Axis Wellness Club

Quais as diferenças entre Yoga e Pilates?

Embora existam algumas diferenças importantes entre Yoga e Pilates, há uma tendência de equiparar estas duas modalidades, e isso é perfeitamente compreensível.

Ambos são exercícios holísticos, o que significa que afetam a pessoa como um todo, indo além do simples treino  físico, e ajudando a cuidar do bem-estar mental assim como do bom condicionamento físico geral. O Yoga e o Pilates estão abertos a praticamente todas as pessoas com exercícios de baixa intensidade e baixo impacto. Ambos os tipos de exercício podem ajudá-lo a fortalecer a zona central do seu corpo (core) e a melhorar a sua postura.

Mas como já dissemos, existem diferenças e é importante conhecê-las, antes de iniciar a sua prática . Vamos conhecer os detalhes:

O que é o yoga?

A antiga prática de yoga enfatiza asanas (posturas), controlo da respiração e meditação para promover o bem-estar geral e a autoconsciência. Embora existam múltiplas formas de yoga e uma grande variedade de posturas, o foco está sempre em conectar a mente e o corpo, combinando a respiração com o movimento. A boa notícia é que o yoga é fácil de começar e pode ser uma ótima maneira de ajudar a controlar a ansiedade, a depressão, a hipertensão arterial e muito mais, especialmente se tiver mais de 50 anos.

PODE TER INTERESSE EM LER: ATIVIDADE FÍSICA DEPOIS DOS 50 ANOS: DICAS E CUIDADOS ESPECIAIS

Embora tudo pareça muito tranquilo, é um mito que o yoga não seja um treino “adequado”. As posturas podem ser desafiantes e gerar muita força e flexibilidade em todo o corpo. Com tantas formas diferentes de yoga, tanto pode encontrar uma aula dinâmica e mais intensa, como uma aula mais relaxante que o(a) ajudará a recuperar após um longo dia e talvez até aliviar algumas dores lombares.

PODE TER INTERESSE EM LER: BENEFÍCIOS DO YOGA PARA A SUA SAÚDE

O que é o Pilates?

Desenvolvido na década de 1920 por Joseph Pilates, o pilates é uma forma de exercício muito mais recente, inicialmente destinada à reabilitação de soldados feridos em batalha. Tem como objetivo fortalecer a zona central do seu corpo, estabilizar e alongar a coluna e melhorar a força e o equilíbrio geral. Quando pensamos nas suas origens, não é de admirar que o pilates seja recomendado para pessoas com artrite, dores nas costas e outros desafios físicos e de mobilidade. É também uma forma eficaz de prevenir problemas futuros se estiver em boa forma física e sem lesões.

Embora existam diversas formas de pilates – algumas delas utilizando equipamentos especializados, como o Reformer Pilates – a maioria das aulas acontecem em ambiente de aulas de grupo com tapetes, enfatizando pequenos movimentos e respiração controlada para trabalhar o seu core e o pavimento pélvico. Embora a velocidade e a intensidade das aulas de pilates variem, o movimento é controlado e aumenta gradualmente, tornando esta uma opção mais segura para quem recupera de lesões ou simplesmente está a experimentar o pilates pela primeira vez.

PODE TER INTERESSE EM LER: O PILATES É CADA VEZ MAIS POPULAR E EXISTEM BOAS RAZÕES PARA ISSO!

As diferenças entre yoga e pilates

Conexão mente-corpo e espiritualidade:  O yoga geralmente incorpora meditação, exercícios respiratórios e atenção plena. Embora o pilates ensine foco mental e controlo da respiração, o seu objetivo principal é o alinhamento e o equilíbrio muscular. Não se aprofunda na espiritualidade da mesma forma que o yoga.

Variedade de aulas:  Existem vários estilos de yoga, do intenso ao relaxante, que podem variar de acordo com as pessoas que compõem a aula. Com o Pilates, por outro lado, os movimentos e princípios permanecem consistentes nas diferentes aulas de grupo.

Ênfase no treino de resistência: Uma das características definidoras do pilates é sua ênfase no treino de resistência. Com exercícios como o agachamento, o pilates visa aumentar a força, principalmente na zona central do seu corpo. O yoga também desenvolve força e flexibilidade, mas não usa a resistência da mesma maneira.

Equipamento: A maioria dos tipos de yoga requer muito pouco equipamento, geralmente apenas um tapete e, ocasionalmente, adereços como blocos. O pilates geralmente incorpora mais equipamentos, seja num estúdio, seja com as máquinas usadas no Reformer Pilates.

Abordagem ao movimento: As aulas de yoga incluirão posturas estáticas ou fluxo de uma postura para outra em sequências. O pilates geralmente envolve manter uma postura básica e, em seguida, adicionar movimento para desafiar o seu core e melhorar a estabilidade e a força.

Intensidade: Uma aula típica de yoga pode começar com posturas suaves, evoluir gradualmente para posturas mais desafiadoras e depois terminar com relaxamento e meditação. O pilates tende a manter um ritmo mais constante durante toda a sessão, com foco na consistência.

A postura de relaxamento: A maioria das aulas de yoga culmina em Savasana, ou a postura do cadáver, que envolve deitar-se no tapete de yoga e absorver os benefícios, relaxando a mente e o corpo. Embora o pilates também possa terminar com alongamentos ou técnicas de relaxamento, não é exatamente a mesma coisa.

Pilates vs Yoga: o que é mais adequado?

Depende totalmente de si! Embora compartilhem algumas semelhanças, o yoga e pilates têm filosofias, técnicas e pontos de foco únicos. Se gosta de rotina, estrutura e atenção aos detalhes, pode preferir pilates, enquanto o yoga pode ser mais atraente para pessoas criativas que buscam mais liberdade e fluidez.

Dito isto, não há razão para que não possa fazer as duas coisas! Fortalecer o seu core nas aulas de pilates proporcionará melhor equilíbrio no yoga, e melhorar sua flexibilidade na yoga fará com que aprofunde e melhore a sua prática no pilates. É uma situação em que ganha sempre, qualquer que seja a sua escolha!

Se pretende iniciar-se a qualquer uma destas modalidades convidamo-lo(a) a conhecer as diferentes propostas dos nossos clubes:

Relativamente a Pilates, temos aulas de grupo matwork, aulas de grupo com acessórios, e também temos áreas especializadas  com Reformers e outros aparelhos no nosso clube de Viana do Castelo.

Se se sente mais atraído pelo Yoga, convidamo-lo(a) a conhecer esta modalidade disponível no AXIS WELLNESS de Viana do Castelo em formato de curso, e comprove tudo o que o Yoga pode fazer por si.

Se tem pouco tempo para conhecer em profundidade ambas as modalidades, no AXIS WELLNESS poderá ainda encontrar uma modalidade Les Mills – Body Balance –  que contempla movimentos de yoga, tai chi e pilates, deixando o seu corpo num estado de harmonia e equilíbrio.

Se ficou curioso com estas modalidades, e ainda não as experimentou, não pense duas vezes e conheça os nossos serviços clicando aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)

Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/jovem-yogi-mulher-atraente-em-savasana-pose-backgro-loft-branco_1282145.htm#fromView=search&page=1&position=2&uuid=fa99f7e7-0de0-415e-9878-ceb7e66d3615″>Imagem de yanalya no Freepik</a>