Vitamina C: a melhor aliada do inverno
O sistema imunitário é responsável pela proteção do organismo contra agressores, entre eles os microorganismos como bactérias e vírus. É composto por vários órgãos (pele, mucosas do aparelho respiratório, geniturinário e gastrointestinal) sendo estas barreiras físicas. Também apresenta barreiras bioquímicas através das secreções, muco, (ácido gástrico, entre outras) e também células do sistema imunitário tais como os linfócitos, monócitos e neutrófilos, etc.
A Vitamina C, ou ácido ascórbico, é um antioxidante que apresenta efeitos benéficos à função celular no sistema imunitário, desempenhando por isso um papel importante na saúde do mesmo, ajudando a combater agressões externas e internas, atuando junto de várias enzimas na regulação de genes que têm um papel importante nos efeitos da resposta imunológica.
É necessária para manter o sistema imunitário equilibrado, aumentando e mantendo uma resposta adequada contra os agentes patogénicos, auxiliando na prevenção e tratamento de infeções respiratórias e sistémicas, visto que favorecem o aumento de várias funções das células do sistema imunitário, aumentando a resistência a infeções.
A necessidade de ingestão ou suplementação de vitamina C é aumentada em indivíduos expostos à poluição, fumadores, idosos e diabéticos (diabetes mellitus tipo 2).
PODE TER INTERESSE EM LER: BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO E CONTROLO DA DIABETES
No combate às gripes (comuns no inverno), algumas vitaminas desempenham um papel importante, entre as quais se encontra a vitamina C não sendo, no entanto, totalmente conclusivos os resultados sobre o seu papel na prevenção da gripe. Ainda assim, por ser um antioxidante, é uma vitamina com um papel muito importante no combate ao stress oxidativo, reforçando a resposta imunitária do organismo contra os vírus e infeções.
Esta vitamina pode ser encontrada em diversos alimentos, entre eles a castanha, kiwi, romã, nabo, melancia, alcachofra, morangos, citrinos, cerejas, salsa, couve-de-bruxelas, couve portuguesa, pimento, grelos de nabo, brócolos, nectarina.
É de referir que, para melhorar a defesa do sistema imunitário, é importante ter uma alimentação equilibrada e variada, reforçando o consumo de alimentos ricos em vitamina C durante o inverno, funcionando como um importante aliado no combate dos estados gripais.
Para conhecer outras estratégias de prevenção de gripes e constipações aceda a este artigo do nosso blog: 7 FORMAS DE EVITAR CONSTIPAÇÕES E GRIPES
Saiba como podemos ajudá-lo a ter um estilo de vida mais saudável clicando aqui ou contactando-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Referências:
https://nutrimento.pt/noticias/tangerina-um-fruto-exemplar-em-tempo-de-gripe/
Créditos da foto: Imagem de <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/linda-mulher-segurando-laranjas-perto-do-rosto_5870627.htm#query=alimentos%20com%20vitamina%20C&position=5&from_view=search&track=ais&uuid=36679e28-1eff-4bc4-92e1-9a4a49c50861″>Freepik</a>