Axis Wellness Club

Qual o melhor calçado para correr?

Há quem lhe chame sapatilhas e há quem lhes chame ténis. O que importa mesmo é saber escolhê-los, visto que são a peça mais importante do equipamento de corrida. Segundo a American College of Sports Medicine, 85% dos praticantes não usa o calçado certo.

O que calçamos para correr tem impacto no conforto, no desempenho e sobretudo na saúde. Lesões, tendinites ou dores nos joelhos, ancas ou costas podem revelar que não está a usar calçado adequado.

PODE TER INTERESSE EM LER: COMO LIMPAR AS SAPATILHAS EM SEIS PASSOS SIMPLES

NEUTRO, PRONADOR OU SUPINADOR

São estes os 3 tipos de pé e um critério central na escolha dos ténis certos, sobretudo se pratica regularmente ou participa em provas de corrida. Está tudo relacionado com a forma como pisa o chão e que influencia o equilíbrio, as zonas em que apoia o peso do corpo, logo o conforto e risco de lesões.

Um pé pronador tende a apoiar-se no lado interno, o supinador assenta no lado externo e o neutro ao centro. Se observar as solas de uns ténis usados pode ter uma ideia, mas é possível fazer um teste biomecânico em clínicas de podologia para avaliar o tipo de pisada.

VEJA AS DIFERENÇAS

O calçado deve ser adequado à modalidade e ao tipo de piso em que irá praticar. Em asfalto ou para uso indoor em passadeira, prefira uma sola que amorteça bem o impacto, já que este é prejudicial às articulações e à circulação sanguínea. Se o terreno for irregular valorize a aderência ao solo para evitar quedas.

Em regra, o calçado de corrida têm um reforço na zona do calcanhar para amortecer impacto e são flexíveis na zona dos dedos para facilitar o movimento.

Já o calçado de caminhada, por exemplo, é reforçado no calcanhar e na zona metatársica, e mais rígido na parte da frente.

O MODELO IDEAL

As sapatilhas certas devem ser leves, compostas por materiais que permitam ao pé respirar e respeitar o formato do pé. Não se deixe tentar por designs apelativos como o “ampulheta” que fazem parecer o pé mais magro, se tem um pé largo.

“Ouça” o seu corpo. Segundo investigadores canadianos, o conforto é indicador principal do par perfeito. Experimente os novos ténis ao final do dia, quando o pé está mais cansado e dilatado, logo mais sensível ao verdadeiro conforto.

FAÇA O TEST DRIVE

Na loja, experimente o calçado com as meias que usa para correr e calce os dois pés. Regra geral, os pés não têm exatamente o mesmo tamanho e convém orientar-se pelo maior na hora de comprar um par novo.

Certifique-se de que o pé não está apertado e que os dedos podem mover-se e abrir livremente (deixe um centímetro livre a seguir ao dedo grande). Teste vários pares, caminhando pela loja e simulando os movimentos da corrida. Se o modelo lhe assentar como uma luva pode adquirir 2 pares para alternar o uso e, desta forma, prolongar a sua duração.

Curiosidade:

Segundo os especialistas, o calçado de corrida deve ser trocado após 600 km de uso, o que equivalerá a cerca de 6 meses, se correr, em média, meia hora por dia, 3 a 4 vezes por semana.

Siga estas dicas e irá sentir-se ainda mais confortável ao vir treinar nos nossos clubes. Para mais informações sobre as nossas condições de adesão clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Referências: ACSM – SELECTING RUNNING SHOES

Créditos da foto: designed by Ijeab – Freepik.com