Axis Wellness Club

Pilates na prevenção de quedas em adultos idosos

Cerca de um terço de todos os adultos com mais de 65 anos caem a cada ano, com consequências que incluem ferimentos graves, atividade limitada e custos médicos significativos.

Uma equipa de investigadores da California State University, em Northridge – Estados Unidos, conduziram um estudo que mostra que o treino com aparelhos Reformer de Pilates – com uma regularidade de apenas uma vez por semana – pode efetivamente reduzir esses riscos. O objetivo do estudo controlado aleatório, foi avaliar se os exercícios baseados no Pilates usando o Reformer podem melhorar o equilíbrio estático e dinâmico, aumentar a confiança no equilíbrio e a mobilidade funcional, e reduzir o risco de queda entre adultos idosos com risco de quedas.

Aleatoriamente foram escolhidos 55 homens e mulheres com idade média de 77 anos para um grupo de controle ou um grupo de treino de Pilates. Os membros do grupo de controle não fizeram mudanças no estilo de vida. Os participantes de Pilates fizeram uma aula de reforço de 1 hora em grupo uma vez por semana durante 10 semanas.

Os investigadores  utilizaram várias medidas de equilíbrio, controle postural, confiança no equilíbrio e mobilidade funcional no início e pós-intervenção. A análise dos dados mostrou que o grupo de participantes que fizeram o treino com aparelhos Reformer revelaram ter riscos mais reduzidos de queda e melhoria significativa no equilíbrio estático e dinâmico, na mobilidade funcional, e autoeficácia do equilíbrio e amplitude ativa do membro inferior.

Os autores do estudo observaram que, devido ao custo e acesso ao equipamento, os indivíduos treinavam apenas uma vez por semana; no entanto, os participantes afirmaram que sentiram que as suas melhorias teriam sido mais substanciais com treinos duas vezes por semana. 

O AXIS WELLNESS disponibiliza no seu clube de Viana do Castelo, o treino de Pilates com aparelhos Reformer no âmbito do serviço de treino personalizado. Para saber mais clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555.

 

Este estudo apareceu no Journal of Bodywork & Movement Therapies (2018; doi: 10.1016 / jjbmt.2017.09.004).