Axis Wellness Club

Sabe quantas vezes deve treinar por semana?

Sabe que precisa dedicar mais tempo a si mesmo, especialmente no que diz respeito ao seu bem-estar físico. Mas quantas vezes deve treinar por semana?

Se existisse um medicamento com os benefícios do exercício físico as filas para o comprarem seriam extensas. Mas não, o exercício físico está facilmente acessível, é eficaz imediatamente e não é necessária receita médica para obter os seus benefícios.

Sabe-se que o exercício físico o torna mais feliz e saudável – a ciência diz isso (se tem dúvidas navegue pelo nosso blog e facilmente encontrará estudos que o demonstram).

A pergunta mais difícil é: quantas vezes deve treinar por semana? Será que precisa de sair das aulas de RPM com pernas de gelatina cinco vezes por semana, ou será suficiente uma aula de Pilates calma e constante a um domingo?

Quantas vezes por semana deve treinar para obter a saúde ideal?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, se tem entre 18 e 64 anos, deve fazer:

A) pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ao longo da semana
B) pelo menos 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa
C) ou combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e vigorosa.

A atividade aeróbica deve ser realizada em sessões de pelo menos 10 minutos.
Para obter benefícios adicionais à saúde (caso pretenda perder peso ou tonificar por exemplo), os adultos devem aumentar sua atividade física aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana ou participar de 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e vigorosa. As atividades de fortalecimento muscular devem ser realizadas envolvendo os principais grupos musculares em 2 ou mais dias da semana.

Dividir isto pela sua semana é simples. Basicamente, o objetivo é fazer com que seu corpo se mova cinco vezes por semana durante pelo menos 30 minutos (para benefícios adicionais de saúde dividir por períodos de 60 minutos).

O exercício de intensidade moderada deve aumentar de forma visível a sua frequência cardíaca e respiração. Pode exercitar-se, mas ainda pode conversar com quem está perto de si.

Como exemplos de exercícios de intensidade moderada temos:

● Caminhada rápida
● Corrida leve
● Andar de bicicleta a menos de 10 Km/h (sem montanhas)
● Nadar a um ritmo lento e constante
Hidroginástica
Body Balance (as nossas aulas de Body Balance são ótimas para fazer o seu sangue circular)

Para aumentar a aposta (principalmente nas semanas em que pode não ter tempo suficiente para fazer exercício físico durante cinco dias), pode incluir alguns exercícios de alta intensidade na sua rotina de treino. Deve respirar com força e rapidez com exercícios vigorosos e não poderá conversar com a pessoa que está ao seu lado, até fazer uma pausa para recuperar o fôlego.

Algumas ideias:

● Corrida a ritmo moderado
● Caminhadas em subidas ou com uma mochila pesada
Cross Training (treino intervalado em circuito)
RPM
Body Pump (treino de tonificação com barras e pesos)

Não existe uma fórmula única para a quantidade de exercícios que devemos fazer. Quanto mais, melhor, desde que tenha tempo para recuperar.
Embora nem sempre possa ter tempo no seu dia-a-dia para ir ao ginásio, ainda existem muitas formas de incorporar a atividade física na sua rotina diária.

Estar muitas horas sentado é muitas vezes rotulado como “assassino silencioso” da saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas, derrames, diabetes e obesidade. Traga mais movimento para o seu dia de trabalho, dando um passeio no seu horário de almoço, subindo escadas ou saindo numa paragem de autocarro antes da sua e fazendo o resto do percurso a pé (ou se possível vá para o trabalho de bicicleta).

Vai ficar tão entusiasmado por experimentar a nossa vasta variedade de aulas que poderá até exceder os 150 minutos de exercício recomendados por semana.

As nossas aulas de grupo são projetadas para que tenha sempre variedade, diversão e motivação constante..
Garantidamente irá encontrar uma atividade de que gosta.

Comece hoje mesmo a viver uma vida mais saudável. Note que estas diretrizes da OMS para a prática de exercício físico representam apenas 2% a 4% do seu dia!

Para saber como o podemos ajudar na sua jornada para conseguir um estilo de vida mais saudável clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)

Referências: https://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_adults/en/