Axis Wellness Club

Saiba o que comer se tiver hipertensão arterial

Colocar as coisas certas e tirar as coisas erradas da sua dieta pode ser difícil. Estas dicas poderão ajudá-lo(a) a fazer as escolhas certas, sobretudo se estiver preocupado(a) com a sua pressão arterial.

Magnésio

O magnésio é necessário para que os músculos relaxem após a contração e pode ajudar com a hipertensão. Obtenha-o de vegetais de folhas verdes escuras, como espinafres, couves de Bruxelas, acelga; grãos inteiros, como quinoa e arroz integral; e nozes e sementes, como castanha de caju crua, sésamo e sementes de abóbora.

Romã

A romã tem uma série de propriedades benéficas que ajudam a interromper a formação de placas nas artérias e, de uma forma geral, a melhorar a saúde cardiovascular. Misture as sementes de romã no iogurte natural e polvilhe sementes de linhaça moídas por cima. Obtenha muitos dos benefícios bebendo um pequeno copo de sumo de romã (sem adição de açúcar) diariamente.

Antioxidantes e vitamina C

Frutas e vegetais ricos em antioxidantes e vitamina C incluem cenouras, espargos, brócolos, couves de Bruxelas, agrião, repolho, tomate, mirtilo, kiwi e couve.

Alho cru

Um hálito fedorento pode valer a pena se a pressão arterial for uma preocupação para si. O alho contém alicina, um antibiótico natural, e está relacionado a melhorias dramáticas na pressão arterial. Precisa ser cru e abundante, então pense em adicioná-lo num molho de salada com azeite e sumo de limão, ou acrescento no final da confeção.

Beterraba

A beterraba contém nitratos que suportam a vasodilatação (a dilatação dos vasos sanguíneos) que, por sua vez, reduz a pressão arterial. Experimente fazer sumo de beterraba com cenoura, maçã e gengibre, assar ou ralar numa salada.

Peixe Gordo (Omega 3)

Peixes gordos como a truta, o salmão selvagem, o atum, a sardinha e a cavala contêm gorduras essenciais anti-inflamatórias, também conhecidas como colesterol bom. Procure consumi-los duas a três vezes por semana.

Fibra

Aumente a sua ingestão de fibra. Comece o dia com uma tigela de leite com cereais sem açúcar/sem sal, polvilhada com sementes de linhaça moídas. Faça um lanche com nozes cruas, cenoura e palitos de aipo. Troque todos os hidratos de carbono por grãos inteiros, como arroz integral, massa de trigo integral e quinoa. Adicione leguminosas a sopas e caldos, e coma uma porção extra de vegetais nas suas sandes. O aipo ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e ajuda a prevenir a hipertensão.

Evite estes três alimentos se tiver a pressão alta

Sal

Reduza a ingestão de sal. O sal esconde-se em produtos do dia a dia, como pães, manteiga, batatas fritas, biscoitos e pratos prontos. Se usar sal extra, troque o sal de mesa à base de sódio por sal marinho e use com moderação. Este último tem uma base de magnésio e potássio.

Estimulantes

Reduza os estimulantes como chá, café, álcool, açúcar e bebidas energéticas. A cafeína coloca o corpo em “alerta máximo”, desencadeando a libertação das hormonas do stress, aumentando a sua frequência cardíaca, respiração e pressão arterial.

Açúcar

O açúcar é um problema, pois o açúcar converte-se em gordura se não for usado durante o exercício físico. Esteja ciente que muitos alimentos ditos “light” e com “baixo teor de gordura” e alguns iogurtes com sabor são misturados com açúcar. Leia devidamente os rótulos, para fazer escolhas mais saudáveis.

Se tiver dúvidas ou quiser uma alimentação personalizada que se adapte aos seus gostos e necessidades, no AXIS WELLNESS dispõe de um serviço de nutrição e dietética, incluído em todas modalidades de adesão, onde encontrará aconselhamento profissional. 

Se procura um estilo de vida saudável, e gostaria de saber  como podemos ajudar: clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).