino, não precisa de se envergonhar. A flatulência induzida pelo exercício, como dizem os especialistas, acontece por diversos motivos, principalmente pelo facto de que a prática de exercício acelera o processo de digestão, libertando todos os gases reprimidos.

As diversas atividades físicas também podem trazer uma vontade incontrolável de evacuar. Inclusive, existe um fenómeno que acontece com corredores profissionais que é bastante comum, porém embaraçoso, porque pode não dar tempo de chegar à casa de banho mais próxima.

Agora já sabe: a próxima vez que a senhora ao seu lado na aula de Body Balance lhe lançar um olhar reprovador quando deixar soltar um gás, vá em frente e sorria de volta; é quase certo que ela poderá ser a próxima. Afinal, este gás acumulado tem que sair de uma forma ou de outra, e a posição de “downward dog” parece ter sido feita à medida exatamente para esse propósito 🙂

Comichão nas pernas

Se sente comichão nas pernas durante ou após um treino, a culpa nem sempre é das roupas que está a usar, mas sim do aumento do fluxo sanguíneo. Quando isso acontece, as células capilares expandem-se e estimulam as células nervosas, o que gera a desagradável sensação de comichão. Normalmente, este desconforto é mais comum quando está a iniciar uma nova rotina de treino, sendo progressivamente reduzida conforme a prática se vai tornando um hábito.

Gosto de metal ou de sangue na boca

Algumas pessoas podem sentir um desagradável gosto na boca a metal ou sangue durante ou depois de um treino, e embora este efeito seja normalmente inofensivo, pode ser um sinal de que está a exercitar-se para além do que seria recomendável. Embora não haja muitas informações sobre a causa deste desagradável gosto na boca, os especialistas sugerem hipóteses relacionadas com restaurações dentárias e cáries, irritação das mucosas, ou ainda a penetração de glóbulos vermelhos nos tecidos pulmonares.

Se está interessado em saber como podemos ajudá-lo(a) na implementação de estilos de vida mais saudáveis para a sua saúde física e mental, com um acompanhamento personalizado que o ajudará ao longo de todo o processo clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Traduzido e adaptado de 6 Weird (but Harmless) Side Effects That Working Out Can Have on Your Body

Créditos da foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/dor’>Dor foto criado por wayhomestudio – br.freepik.com</a>