Axis Wellness Club

Quais os efeitos do treino ao longo do tempo?

Já se perguntou quanto tempo leva a perceber as mudanças da sua nova rotina de treino?  Descubra o cronograma dos benefícios que pode esperar ver e sentir durante o período de um ano.

Seja um novato no ginásio ou um atleta experiente, todos gostamos da gratificação instantânea da rotina de treino. Na realidade, a meta da boa condição física é um processo de longo prazo, mas há alguns benefícios que  sentirá de forma mais imediata do que outros. Veja como o seu corpo muda e se adapta a uma nova rotina ao longo do tempo.

Imediatamente após um treino

O exercício faz com que o coração bombeie mais sangue para os músculos, aumentando o fluxo sanguíneo e fazendo as células do cérebro funcionarem a um nível mais alto. Sentir-se-á imediatamente mais alerta, e focado. O exercício também liberta neurotransmissores do bem-estar, como a serotonina, a norfenilefrina e as endorfinas, que melhoram o humor, reduzem o stress e a ansiedade e melhoram a autoestima quase instantaneamente.

24 horas depois de um treino

O exercício pode provocar um aumento na sua taxa metabólica de repouso por até 72 horas após o treino. Esta taxa não é mais que o número de calorias que seu corpo usa para realizar as funções básicas, como bombear sangue pelo corpo, respirar e criar novas células. Quanto maior a taxa, mais calorias queima enquanto descansa. Isto é particularmente útil se tem como objetivo a perda de peso.
Também pode experimentar a dor muscular de inicio tardio 24-48 horas após o treino, especialmente depois de tentar uma nova atividade ou de um esforço mais elevado. No entanto, não desanime: este tipo de dor muscular é um sinal de melhoria da forma física. Os seus músculos estão a recuperar e vão-se adaptando ao exercício, o que os ajudará a tornarem-se mais fortes no futuro.

Sete dias depois de um treino

Depois de apenas algumas sessões de cardio, suas mitocôndrias (as mini fábricas das suas células que produzem energia) começam a multiplicar-se. Essa melhoria significa que o seu corpo pode metabolizar mais energia e uma maior volume de exercício físico começará a parecer mais confortável.

Um mês depois de estabelecer uma rotina de treino

Após um mês de exercícios regulares, mudanças na densidade de massa muscular começarão a tornar-se visíveis, especialmente se começar a perder gordura corporal. As fibras musculares de contração lenta e rápida começarão a crescer, os seus músculos ficarão mais fortes e sua taxa metabólica aumentará. O exercício deve agora começar a parecer mais um hábito, o que o torna mais fácil. Quanto mais frequentemente executar um comportamento, menos esforço e atenção conscientes serão necessários.

Seis meses depois de estabelecer uma rotina de treino

Se levantar pesos durante seis meses, as alterações na massa muscular agora serão claramente visíveis. No entanto, não se trata apenas do seu abdómen: graças ao aumento do bombeamento de sangue, o seu coração também terá aumentado de tamanho e  tornar-se-á mais forte e eficiente.
A sua saúde mental também pode ter melhorado após seis meses de exercícios aeróbicos. Diversos estudos concluíram que 40 minutos de exercício, três a cinco dias por semana, durante seis meses, podem ser tão eficazes quanto os antidepressivos para o estados de humor menos positivos.

Um ano depois de estabelecer uma rotina de treino

Após um ano de exercícios regulares de sustentação de peso, a saúde e a densidade óssea terão melhorado, diminuindo o risco de fraturas. Melhorias na saúde mental também devem ter continuado. Vários estudos associam aumentos na saúde mental em todos os tipos de exercício, mas desportos de equipa, ciclismo, exercícios aeróbicos e treinos de musculação parecem ser os mais eficazes. Quarenta e cinco minutos três a cinco vezes por semana será a dose ideal para ter os benefícios de saúde mental mais significativos.Também é menos provável que sofra de gripes e constipações frequentes: estudos mostram que o exercício físico regular é o melhor reforço imunológico, com atividade aeróbica moderada e reduz para metade o risco de contrair infeções respiratórias e outras doenças comuns.

O exercício regular tem recompensas a cada etapa. Então porque fica à espera? Daqui a um ano, vai agradecer ter começado hoje!

Saiba mais sobre os nossos clubes clicando aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)