Axis Wellness Club

Tudo o que sempre quis saber sobre a hidroginástica

Hidroginástica: boa para as articulações, boa para o coração

Procura uma atividade que irá contribuir para a redução da sua cintura, sem impacto nas suas articulações? A hidroginástica de baixo impacto pode melhorar a saúde do coração, aumentar a força muscular e promover a perda de peso sem o risco de lesões.

O exercício aquático é divertido e funcional. É adequada para todas as idades e todos os níveis de capacidade física. Pode ser adaptado para atender a necessidades e metas específicas, o que significa que é uma ótima atividade para pessoas de diferentes idades e habilidades atléticas. Que outro exercício pode fazer em fato de banho enquanto aprecia a música? Não é um grande nadador? Não se preocupe, poderá ficar de pé o tempo todo – a água normalmente fica na linha do peito. Então, coloque a sua touca de banho, e prepare-se para dar um mergulho nesta divertida aula de grupo.

PODE TER INTERESSE EM LER: PRÁTICA DE HIDROGINÁSTICA REDUZ RISCOS CARDIOVASCULARES NA POPULAÇÃO SÉNIOR

Eis tudo o que precisa saber sobre hidroginástica:

Como é que os exercícios de hidroginástica ajudam?

Tem problemas articulares? Está a recuperar de uma cirurgia ou de uma lesão? A hidroginástica permite que se mova sem a dor irritante que, previsivelmente, irá acompanhar a sua atividade física.
A água deixa-nos mais leves, reduzindo a quantidade de peso que suportamos durante o exercício. Também adiciona uma resistência contínua, melhorando o nosso treino, ao forçar vários músculos a envolverem-se enquanto nos movemos. Essa resistência adicional faz o coração trabalhar mais, o que é bom para a saúde cardiovascular. Como as nossas articulações não nos incomodam e o nosso coração está mais ativo, é mais provável que aguentemos o exercício durante mais tempo. Esta é uma ótima notícia para nossa saúde física, sem mencionar o aumento das calorias consumidas .

Só porque é feito na água não significa que a hidroginástica seja menos eficiente do que uma atividade realizada em terra firme. De facto, esta forma de exercício pode ser mais eficaz do que atividades terrestres, especialmente para aquelas pessoas que possuem patologias como artrite e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Recentemente, investigadores australianos descobriram que os exercícios na água melhoraram o humor, a resistência e os níveis de energia das pessoas com DPOC.

Benefício para a saúde da hidroginástica

Como mencionado anteriormente, a hidroginástica fornece uma alternativa de exercício de baixo impacto para aqueles que têm dores nas articulações, doenças crónicas, lesões e outras limitações físicas. Os seus benefícios de saúde são muitos: aumento do tónus muscular, melhoria da aptidão cardiovascular, perda de peso, melhor resistência, músculos mais fortes, melhor flexibilidade, maior equilíbrio e muito mais. Um estudo português que envolveu 48 adultos com excesso de peso e com osteoartrite do joelho, descobriu que aqueles que realizaram hidroginástica regularmente por três meses notaram melhorias dramáticas nos seus sintomas, níveis de aptidão e qualidade de vida global.

PODE TER INTERESSE EM LER: 10 BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE HIDROGINÁSTICA

Qual a profundidade a que devo treinar?

Tudo depende de quanto “trabalho” pretende fazer. Quanto mais fundo for, menos peso terá de enfrentar, já que a água manterá a flutuação, reduzindo a pressão sobre as articulações. Se mergulhar até ao pescoço, levará cerca de 10% do seu peso corporal. Se estiver na água apenas até à cintura, irá suportar cerca de 50% do seu peso. A profundidade ideal coincide com a linha do peito.

A água estará fria?

A temperatura recomendada da piscina para hidroginástica é entre 28 e 29 graus Celsius. Embora não seja digno de banheira de hidromassagem, essa temperatura é suficiente para manter os arrepios sob controlo enquanto refresca o suficiente para evitar o sobreaquecimento durante o exercício. Como acontece com qualquer atividade, é importante aquecer os seus músculos (alongando-se ou andando levemente, por exemplo) antes de entrar na piscina.

Quantas calorias posso queimar numa aula de hidroginástica?

Medir o número de calorias queimadas pode ser um cálculo complicado, em terra ou na água. Para obter um total adequado, deve levar em consideração fatores como o seu peso, sexo e intensidade do exercício. Se adicionar pesos à sua rotina de água, vai queimar mais do que usando apenas o peso do seu próprio corpo.
Dito isto, estima-se que uma pessoa que pese 70 Kg queime 149 calorias durante 30 minutos de hidroginástica. Uma aula de aeróbica terrestre de baixo impacto queima 205 calorias para a mesma pessoa de 70 Kg na mesma quantidade de tempo.

Como é que a resistência da água melhora meu treino?

Estar imerso na água é uma ótima maneira de aumentar a sua rotina de treino. Os seus músculos são forçados a trabalhar contra a resistência a cada movimento, o que resultará em mais força e tónus geral. É como fazer cada movimento minúsculo enquanto segura um peso – está sempre a usar mais força para combater a resistência. Isso ajuda a proporcionar um treino mais equilibrado à medida que os músculos opostos são envolvidos, ao contrário da terra onde normalmente precisa reposicionar o corpo, ou selecionar um exercício separado, para fornecer estímulo adequado a ambos.

Para saber mais sobre as nossas aulas de hidroginástica clique aqui

Para consultar os nossos mapas de aulas clique aqui

Quer saber mais informações sobre os nossos clubes: clique aqui

Fonte: https://universityhealthnews.com/daily/mobility-fitness/water-aerobics/