Axis Wellness Club

Dicas para uma barriga lisa

Os padrões regionais de depósito de gordura são controlados geneticamente e diferem entre homens e mulheres. Algumas pessoas têm mais células de gordura localizadas na região abdominal e, por isso, tendem a engordar com mais facilidade nesta zona do corpo. A culpa é da genética e, quanto a isso, não há nada a fazer. Os homens são quem mais sofre com a ditadura dos genes, uma vez que possuem mais células de gordura nesta região, enquanto as mulheres têm geralmente mais células de gordura na região das coxas e glúteos, embora algumas mulheres também sofram com o excesso de volume na cintura.

Um aumento de gordura na zona abdominal, ou seja gordura subcutânea, pode levar a um aumento de gordura visceral, o que está altamente correlacionada com a resistência à insulina.

Mesmo quando não existe excesso de peso é difícil alcançar a tão desejada barriga lisa, uma vez que a gordura abdominal tende a acumular-se na zona da cintura e das ancas. Todos nós temos músculos abdominais, no entanto podem estar cobertos por uma camada de gordura. Dessa forma, para ter o abdominal com que sempre sonhou é necessário queimar essa massa gorda abdominal, com uma dieta alimentar e atividades físicas adequadas.

A dieta alimentar deve ser baseada em alimentos como frutas, legumes e verduras, alimentos ricos em fibras, carnes magras e peixes, pois são alimentos que contêm pouca quantidade de gorduras saturadas, favorecendo assim o desaparecimento do excesso da mesma no organismo.

10 dicas nutricionais para uma barriga lisa

 

1- Faça várias refeições por dia (5 a 6 por dia), para evitar comer excessivamente durante as refeições principais.

2- Beba no mínimo 2L de água por dia, bebendo 2 copos de água morna em jejum com umas gotas de limão e gengibre.

3- Elimine farinhas brancas, açúcares refinados, sumos/refrigerantes e a adição de sal.

4- Reduza o consumo de hidratos de carbono simples, preferindo os de melhor qualidade como leguminosas, flocos de aveia, batata-doce ou arroz.

5- Consuma alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, laticínios magros, ovos e peixe.

6- Tenha especial atenção aos rótulos dos produtos vegetais (iogurtes ou bebidas), pois podem conter grandes

quantidades de açúcares adicionados.

7- Incorpore gorduras monoinsaturadas na sua dieta como abacate, frutos secos ou azeite. Deve ter em atenção para não exceder a quantidade ideal para o seu objetivo, visto tratarem-se de alimentos calóricos.

8- Faça as suas refeições de forma pausada e sem pressas.

9 – Evite produtos industrializados como bolachas, barras de cereais, cereais açucarados.

10 – Evite bebidas gaseificadas.

O papel do exercício físico

Quando se pretende perder gordura, a prática de exercício físico pode ajudar, especialmente se pretende combater a gordura visceral, uma vez que as células de gordura localizada nesta região são mais facilmente metabolizadas e estimuladas com a atividade física. Além de promover um trânsito intestinal regular, pelas contrações abdominais que provoca, combatendo o inchaço abdominal, a prática de exercício físico ajuda também a tonificar os músculos da região abdominal, ideal em caso de distensão abdominal, por exemplo, provocada pela gravidez, e também a gerir o stresse, responsável pelo aumento de gordura visceral.

O treino mais eficaz

Não existem exercícios específicos que nos façam perder gordura na barriga, pois não perdemos gordura de forma localizada. Devemos fazer exercício que nos ajude a emagrecer e com isso eliminamos a gordura na região abdominal, tal como eliminamos a gordura nas outras regiões do corpo.

Os melhores exercícios para a perda de peso são os cardiovasculares que envolvem quase todo o corpo, como a passadeira, a bicicleta, a natação, a corrida e as caminhadas, desde que haja um esforço intenso. Por outro lado, os exercícios localizados e de musculação também são importantes, pois ajudam-nos a ganhar massa muscular, o que faz com que o metabolismo aumente e queime mais gordura.

O ideal será a junção de exercícios cardiovasculares com a musculação para obter os melhores resultados. Já os exercícios abdominais apenas podem ajudar se houver uma proeminência abdominal causada por um relaxamento muscular (como na gravidez). Neste caso, os exercícios abdominais ajudam a tonificar esse músculo e, assim, a perder algum volume nesta região, mas não a perder gordura especificamente nesta zona.

Tal como em muitos outros objetivos, quanto mais personalizado e acompanhado for o seu treino e acompanhamento nutricional,  mais rapidamente constatará resultados visíveis. 

Se quer saber como podemos ajudar a conceber um plano de treino que lhe permita ter uma barriga plana, assim como o acompanhamento nutricional de que precisa, clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

 

Créditos da foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mulher’>Mulher foto criado por teksomolika – br.freepik.com</a>