Axis Wellness Club

Treina e não vê resultados? Conheça as 6 razões mais comuns.

Quando se inicia a prática regular de exercício físico, vão ocorrer inúmeras adaptações corporais através dos estímulos do treino. São esses estímulos que nos vão permitir ficar mais fortes, mais rápidos ou melhorar qualquer outra característica através do treino. Mas, por vezes, nem sempre é assim.

Existe um conjunto de fatores importantes a controlar quando se inicia uma rotina de exercício de forma a continuar a evoluir no treino e a ficar mais forte. Se, por alguma razão, isso não acontecer, significa que estagnou na sua evolução e que precisa de averiguar quais as razões para tal ter sucedido.

O motivo pelo qual não está a conseguir evoluir no seu treino, pode advir de um fator ou de vários em simultâneo. Antes de mais, é importante refletir em todos os aspetos da sua rotina semanal e não só naquilo que acontece no espaço onde treina. A nutrição e o tempo de recuperação também desempenham um papel muito relevante.

Se sente que treina há muito tempo e não vê resultados, estas são as razões mais comuns:

1 –  Não sai da zona de conforto

Muitas vezes habituamo-nos a um plano ou a uma rotina de treino em que nos sentimos bem e conseguimos executar tudo perfeitamente sem muita dificuldade.

Desta forma, para o nosso corpo se adaptar e evoluir é necessário que os estímulos ultrapassem, por vezes, o limite que o nosso corpo tem para oferecer de forma a criar uma supercompensação.

Se efetuamos o mesmo treino com o mesmo nível de intensidade porque nos sentimos seguros e confiantes ao executar este plano, provavelmente o nosso corpo já se terá adaptado e muito dificilmente sentiremos melhorias a nível físico.

O que fazer?

  • Perca o receio e a segurança da mesma rotina vezes sem fim.
  • Aumente um pouco a carga de forma a aumentar um pouco a intensidade do seu treino.
  • Aconselhe-se com o seu personal trainer, e experimente aquele exercício que acha que não tem capacidade para executar e mesmo que numa primeira fase não consiga, não desista!
  • Experimente aulas de grupo diferentes daquelas que costuma frequentar; se não frequenta, experimente fazê-lo!
  • Lembre-se que é normal sentir-se inseguro e que um novo desafio será a melhor forma de o fazer evoluir.

 

2- O seu corpo não está a recuperar bem

É sabido que o descanso é fundamental para a recuperação do corpo e a regeneração do tecido muscular devido ao stress causado pelos exercícios ou treinos efetuados.

É através deste processo que o corpo consegue regenerar para um patamar superior ao anterior, e se o período de recuperação não estiver bem estabelecido este processo pode não vir a acontecer.

As horas de sono, a gestão de stress no dia a dia, os pequenos intervalos durante o dia para relaxar são fatores importantes a controlar para uma otimização da recuperação e, assim, promover o anabolismo muscular.

O que fazer?

  • Garantir 7/9 horas de sono por noite.
  • Evitar momentos de maior tensão/stress na sua vida profissional ou pessoal.
  • Experimentar aulas de grupo como Pilates ou Body Balance.
  • Utilizar pequenos momentos durante o dia para relaxar e fazer uma pequena pausa nas suas tarefas do dia.

 

3 – A dieta não é adequada ao nível de treino

Para quem treina de forma exigente e a um nível alto é importante manter um padrão alimentar que respeite os esforços exigidos e a recuperação adequada. Não pode esperar fazer um treino muito intenso e depois estar com um défice calórico muito alto, terá de encontrar um equilíbrio entre estas componentes.

Antes do treino, deve dar prioridade à ingestão de hidratos de carbono, enquanto que, no pós treino, pode dar mais ênfase à ingestão de proteína e de alguns hidratos de carbono.

O que come vai influenciar o seu rendimento e os seus resultados, se não consumir a quantidade certa de nutrientes não vai conseguir aumentar os seus ganhos musculares de forma mais efetiva.

O que fazer?

  • Aconselhe-se com um nutricionista, e procure um plano nutricional adequado ao seu estilo de vida e objetivos de treino.
  • Não faça um défice calórico muito grande; evite extremismos.
  • Dê prioridade aos hidratos de carbono antes do treino.
  • Dê prioridade à ingestão de proteína após o treino.
  • Se quer aumentar a massa muscular, certifique-se que está a consumir a quantidade necessária de nutrientes.

