Axis Wellness Club

Tudo o que precisa saber sobre RPM™!

É uma das aulas mais populares do AXIS WELLNESS. Potencie a sua condição física com uma divertida aula de ciclismo indoor sem impacto que produz resultados a sério.

PORQUE É QUE O RPM FUNCIONA?

O RPM ™ combina músicas de sucesso com o poder motivacional de um instrutor inspirador, que irá conduzi-lo(a) numa jornada de subidas, corridas, acelerações e desacelerações. O treino baseia-se na ciência do treino cardiovascular de alta intensidade, que envolve a manutenção da frequência cardíaca numa base de treino aeróbico (entre 60 e 80% da frequência cardíaca máxima (FCM)) com picos de intensidade intercalados (levando-o(a) a 85 a 90% da sua FCM). Esta combinação específica de estado estacionário e alta intensidade cria resistência cardiovascular e também impulsiona os efeitos transformadores de queima de gordura associados ao treino intervalado de alta intensidade.

QUANTAS CALORIAS POSSO QUEIMAR COM RPM?

O RPM é uma ótima maneira de, sem impacto, melhorar a aptidão aeróbica e perder gordura corporal. Num treino de 45 minutos, pode queimar até 675 calorias, reduzir a barriga e tonificar as pernas.

O QUE SE FAZ DURANTE UMA AULA DE RPM?

A melhor coisa sobre o RPM é que não há movimentos complexos para dominar. É bem simples, basta sentar-se numa bicicleta e pedalar. Mas isso não significa que seja monótono. O instrutor irá orientá-lo(a) em todas as posições básicas de ciclismo e pode esperar subidas, corridas, treino intervalado e muito mais. A aula é cuidadosamente estruturada para levá-lo(a) ao seu pico cardiovascular antes de voltar a diminuir.

O RPM REALMENTE PRODUZ RESULTADOS?

Os investigadores acreditam que os níveis variáveis de intensidade que obtém de um treino de RPM são essenciais para maximizar as adaptações musculares e produzir benefícios abrangentes para a saúde. Um estudo feito com alguns praticantes que completaram três sessões de RPM por semana mostrou que em apenas oito semanas de RPM podem melhorar a resistência cardiovascular, reduzir a gordura corporal e diminuir a pressão arterial, assim como os níveis de colesterol.

É NECESSÁRIO SER MUITO EXPERIENTE?

Não precisa de nenhuma experiência em ciclismo, para aproveitar os benefícios do RPM. O instrutor irá orientá-lo(a) durante o treino e, ao controlar o ritmo pessoal e os níveis de resistência, poderá aumentar a intensidade para se adequar às suas capacidades físicas.

O RPM provou ser particularmente bom para novos praticantes de exercícios que desejam estabelecer um regime regular de condicionamento físico. Durante um estudo de oito semanas com iniciantes em RPM, a grande maioria dos praticantes não perdeu uma aula.

COMO PODE AUMENTAR O DESAFIO?

Se deseja aumentar a intensidade do seu treino de RPM, tudo o que precisa fazer é rodar o seletor de resistência da sua bicicleta – adicionar mais resistência desafia os seus músculos e intensifica o desafio cardiovascular.

QUANTAS VEZES POR SEMANA DEVE FAZER RPM?

Para resultados impressionantes, recomendamos que faça RPM 2-3 vezes por semana. É uma boa ideia complementar os seus exercícios de RPM com algum treino de força, como por exemplo o BODYPUMP, levantamento de pesos no ginásio e flexibilidade.

O QUE PRECISA PARA UM EXERCÍCIO DE RPM?

Basta tirar a senha da aula e comparecer no estúdio; a bicicleta indoor já estará à sua espera! Pode fazer RPM com roupa e sapatos de treino normais. Se quiser tornar o passeio mais confortável, calções de ciclismo podem ser uma ótima opção. Também pode optar por sapatos de ciclismo especializados, se assim desejar.

PODE FAZER RPM GRÁVIDA?

Muitas pessoas fazem aulas de RPM durante a gravidez. Antes de começar, recomendamos que converse com o seu médico assistente, que a aconselhará adequadamente, pois ele terá certamente o melhor conhecimento de seu historial médico. Também é importante que o instrutor saiba que está grávida para que possa sugerir algumas modificações para ao longo da aula.

Saiba em que horários pode praticar RPM nos nossos clubes durante a semana, clicando aqui.

Para mais informações sobre os nossos clubes clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 47 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)