Axis Wellness Club

10 dicas para exercitar o seu core

O core tem um papel fundamental no desempenho físico de qualquer ser humano. É a parte central do corpo e é composta pelos músculos abdominais, parte inferior das costas, nádegas, quadris e assoalho pélvico. É responsável pela sustentação e estabilização de todos os movimentos corporais. Além disso, o core é de onde vem a maior parte da força que coloca em cada passo ou em cada salto. O fortalecimento desta zona permitirá assim, que aumente sua força, que seja mais rápido, e que consiga ter mais resistência. Trabalhar esta área do corpo também ajudará a melhorar sua higiene postural, evitando possíveis lesões causadas por más posturas. Tome nota das 10 dicas que recomendamos para trabalhar o seu core.

1. Exercícios isométricos – Este tipo de exercícios, consistem em manter a área que queremos trabalhar em tensão enquanto o resto do corpo permanece imóvel, facilitando a melhoria da estabilidade e o fortalecimento da referida zona. Um bom exemplo de exercícios isométricos para trabalhar o seu core são as pranchas.

2. Posturas de yoga – Muito utilizadas nas aulas de Body Balance, existem muitas posturas de yoga que contribuem para fortalecer o seu core e melhorar o seu equilíbrio, como o Navasana (pose de barco) ou o Vasisthasana (pose de prancha lateral).

3. Exercícios com fitball – Utilizadas nas aulas de Pilates (acessórios) e em sessões de treino personalizado, propomos-lhe a prancha com flexão de perna na fitball. É um exercício de execução simples e muito benéfico. Para o fazer, deve começar na posição quadrúpede, com as pernas apoiadas na bola. A partir desta posição, você deve esticar as pernas, movendo ao mesmo tempo a bola e deixando o corpo em prancha. Lembre-se que é muito importante que mantenha as costas retas e o abdômen contraído. Deve também evitar que os quadris desçam. Em seguida, flexione as pernas novamente, aproximando a bola e não apoiando os joelhos no chão. A partir desta posição, comece de novo. Caso pretenda desafiar-se sozinho, pode consultar o professor de sala ou o seu personal trainer para garantir a técnica correta durante o exercício.

4. Body Pump – O Body Pump é excelente para o fortalecimento de todos os músculos do seu corpo. Nesta aula de grupo que encontrará no AXIS WELLNESS, várias áreas do corpo são trabalhadas em diferentes exercícios com repetições variadas. Por exemplo, no que diz respeito ao core, durante esta aula você fará flexões, abdominais ou pranchas.

5. CX WORX – Aula de grupo completamente focada no fortalecimento da área abdominal e também da musculatura que concentra o core em geral. O professor da aula verifica se todos os participantes adotam a posição correta e trabalha para que todos obtenham resultados.

6. TRX – Com o treino em suspensão todo o corpo é exercitado, principalmente o core, pois ao trabalhar em suspensão constante este deve ser sempre ativado para proporcionar a necessária estabilidade. Vá em frente e experimente uma aula.

7. Natação – A natação é um dos exercícios mais recomendados pelos especialistas. Tem múltiplos benefícios, como alto consumo calórico, melhor capacidade aeróbica e maior flexibilidade e agilidade, entre muitos outros. Além disso, servirá para fortalecer as costas e prevenir possíveis lesões durante o treino de fortalecimento do core.

8. Nutrição – Como sempre, na vida e no desporto, a nutrição desempenha um papel essencial numa musculatura saudável e forte. Certifique-se de seguir uma dieta saudável e equilibrada e consulte o nutricionista do AXIS WELLNESS sempre que quiser obter diretrizes de alimentação saudável que o aproximem de seus objetivos.

9. Relaxamento – Em muitos casos podem surgir contraturas devido ao stress, falta de descanso ou excesso de esforço. Para as evitar no seu objetivo de “core mais forte”, é crucial que dedique tempo ao relaxamento – seja descansando em casa ou indo ao SPA do AXIS WELLNESS para aproveitar os jatos cervicais, as cachoeiras e o ambiente tranquilo. Também pode optar por uma massagem relaxante e regeneradora.

10. Procure os especialistas – O core é uma zona do corpo fundamental que afeta todos os seus movimentos. Para garantir que se exercita corretamente,  solicite sempre a ajuda de um personal trainer AXIS WELLNESS.

Para mais informações contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima) ou clique aqui

Preparado para um core mais forte?

Artigo revisto tecnicamente pelo Diretor Técnico do AXIS WELLNESS – Professor João Quesado.