 

PODE TER INTERESSE EM LER: DIGA-NOS O SEU OBJETIVO E DIREMOS COMO SE DEVE ALIMENTAR!

 

4 – Não tem objetivos definidos

Começar uma rotina de exercício físico sem ter um objetivo bem claro é uma perda de tempo e de energia. Seja para perder gordura, para melhorar a resistência cardiorrespiratória ou para se sentir melhor, é importante saber o porquê de estar a treinar.

Se já conseguiu definir um objetivo principal também é importante definir objetivos secundários como perder 5kg de gordura, correr 10 metros seguidos sem parar ou conseguir fazer o pino da forma correta. Para tudo o que fizer, tem de traçar objetivos para lá chegar senão o mais provável é nunca conseguir evoluir no seu treino.

O que fazer?

  • Aconselhe-se com um personal trainer e procure avaliar a sua condição física inicial.
  • Defina um objetivo principal em função da sua realidade individual (perder gordura, aumentar a massa muscular, melhorar a resistência, tonificar, etc)
  • Defina um objetivo secundário (perder 3kg, ganhar 2kg de músculo, correr 5km).
  • Foque-se no seu objetivo e tudo o que fizer tem de ser para o conseguir atingir.

 

PODE TER INTERESSE EM LER: 5 MITOS FALSOS SOBRE A PERDA DE GORDURA CORPORAL

 

5 –  A frequência de treino não é a ideal

Para conseguir evoluir no treino é preciso, acima de tudo, aplicar alguma consistência aos seus planos. Se faz um treino semanal dificilmente conseguirá evoluir muito. Terá de encontrar um equilíbrio entre o número de treinos semanais que lhe permita estimular o seu corpo para o seu objetivo, mas que lhe dê tempo para recuperar entre treinos e assim poder aplicar um novo estímulo nas próximas sessões.

O que fazer?

  • Aconselhe-se com o seu personal trainer sobre a adequação do seu plano de treino  (e respetiva frequência) aos seus objetivos
  • Não treine o mesmo grupo muscular dois dias seguidos
  • Aplique um número de séries semanais ideais para que consiga evoluir e ao mesmo tempo recuperar entre sessões
  • Consoante o seu objetivo, defina horários fixos para treinar

 

6 – Altera o plano de treino constantemente 

Mudar o plano de treino constantemente vai fazer com que o seu corpo não tenha tempo para progredir, pois terá de se adaptar aos novos estímulos. Para evoluir no treino terá de repetir vezes sem conta o mesmo exercício, com a mesma carga e a mesma combinação de séries e repetições para que mais tarde consiga aumentar o seu volume de treino para um outro patamar.

Muitas das vezes só precisa de fazer pequenos ajustes semanais ao nível do número de séries/repetições ou ao nível da carga. Alterar os exercícios todos os treinos não trará benefícios nenhum ao seu corpo, mas manter a sua rotina durante um certo período de tempo fará com que fique mais forte ou resistente aos estímulos gerados.

O que fazer?

  • Estabeleça um plano de treino semanal para um ciclo de 4-6 semanas. Não deixe de recorrer à ajuda do seu personal trainer para que este ciclo de treino seja o mais adequado possível, estabelecendo momentos para que possa avaliar a sua progressão.
  • Faça pequenos ajustes ao nível da carga, repetições ou séries de forma a ficar mais forte ou resistente. Recorra ao professor de sala, sempre que sentir que um determinado exercício já não lhe oferecer qualquer tipo de dificuldade.
  • Evite alterar os exercícios planeados, apenas por estar aborrecido com o seu plano.

 

PODE TER INTERESSE EM LER: SERÁ QUE EU PRECISO, REALMENTE, DE UM PERSONAL TRAINER?

Para que seja mais fácil atingir resultados na sua rotina de treino, deve sempre recorrer a ajuda profissional e especializada. No AXIS WELLNESS contamos com um serviço multidisciplinar com professores devidamente preparados para o(a) apoiar na sua jornada em direção a um estilo de vida mais saudável, e pode contar com o apoio do nosso serviço de nutrição, incluído em todas as modalidades de adesão. Para mais informações sobre os nossos serviços, clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Drazen Zigic – Freepik.com