Axis Wellness Club

O que torna as pessoas mais felizes do que dinheiro? Cientistas de Yale e Oxford respondem…

Os benefícios da prática de exercício físico regular estão bem documentados.

Encontrará facilmente vários títulos de notícias em que o exercício físico promove a perda de peso, ganho muscular, colesterol baixo, melhoria da saúde mental, melhoria dos níveis de concentração, ossos e coração mais fortes, entre outros efeitos igualmente positivos.

Mas um novo estudo mostrou que o exercício físico, pode ser realmente mais importante para a felicidade do que o nível de rendimento económico individual.

Numa estudo de grande dimensão que envolveu 1,2 milhão de americanos, investigadores das universidades de Yale e Oxford demonstraram que as pessoas que se exercitam são marcadamente mais felizes do que as que não o fazem ,mesmo que tenham um nível de rendimento menor.

Nesta investigação, recém-publicada na principal revista médica Lancet, foi solicitado aos participantes que estimassem quantos dos últimos 30 dias eles classificariam sua saúde mental como “não muito boa”, com base no stress, depressão e problemas emocionais.

Os resultados obtidos mostram que as pessoas ativas relataram ter em média 35 dias de problemas de saúde mental por ano. Aqueles que são sedentários relatam uma média de 18 dias adicionais de menor saúde mental (cerca de 53 dias por ano).

O que é notável neste estudo é que o nível de rendimento parece ter menor impacto na felicidade do que pensávamos: em média, uma pessoa sedentária teria que ganhar 25.000 dólares adicionais por ano, para ser tão feliz quanto uma pessoa que se exercita.

Há contudo um limite: a pesquisa também demonstrou que mais e mais exercícios não se correlacionam com níveis crescentes de felicidade. De acordo com este estudo trata-se de uma curva em forma de U, sendo que exercitar-se três vezes por semana, durante 30 a 60 minutos, parece ser a duração de treino que produz o efeito mais poderoso sobre o nível de felicidade individual.

Seja qual for o seu objetivo para a prática regular de exercício físico, é bom saber que a felicidade e o bem-estar mental acompanharão a sua jornada.  Saiba como podemos ajudá-lo(a) nesse percurso clicando aqui, ou contactando-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

 

Referências:

Association between physical exercise and mental health in 1·2 million individuals in the USA between 2011 and 2015: a cross-sectional study Chekroud, Sammi R et al. The Lancet Psychiatry, Volume 5, Issue 9, 739 – 746

Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/espaco-mulher-sorridente-cidade-exercicio_1094228.htm#fromView=search&page=4&position=44&uuid=51d90262-d619-4452-b731-a6aa57713acd”>Imagem de nensuria no Freepik</a>