Axis Wellness Club

10 razões para optar por uma alimentação mais saudável

Se ainda não está convencido em fazer por uma alimentação racional, há pelo menos 10 razões para mudar e ter uma vida mais saudável:

Saúde: o estado normal da existência é ter saúde. São as condições inadaptadas às espécies que as levam a adoecer precocemente.
A utilização continuada de uma alimentação anti-natural, quimicalizada, manipulada e desequilibrada, torna inevitável a debilitação das resistências do organismo.

Ecologia: A agricultura química é altamente poluente e tem consequências desastrosas para os solos, as águas, o ar, os alimentos e o próprio Homem.

Alimentos Naturais: Alimentos geneticamente manipulados, irradiados, com corantes, conservantes, espessantes, emulsionantes, reguladores de acidez, aromatizantes, potenciadores de sabor, edulcorantes, antibióticos, hormonas, etc, criam condições propícias a todo o tipo de doenças e sofrimentos, a começar pelas alergias e a acabar no cancro.

Alimentos Menos Refinados: Numerosas carências, doenças metabólicas e degenerativas, derivam da intensa refinação de cereais, de açúcar, de sal e de outros alimentos, privando-os de numerosos e preciosos nutrientes e fibras.

Fibras: Problemas do intestino, da vulgar obstipação às doenças degenerativas, circulatórias, coronárias, diabetes, obesidade e muitos outros, têm como uma das principais causas, as poucas fibras alimentares da alimentação moderna.

Gorduras Saturadas: Problemas circulatórios, coronários e vasculares, hepáticos e digestivos ou obesidade, têm como uma das grandes causas, o excesso de gorduras saturadas.

Valor Nutritivo: Doenças típicas da nossa sociedade como anemias, debilidade e suscetibilidade a uma gama variada de doenças, são o resultado dos estados de carência e deficiência nutricional, nomeadamente de vitaminas, minerais e oligoelementos

Futuro: As doenças de civilização que o século XX nos trouxe, serão concerteza acrescentadas por outras, talvez mais terríveis no século XXI, tendo como uma das grandes causas a degradação alimentar nas sociedades industrializadas.

Tradição: As chamadas doenças de civilização, têm como uma das principais causas o abandono dos padrões alimentares tradicionais e a difusão da alimentação moderna, comida de cafetaria e fastfood.

Prevenção: Problemas como o cancro, doenças cardiovasculares e do sistema imunitário, a obesidade, a osteoporose, a aterosclerose, a degenerescência senil, têm como principal causa a falta de prevenção no dia-a-dia da população, ao longo de anos.

Artigo elaborado por:
Dr. Jorge Guimarães
Nutricionista AXIS WELLNESS – especialista em Nutrição Clínica – inscrito na Ordem dos Nutricionistas (1443N)