Exercite-se e durma melhor!
Passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir e as funções importantes como conservação de energia, metabolismo anabólico (síntese de substâncias), amadurecimento do sistema nervoso central, consolidação da memória e secreção hormonal são desempenhadas durante o sono.
O sono fortalece o sistema imunológico, impacta a secreção de hormonas – como hormonas de crescimento e insulina – consolida a memória, para dar apenas alguns exemplos. O sono adquiriu importância crescente, pelo impacto que a vida moderna tem no ciclo sono-vigília.
PODE TER INTERESSE EM LER: APNEIA DO SONO – O EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Inúmeros estudos demonstraram que o exercício físico está diretamente relacionado com a melhoria da sua qualidade de vida e manifesta-se em inúmeros benefícios tanto físicos, como psicológicos e sociais na pessoa que o pratica. A qualidade de vida e o sono também estão relacionados, pois quanto melhor for o seu sono, melhor será o seu estado de saúde e, por conseguinte, a sua qualidade de vida aumentará.
Para melhorar a qualidade do sono, o mais recomendável é praticar exercício de manhã pois ativa o seu corpo, dá-lhe energia para render durante o dia e, quando chegar a noite, dormirá melhor. Além disso, treinar de manhã evita que, mais tarde, invente desculpas para cancelar o treino, pois, à medida que o dia passa, é mais fácil que surjam imprevistos. Lembre-se que não convém fazer exercício físico 2 horas antes de ir dormir porque ativará o seu corpo e o mais certo é que lhe cause insónias.
De um modo geral, o exercício físico ajuda-o a melhorar a qualidade do sono. Porém, há que ter em conta a atividade, a intensidade, a idade e a condição física. É necessário que se conheça e se adapte à sua capacidade. Por exemplo, os adolescentes que realizam maior atividade física são propensos a ter um melhor sono com sensação de descanso e recuperação. Nos idosos, aumenta a qualidade do sono de ondas lentas e a memória funcional. Além disso, ativar o corpo com passeios ou exercício reduz a deterioração da qualidade do sono associada à passagem dos anos.
Um aspeto muito importante é medir bem a intensidade, pois a dor muscular intensa ou o excesso de treino pode dificultar-lhe o sono e causar-lhe interrupções durante o seu descanso.
Aponte os nossos conselhos para que garanta um sono mais restaurador:
• Meça o seu sono ótimo – Aponte as horas de sono e como está no dia seguinte. Assim, poderá descobrir as suas horas necessárias para descansar bem.
• Crie um ambiente de tranquilidade e escuridão.
• Prepare o seu corpo – Tome um duche de água quente para relaxar.
• Não o estimule – Evite fazer atividades que o despertem na cama como ver uma série, ler ou comer. Também evite a cafeína, teína, álcool ou nicotina.
• Desligue o telefone – As interrupções não o deixarão ter um sono contínuo.
• Faça um jantar ligeiro – Assim, a digestão não será um problema.
• Recupere o sono perdido – Ao fim de semana, aproveite para recuperar horas de sono, deitando-se mais cedo e levantando-se à hora habitual.
• Pratique exercício com uma intensidade adaptada às suas capacidades.
Lembre-se que o segredo está no equilíbrio. Aprenda a ouvir o seu corpo para viver mais e melhor! Para mais informações sobre o tipo de treino mais aconselhado para uma noite de descanso mais restauradora clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).