Axis Wellness Club

Tangerina – Um fruto exemplar em tempo de gripe

A tangerina é um fruto cítrico que nos chega em outubro e nos acompanha pelo outono e inverno.

É provavelmente, uma das melhores companhias alimentares para enfrentar estados febris e debilitantes como é o caso da gripe.

Quando aparece febre, o nosso organismo regula o excesso de calor através do suor. Quando somos atingidos por determinados vírus, dá-se a produção de prostaglandinas, mediadores inflamatórios que ajudam no combate às infeções. As prostaglandinas são as substâncias responsáveis pela presença de inflamação e dor, e quando alcançam o hipotálamo, fazem com que este aumente a temperatura corporal. Quando as prostaglandinas diminuem, o organismo inicia uma sudorese intensa, dissipando o calor. Durante estes estados febris, o organismo perde água e gasta energia. Por exemplo, na secreção de substâncias antibacterianas (peróxidos, superóxidos, lisozima e lactoferrina) e na produção de proteínas específicas (proteínas de choque térmico) com propriedades antioxidantes, entre outras reações fisiológicas. Por isso, é essencial uma adequada hidratação, alguma energia e minerais que podem ter sido perdidos através do suor. Em particular magnésio, que desempenha papel importante na contração e relaxamento muscular e na produção e transporte de energia. No decurso de episódio de gripe algumas vitaminas também podem desempenhar um papel importante. A Vitamina C é talvez das mais conhecidas.

Os estudos científicos sobre o papel da Vitamina C na prevenção da gripe ainda não são conclusivos. Sabemos sim, que esta vitamina desempenha um importante papel no combate ao stress oxidativo, através da sua atividade antioxidante, reforçando a resposta imunitária do organismo à agressão externa.

Agora o mais interessante é sabermos que uma pequena tangerina (88g) é constituída essencialmente por água (hidratação) e pelos minerais e vitaminas que são importantes em estados febris. Na tangerina encontramos quase todas as principais vitaminas e minerais, mesmo que em doses pequenas, destacando-se a Vitamina C. Duas tangerinas pequenas fornecem a quase totalidade de Vitamina C necessária por dia.

A tangerina também é rica em magnésio, determinante para a recuperação muscular. Tudo isto com um pequeno valor calórico. Apenas 47 kcal para este precioso “multivitamínico” natural.

A tangerina é, pois, um fruto de época, que pode ajudar a nossa saúde em tempos de gripe.

A produção da tangerina destina-se, maioritariamente, para o seu consumo ao natural, sendo um dos frutos mais populares pela facilidade com que se descasca. Para além disso, pode ser incluída em pratos de carne e marisco, saladas, sobremesas ou sumos naturais. Aproveite também raspas da sua casca para aromatizar alguns pratos.

Nesta época lembre-se de incluir a tangerina na sua alimentação!

Caso pretenda saber mais informações sobre uma alimentação saudável e equilibrada, e a melhor forma de adaptá-la ao seu plano de treino, lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Fonte: https://nutrimento.pt/noticias/tangerina-um-fruto-exemplar-em-tempo-de-gripe/