Axis Wellness Club

As pessoas magras também podem ser gordas!

Uma das suas amigas mede 1,66 e tem 50 quilos. É magra, tem uma boa altura e mostra um figurão invejável. Mas ao contrário do que todos pensam, ela tem uma má composição corporal, que consegue esconder atrás da roupa: isto porque tem 36% de gordura corporal e uma percentagem muito abaixo do recomendável de músculo. Este é um caso real, e se já ouviu esta história (ou parecida) a alguém, é provável que se tenha referido a essa pessoa como uma “falsa magra”.

Falsa magra é uma pessoa com peso relativamente baixo, mas com percentual alto de gordura. As falsas magras são aquelas pessoas que aparentam ter um corpo fininho, muito magro, mas têm a anca, rosto, coxas, braços mais gordinhos ou gorduras localizadas.

São pessoas que têm pesos adequados para a altura, mas pelo desequilíbrio interno na proporção de músculo, massa magra e massa gorda, enquanto forem jovens tudo parece no sitio, mas são pessoas que, com a idade, vão ter tendência a ficar flácidas, a ter oscilações de peso e mesmo com muito treino à mistura, dificilmente conseguirão atingir os resultados que pretendem — tonificação.

Apesar de a genética também influenciar, o motivo que, regra geral, leva a este tipo de corpo é o estilo de vida pouco saudável, que inclui dietas mal construídas e pouco equilibradas: muitas vezes estes corpos são de pessoas que tinham peso a mais e que ficam magras porque o vão perdendo de forma errada, recorrendo a dietas de baixas calorias, fazendo pouco, ou nenhum, tipo de exercício físico. O que acontece com estas dietas de grande restrição calórica é que elas fazem com que, em vez de se perder a gordura, se perca músculo. E a equação é simples: se o músculo desaparece e a gordura fica o corpo torna-se flácido. Além disso, e devido à perda de massa muscular, o metabolismo também fica mais lento. Ora se o metabolismo fica mais lento a capacidade do seu corpo queimar calorias em repouso (o designado metabolismo basal) também baixa, o que conduz a dietas ainda mais restritivas e ainda menos saudáveis. Conhece alguém assim? Acreditamos que sim.

E quanto mais magras as pessoas, maior a surpresa, sendo que por vezes até se encontra este tipo de características entre as pessoas que são modelos profissionais.

A forma correta para se perder gordura, sem comprometer a massa magra, é a de juntar ao plano alimentar devidamente prescrito por um nutricionista qualificado, um plano de treino devidamente orientado por um especialista em exercício físico.

Um plano de nutrição cujo objetivo é a perda de peso baseia-se em cortar calorias e não em reduzi-las drasticamente. Também é baseado em comer comidas saudáveis e que são menos prováveis de serem convertidas em gordura, acrescenta. E este último ponto não é só relevante para quem quer perder peso. Deve ser uma regra para toda a gente.

Contudo, estas gorduras acumuladas são o menor dos problemas deste tipo de corpo. Antes da estética, vem a saúde: pessoas cujo peso é normal ou baixo, mas têm grande quantidade de gordura, têm o mesmo risco aumentado para problemas de saúde como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas que têm as pessoas acima do peso.

As pessoas do sexo feminino são as mais associadas a este tipo de problema, mas há cada vez mais homens a sofrer do mesmo sobretudo os que fazem dietas restritivas e sem acompanhamento nutricional, ou que se metem a treinar como loucos e não cuidam da parte alimentar.

O segredo da boa alimentação não está nas dietas milagrosas, que prometem eliminar vários quilos em poucos dias, mas sim na reeducação alimentar. É preciso aprender a comer da maneira correta para manter o corpo em forma de maneira saudável e segura. É preciso aprender que o acompanhamento do processo de perda de gordura tem que obrigatoriamente ser feito com um profissional de exercício físico, que vai monitorizando com regularidade a distribuição da sua massa corporal, pode ajustar o seu treino em função do que é mais adequado para si.

No AXIS WELLNESS encontra profissionais devidamente qualificados para o(a) ajudarem a atingir os seus objetivos de perda de gordura corporal e tonificação. Com o serviço de nutrição incluído, qualquer que seja a sua mensalidade, terá todas as condições para que a sua mudança de estilo de vida seja um êxito.

Para mais informações sobre os nossos clubes clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).