Axis Wellness Club

Quais os benefícios do exercício físico na adolescência?

Em todas as instituições ligadas à nutrição, exercício físico e saúde em geral, existe um amplo consenso sobre a necessidade de atividade física regular e alimentação saudável em qualquer idade, especialmente em estágios cruciais como a infância e a adolescência.

No entanto, os dados apresentados pelo último estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) refletem que esta mensagem não foi suficientemente interiorizada na população, não apenas em Portugal, mas também em todo o mundo. Segundo este relatório, até 80% dos adolescentes entre 11 e 17 anos não realizam a quantidade diária recomendada de atividade física. E esses dados não se referem apenas à prática do exercício físico, mas a ações diárias como caminhar, andar de bicicleta, ou brincar ativamente durante o período de recreio. No caso de Portugal, a tendência global mantém-se, segundo os dados observados em 2016, com o grupo das raparigas a ser o que regista menor atividade física (90,7%), ocupando a 125.° Posição da tabela entre os 146 países avaliados. No caso dos rapazes, os números são melhores (78,1%), ocupando a 55.ª posição no ‘ranking’. Assim, Portugal regista uma percentagem de atividade física insuficiente, de 84,2% (em adolescentes de ambos os sexos), ocupando o 74.º lugar da tabela de classificação dos 146 países avaliados pela OMS entre 2001 e 2016.

Em períodos de desenvolvimento psíquico e fisiológico tão sensíveis quanto a adolescência, é essencial que os jovens adquiram hábitos de vida ativos e saudáveis que os afastem de qualquer tendência sedentária. No entanto, estamos diante de uma geração que nasceu e cresceu entre ecrãs e dispositivos eletrónicos e, em muitos casos, têm dificuldade em afastarem-se deles.

A OMS alerta que levar uma vida sedentária a partir de idades tão precoces faz com que “os jovens tenham pior saúde respiratória, cardiovascular, pior qualidade óssea e menor probabilidade de manter o peso recomendado”.
A atividade física tem um impacto positivo no desenvolvimento de um adolescente

Não há dúvida de que a sociedade precisa de uma profunda transformação estrutural que conceba a prática de atividade física entre adolescentes com a mesma importância que outras tarefas, como ir à escola, descansar ou socializar com os amigos. Praticar exercício físico regularmente durante a adolescência tem várias vantagens, como aprender a importância do esforço e da disciplina, além de promover uma competitividade saudável. Mas também tem outros benefícios, como:

Afastar-se do negativo: os adolescentes têm muita energia para libertar. Ao contrário dos adultos, eles geralmente concentram toda a sua energia no que os motiva e investem o mínimo no que não lhes interessa. Se o adolescente conseguir canalizar a sua energia através do exercício físico, ele terá muito menos probabilidades de ocupá-la em hábitos nocivos, como passar muitas horas em frente do computador, cair num estilo de vida sedentário ou num ciclo negativo em termos de comida, propósitos e motivação pessoal.

Melhora o seu bem-estar emocional: a adolescência é um estágio de muitas mudanças a nível físico e emocional, e é um período da vida especialmente delicado para os mais jovens. É por isso que praticar exercício físico é um dos melhores antídotos para evitar sintomas como ansiedade e stress e melhorar o humor. Além disso, ajuda a descansar melhor e ter uma melhor qualidade de sono.

Fortalece a condição física: tal como nos adultos, praticar exercício físico regularmente protegerá o adolescente de possíveis lesões, manterá a pressão arterial e os níveis de colesterol regulados, aumentará as defesas do sistema imunológico, fortalecerá os músculos e as articulações, melhorará o sistema cardiorrespiratório e, acima de tudo, reduzirá as probabilidades de sentir-se desconfortável com o seu aspeto corporal.

Promove a socialização: é essencial promover a socialização entre os adolescentes e impedi-los de cair em isolamento social. Durante a adolescência, a socialização com o meio ambiente é um dos fatores mais importantes que ajudam a construir a identidade de um jovem. Por esse motivo, trabalhar em equipa ou envolver-se na prática regular de exercício físico fará com que descubra a importância de valores como trabalho conjunto, solidariedade, humildade, esforço, competitividade e, finalmente, fortalece o sentimento de pertencer a uma comunidade.

Melhora o desempenho académico: Demonstra-se que os jovens que praticam atividade física têm maior facilidade de concentração, algo essencial para adquirir em idade precoce. Segundo um estudo da Universidade Autónoma de Madrid, os estudantes fisicamente ativos obtêm melhores resultados do que aqueles que não praticam atividade física. Existem diversos outros estudos (um deles português, da Faculdade de Motricidade Humana) que apontam no mesmo sentido.

No AXIS WELLNESS temos uma solução à medida no clube de Viana do Castelo: a nova modalidade CROSS TEENS – para idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, com um plano de exercícios adaptado a esta fase de crescimento, focado no desenvolvimento de uma boa condição física geral, assim como na melhoria das capacidades coordenativas – tudo é executado de forma divertida e motivadora! A partir dos 14 anos, desde que devidamente autorizados pelos progenitores e com planos de treino devidamente adaptados, podem fazer uma utilização mais variada dos nossos serviços. Incentive o seu filho(a) para um estilo de vida mais ativo e saudável! Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo)