Axis Wellness Club

Os benefícios da massagem desportiva

A maioria dos atletas (recreativos ou profissionais) tem tendência a seguir uma dieta alimentar restrita e um plano de treinos adequado às suas capacidades de forma a aumentar a resistência e a força, mas esquece-se que a recuperação é fundamental para reparar os tecidos musculares depois do esforço. “O problema é que com o aumento da exigência nos treinos também aumentam as probabilidades de lesões musculares e tendinosas”, explica o responsável do SPA do AXIS WELLNESS Ricardo Silva

Segundo Ricardo Silva, uma das formas de encorajar os músculos a recuperar após o treino é através da massagem desportiva “porque alivia todas as tensões e ajuda a retirar o ácido láctico dos músculos”. Desta forma, o sangue e o oxigénio podem voltar, no seu fluxo normal, aos músculos e fazer uma reparação eficaz dos tecidos musculares, originando o aumento da massa muscular. Ah e, para além de promover a melhor recuperação muscular, ainda é uma das formas mais eficazes de prevenir lesões.

Quando um atleta aumenta a sua rotina de treino, quase sempre utiliza os músculos de forma exaustiva, causando stress nos tecidos. Um dos problemas é que estes atletas, com ânsia de melhorar, ignoram as dores musculares, o que é um erro completo, porque estas dores iniciais podem tornar-se crónicas”, acrescenta o autor.

As massagens desportivas são muito utilizadas em alta competição já que ajudam os atletas a prevenir lesões bem como a recuperar do esforço despendido nos treinos.

Ricardo Silva recomenda que as sessões de massagem devem ser realizadas sempre após um treino. A frequência depende da carga do treino. “Um atleta de alta competição que faça treinos bidiários deve submeter-se a duas sessões de massagem por semana, enquanto para um atleta que faça seis a sete treinos por semana uma sessão de massagem por semana será suficiente”. Se treina três a quatro vezes por semana, uma sessão de 15 em 15 dias é o aconselhável.

Não deixem de nos contactar, para saber mais informações: 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima) ou spa.viana@axiswellness.pt