Axis Wellness Club

Saiba como praticar uma alimentação saudável e equilibrada

O que é a alimentação saudável?

A alimentação saudável pressupõe que esta deva ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.

Alimentos ricos em fibra como produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura devem ser os “alimentos base” do quotidiano para uma alimentação saudável.

Quantas calorias por alimento/nutriente?

Os hidratos de carbono, proteínas e gorduras são nutrientes que fornecem energia. Esta pode expressar-se em quilocalorias, vulgarmente denominadas de calorias. Por exemplo, 1 grama de hidratos de carbono ou de proteína fornece cerca de 4 calorias, enquanto que 1 grama de gordura fornece cerca de 9 calorias.

Quantas calorias necessito por dia?

Os valores de energia médios aconselhados para adultos saudáveis variam entre as 1800 e as 2500 calorias, dependendo do estilo de vida de cada pessoa, principalmente do gasto calórico em atividade física.

Nas mulheres os valores médios variam entre as 1500 e 1800 calorias e nos homens estes valores podem variar entre 2000 e 2500 calorias.

O que devo fazer para perder peso?

Se pretende perder peso, deve consumir menos energia do que necessita, tendo especial cuidado na escolha dos alimentos, de modo a satisfazer sempre as necessidades nutricionais.

Planos alimentares muito restritivos, tanto em energia como em diversidade de alimentos, podem estar na origem de carências que debilitam o estado de saúde.

Para além de uma boa alimentação é importante a prática de atividade física adequada e a adoção de estilos de vida saudáveis.

O AXIS WELLNESS disponibiliza o serviço de nutrição, incluído em todas as modalidades de adesão. Se procura seguir uma dieta equilibrada e saudável, associada a um estilo de vida ativo, saiba como podemos ajudar clicando aqui ou contactando-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Referências: Guia de Saúde da D.G.S.