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Tonturas durante o treino – porque acontecem e como prevenir.

Sentir tonturas durante o exercício não é algo que deva ser considerado normal. Felizmente, na maioria das situações, este sintoma não está associado a nenhum problema grave, e frequentemente é consequência de algum nível de desidratação, de uma inadequada técnica de respiração ou de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

Se costuma ter tonturas durante os treinos, não desespere, é fácil de perceber porque é que isto acontece e há truques simples para acabar com o problema.

Neste artigo explicamos-lhe as razões mais comuns para estas ocorrências, assim como dicas simples para as prevenir.

Desidratação

Durante o treino, perde-se imensa água corporal e, por isso, é essencial a ingestão de líquidos.  A tontura pode ser uma consequência da carência desses mesmos líquidos, sobretudo quando associada a dores de cabeça, ou boca seca. Uma boa regra a seguir é ingerir líquidos, antes, durante e mesmo após o treino, e/ou sempre que surgir a sensação de sede. Faça-se sempre acompanhar de uma garrafa de água, e hidrate-se regularmente.

Respiração inadequada

Se tiver dificuldades em manter a conversação, ou dizer frases sem sentir falta de ar,  quando estiver a sentir uma tontura, é possível que seja essa a razão para a mesma. Nestes casos, uma respiração muito rápida, é normalmente também a causa para a sensação de fraqueza ou desmaio. Se fizer algumas aulas de Pilates ou Body Balance poderá verificar melhorias substanciais na sua técnica respiratória.

Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue)

Ter baixo teor de açúcar no sangue (hipoglicemia) é uma das principais causas das tonturas durante o treino. Normalmente, isso acontece devido a uma dieta alimentar diária irregular ou insuficiente. A hipoglicemia costuma diminuir rapidamente após a ingestão de alimentos doces, como um sumo ou uma peça de fruta, por exemplo. Por isso, o ideal é planear bem as refeições para comer antes, durante e depois do treino. Para uma melhor adequação das suas rotinas alimentares ao exercício físico que pratica, recorra ao nosso serviço de nutrição, incluído no valor da sua mensalidade.

Pare no preciso momento em que sentir as tonturas

Quando sentir uma tontura, deve parar imediatamente o treino e descansar. Atenção: manter a cabeça acima do peito é essencial. Pode sentar- se numa cadeira ou caminhar ao seu redor. Evite a perda de equilíbrio, e uma eventual queda. Em alguns casos, as tonturas podem ser causadas por um problema médico subjacente ou certos medicamentos, particularmente medicação da pressão arterial. Doenças cardíacas e problemas do ouvido interno são frequentemente associados a tonturas. Se tem um problema conhecido ou sofre de tonturas constantes, deve consultar um médico para realizar um diagnóstico adequado.

É importante assinalar que no AXIS WELLNESS encontra profissionais devidamente habilitados para a prestação de primeiros socorros, e pode confiar na ajuda que lhe prestam – para que se sinta ainda mais seguro quando vier treinar connosco. 

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