Axis Wellness Club

5 dicas para o iniciante em aulas de grupo

O final de um ano e o início de outro,  significa para muitas pessoas, o (re)início de um programa de treino e exercício. Infelizmente, segundo as estatísticas, menos de metade continuará após dois meses.

O condicionamento físico em grupo pode assim ser uma ótima maneira de se manter no caminho certo, pois as pessoas que se exercitam em grupo têm maior probabilidade de aderir a uma rotina de treino consistente devido à responsabilidade que é criada pelas conexões sociais.

Se está a pensar em experimentar as aulas de fitness em grupo, aqui estão cinco dicas para ajudá-lo a começar com o pé direito:

1. Tome a iniciativa e apresente-se

Informe o instrutor que está a experimentar a aula pela primeira vez e certifique-se de mencionar quaisquer lesões, dores ou desconfortos que possa estar a sentir. Isso permitirá que o instrutor esteja preparado para fornecer opções caso o guião da aula apresente algo que não seja adequado para si; ele ou ela também pode ficar atentos à sua técnica durante a aula. Pode ser útil relacionar-se com outras pessoas na aula, pois elas podem fornecer informações sobre o que esperar como participante. A maioria está ansiosa para compartilhar as suas emoções e opiniões com os novos membros.

2. Amigos

Faça uma aula com um amigo. Em vez de marcar um encontro num café ou num restaurante, porque não encontrarem-se para a aula? O apoio social é muito importante para ajudá-lo a iniciar um novo programa de exercício. O grupo de amigos pode tornar uma nova classe menos intimidante e muito mais divertida.

3. Fique no meio

Não deve ficar na frente, mas definitivamente não fique atrás. Fique no meio para poder ver e ser visto pelo instrutor. Isso também lhe dá a oportunidade de observar os participantes na primeira fila que provavelmente frequentam as aulas com mais regularidade. O instrutor geralmente ficará de frente para si e fornecerá uma imagem espelhada, enquanto as pessoas da primeira fila fornecerão uma visão do exercício na sua perspetiva. De início pode sentir que todos estão a olhar para si, o que pode parecer intimidante no início. Não se preocupe, a maioria das pessoas concentra-se inteiramente em si mesmas durante a aula. Será difícil encontrar alguém numa aula de grupo a olhar para alguém que não seja ele ou ela mesma ou o instrutor.

4. Ouça o seu corpo

Cada dia em que se exercita, irá fazê-lo sentir-se diferente. Se um determinado exercício parecer desconfortável ou pouco seguro para o seu corpo, sinta-se à vontade para fazer outro exercício, omitir parte do exercício ou simplesmente não o fazer. Se não tiver a certeza, peça ao seu instrutor para esclarecer ou observe a sua técnica após a aula. Postura e técnica são mais importantes do que a carga ou a intensidade do exercício. No geral, a atenção plena durante o exercício pode ajudá-lo a diminuir o risco de lesões e aproveitar ao máximo cada sessão.

5. Tente, tente e tente novamente

Experimente cada aula pelo menos três vezes antes de tomar a decisão de parar de frequentar. Explore as aulas de diferentes instrutores, se possível. Cada instrutor oferece uma experiência única com base na sua personalidade e formação. Assim que se sentir confortável com uma determinada aula, desafie-se a experimentar uma modalidade diferente. Se gosta de Body Balance ou Pilates, experimente o treino de tonificação e força do Body Pump  ou TRX. Se gosta de RPM, desafie-se com uma aula de GAP, Localizada ou Hidroginástica. O treino cruzado ajuda a garantir que tenha um programa de condicionamento físico equilibrado, além de diminuir as suas probabilidades de atingir “planaltos” de progressão e sentir-se entediado.

Exercitar-se em grupo é social e divertido. Esses fatores por si só sugerem que os participantes nas aulas de grupo acharão mais fácil manter uma rotina consistente. Além disso, muitas pessoas acabam por treinar mais quando estão na presença de outras pessoas do que se estivessem sozinhas, tornando o exercício em grupo ainda mais benéfico.

Ao iniciar sua jornada de condicionamento físico em grupo, lembre-se destas dicas e quem sabe, em pouco tempo, passará a ser a pessoa que é consistente nos seus treinos, atinge resultados e inspira os colegas, amigos e familiares a fazerem o mesmo .

Agora já sabe: deixe a timidez de lado, consulte o nosso mapa de aulas e comece a frequentar a sua sessão favorita ainda hoje. O seu corpo e mente irão agradecer! 🙂

Para mais informações sobre o nosso clube clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Freepik