Axis Wellness Club

Nutrição na idade sénior

A alimentação desempenha um papel muito importante na saúde, sendo que, na idade sénior se requerem especificidades para permitirem uma adequação a esse momento da vida. Caso contrário, quem não estiver atento a isso aumentará a probabilidade de desenvolver patologias e eleva substancialmente os riscos e outros problemas de saúde.

São Patologias mais frequentes a Insuficiência cardíaca, Perturbações da digestão, Prisão de ventre, Osteoporose, Diabetes, Hipertensão, Dislipidemias, entre outras, pelo que será muito importante seguir um conjunto de orientações no sentido de atenuar as evidentes situações patológicas da idade sénior. Neste sentido, as refeições devem ser pouco abundantes e repartidas (3 em 3h )não sobrecarregando o estômago e de fácil mastigação e digestão. Também, o evitamento de condimentos fortes e de gorduras em excesso e muito aquecidas, além da diminuição de gorduras sólidas e de origem animal.

Por outro lado, deverá garantir-se uma quantidade razoável de produtos hortícolas, legumes e frutos, o leite deve ser magro ou parcialmente desnatado, e o queijo fresco. A carne sempre magra ( frango, vitela, vaca, coelho ), o peixe branco e magro ( pescada, bacalhau fresco, faneca, peixe espada, linguado, solha ) e como prato forte entender-se que a sopa deve manter-se como insubstituível.

Como forma simples de avaliar a situação nutricional, indica-se a determinação regular do peso, a verificação frequente da pressão arterial, a avaliação dos parâmetros sanguíneos, sobretudo os índices da anemia e a observação do aspeto da urina.

Artigo elaborado por:

Dr. Jorge Guimarães

Nutricionista AXIS WELLNESS – especialista em Nutrição Clínica – inscrito na Ordem dos Nutricionistas (1443N)