Axis Wellness Club

Exercício físico no doente cardíaco: quais as opções?

Tal como qualquer outro músculo, o seu coração também precisa de atividade física para se manter saudável. Sofrer de um problema cardíaco não é necessariamente uma contra-indicação para a prática de exercício. No entanto, caso possua algum tipo de patologia, talvez seja necessário seguir o conselho do seu médico ou outro profissional de saúde para poder beneficiar do exercício físico de uma forma segura. Isto é especialmente importante se não estiver habituado a praticar qualquer tipo de exercício.

Segundo a American College of Sports Medicine, os doentes cardiovasculares que praticam exercício físico regularmente referem, muitas vezes, sentirem mais autoconfiança e bem-estar e, em contrapartida, menos ansiedade, depressão, stress e isolamento social. Hoje em dia, doentes com patologias cardíacas variadas, como insuficiência cardíaca, arritmias, doença das artérias coronárias (enfarte agudo do miocárdio, angioplastia coronária) ou submetidos a bypass cardíaco, já não estão inibidos de o praticar, sendo que a decisão de iniciar, retomar ou manter essa atividade deve ser feita em conjunto com o médico assistente. Será ele, caso seja necessário, a recomendar a realização de exames como o eletrocardiograma, a prova de esforço e exame de holter. Estes resultados irão ajudar o médico e o preparador físico a prescrever o treino, com a frequência e intensidade dos exercícios praticados de uma forma mais segura, usando como base de controlo da frequência cardíaca, o cardiofrequencímetro.

Atividades mais seguras:

Poderá ser aconselhado a evitar atividades árduas, como por exemplo levantar e empurrar objetos pesados e também desportos competitivos e vigorosos (como por exemplo, o squash ou o ténis).

A natação é uma boa opção para muitas pessoas com problemas cardíacos, mas para algumas pessoas poderá aumentar a pressão sobre o seu coração. Se pretende nadar, é muito importante que verifique primeiro com seu médico.

Mudanças da medicação:

Alguns medicamentos podem ter um forte impacto no funcionamento do corpo durante o treino. O seu médico pode informá-lo se precisar de mudar o seu plano de exercícios.
Se o seu médico lhe receitar um medicamento novo, questione se isso afeta a atividade física que gostaria de fazer. Esta advertência é especialmente importante se estiver medicado com betabloqueadores que diminuem o ritmo cardíaco.

Dicas gerais de treino para pessoas com problemas cardíacos:

• Se o seu programa de treino foi interrompido por mais de alguns dias (por exemplo, devido a doença, férias ou mau tempo), certifique-se que regressa à rotina. Comece com um nível reduzido de atividade e aumente gradualmente até conseguir chegar ao nível em que estava antes da interrupção.

Não faça exercícios ao ar livre quando estiver muito frio, muito quente ou muita humidade sem consultar primeiro o seu médico. A humidade elevada poderá fazer com que se canse mais rapidamente. As temperaturas extremas podem interferir com a circulação, dificultar a respiração e causar dor no peito.

Mantenha-se hidratado. Especialmente nos dias quentes, é importante beber água mesmo antes de sentir sede. À medida que se exercita, é normal sentir falta de fôlego, suar e ter batimentos cardíacos mais rápidos do que habitualmente.

Os sintomas não são normais quando:

Ficar extremamente sem fôlego, fraco ou tonto durante o treino. Neste caso, diminua o seu ritmo ou descanse. Enquanto descansa, mantenha os pés erguidos. Se os seus sintomas continuarem, ligue para o seu médico.

Se tiver um batimento cardíaco rápido ou irregular, descanse e tente relaxar. Verifique o pulso após 15 minutos. Se ainda for superior a 120-150 batimentos por minuto, ligue para o seu médico.

Se tiver algum tipo de dor, não continue esse exercício. Fale com o seu médico.

Se tiver dor ou pressão no seu peito, braço, pescoço, mandíbula ou ombro, procure apoio médico imediato.

O AXIS WELLNESS disponibiliza serviços de Exercício Clínico como coadjuvante terapêutico a pessoas portadoras de patologia cardiovascular. Possuimos uma equipa multidisciplinar, com médico especializado em medicina desportiva, fisioterapeutas, nutricionista, e fisiologistas do exercício. Trabalhamos em articulação com o tratamento prescrito pelo médico que acompanha o paciente. Saibam mais sobre a área de exercício clínico do AXIS WELLNESS clicando aqui ou através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Pressfoto – Freepik.com