Pesos livres ou máquinas de resistência: o que é melhor?
Esteja a planear suar numa das nossas aulas de Body Pump ou Cross Training, ou esteja a dar tudo num treino de musculação, decidir como vai exercitar-se antes de chegar ao clube é fundamental para uma sessão bem-sucedida.
Pergunte a si mesmo: utiliza sempre os mesmos tipos de equipamentos? Já se interrogou como seria treinar de uma maneira diferente?
Os nossos Personal Trainers são frequentemente questionados sobre qual é a diferença entre treinar com pesos livres e máquinas de resistência. Vamos procurar dar uma ajuda neste artigo.
Pesos livres vs máquinas de resistência: o que é o quê?
Antes de começarmos, pode ser útil entender exatamente do que estamos a falar.
Por “pesos livres” designam-se equipamentos como halteres, kettlebells, barras e qualquer outro tipo de peso que possa ser movido livremente. Se já assistiu ou participou nas nossas aulas de Body Pump ou Cross Training, saberá que a maioria dos exercícios se baseia no uso de pesos livres.
As máquinas de resistência são o oposto. Estas estão fixas no chão e estão desenhadas para treinar áreas específicas do seu corpo.
Por que usamos os pesos livres?
Os pesos livres são equipamentos versáteis que permitem flexibilidade nos seus treinos. Para além disso são uma ferramenta muito adaptável em alguns tipos de aulas de grupo, e esse é um dos principais motivos pelos quais adoramos treinar com eles.
Treino de força de corpo inteiro
Um grande benefício do uso de pesos livres é que eles ajudam a fortalecer vários grupos de músculos do seu corpo ao mesmo tempo. Como os pesos livres são portáteis, movimentar-se e treinar com eles significa que envolverá muito mais músculos do que aquilo que pensa. Ao envolver todos os grupos musculares que o manterão estabilizado, enquanto exercita o grupo muscular alvo, acabará por ter um treino mais completo. Em parte isto irá acontecer inconscientemente, como por exemplo exercitar a zona central do seu corpo para manter o equilíbrio. Outras vezes, tal como ao realizar um exercício que exige que levante pesos acima da sua cabeça, irá controlar conscientemente os seus músculos de forma a garantir que o faz com segurança.
Dica principal: é sempre melhor começar com um peso mais leve e fazer mais repetições (e mais controladas), do que arriscar um peso extra com o qual não esteja tão familiarizado e em que tenha um menor controlo do movimento.
Ao envolver vários grupos musculares num só movimento, irá verificar que será mais rápido construir força geral e gastar mais energia (calorias), o que, por sua vez, pode ajudá-lo a lidar com os desafios do dia-a-dia e reduzir o risco de lesões.
Manter a versatilidade dos seus treinos
Outra vantagem de usar pesos livres é que pode fazer muitos exercícios diferentes com o mesmo equipamento. Ao contrário das máquinas, que geralmente se especializam num único movimento e grupo muscular específico, os pesos livres são mais adaptáveis. Pode ir desde a execução de peso-morto ou agachamento, até usar pesos livres em exercícios de solo, como abdominais e pontes de glúteos, para obter um desafio extra.
Isso também significa que pode realizar diferentes tipos de treino. Os halteres, por exemplo, podem ser usados para treinos de força, mas também para sessões de treino rápidas e intensas (treino HIIT), exercícios aeróbicos ou exercícios que testem a sua capacidade anaeróbica.
Maior flexibilidade de utilização
Os pesos livres podem ser usados em qualquer lugar. Pode escolher um espaço mais livre na sala de musculação, ou mesmo uma qualquer divisão da sua casa, e estará no caminho certo para ver uma versão de si mais forte e com melhor condição física geral.
Porque deve usar máquinas de resistência?
Embora os benefícios do uso de pesos livres sejam suficientes para poder fazê-lo pensar em deixar de usar qualquer outro equipamento, existem alguns benefícios distintos nas máquinas de resistência. Irá encontrá-las espalhadas pelas nossas salas de musculação, e essa presença tem bons motivos.
Se é iniciante
As máquinas de resistência são tão populares porque são uma maneira segura e controlada de levantar pesos. Isso é particularmente útil se for um principiante no exercício.
As máquinas de resistência são perfeitas para quem está a começar ou quando ainda está a aprender novos exercícios, pois incentivam-no a adotar a postura mais correta. Como resultado, é menos provável que se lesione numa máquina de resistência (quando a estiver a usar corretamente e com um peso adequado para a sua condição física). Depois de dominar a técnica, poderá usá-la para levantar pesos livres e trabalhar ainda mais os seus músculos ao fazer esses exercícios.
Se quiser saber o seu limite
Ao contrário dos pesos livres, as máquinas de resistência também oferecem um ambiente seguro para testar os limites da sua força. Pode facilmente aumentar ou diminuir o peso sabendo que, se for muito, a máquina manterá o peso no seu sítio e evitará lesões. Os seus movimentos também podem ser controlados, o que significa que estará realmente a trabalhar os seus músculos – e a trabalhá-los corretamente – mesmo quando está perto do seu nível de fadiga.
Se quiser ser mais específico no seu treino
As máquinas de resistência também podem ser uma parte fundamental da sua rotina se quiser treinar músculos específicos. Só terá que descobrir que máquina trabalha esse grupo específico de músculos e bastará consultar o guia que acompanha cada máquina. Caso tenha dúvidas, não hesite em recorrer aos professores que estão de apoio na sala de musculação.
Ao isolar músculos específicos, eles ficarão mais fortes e saberá que está a treinar de acordo com os seus objetivos de condicionamento físico. As máquinas de resistência são igualmente importantes se estiver a procurar recuperar a força em músculos específicos após uma lesão. Mas, lembre-se, fale sempre com o seu médico e aconselhe-se com os nossos profissionais antes, se estiver a usar estes equipamentos num processo de reabilitação. Trate sempre o seu corpo com cuidado e respeito.
Que tipo de peso devo usar?
Há muitos benefícios em usar pesos livres e máquinas de resistência nos seus treinos e o nosso conselho será sempre para experimentar os dois. Dessa forma, poderá continuar a desafiar o seu corpo e ele responderá ficando mais forte e desenvolvendo melhor mobilidade e condicionamento físico.
Também pode tentar ambos para ver qual é o tipo de treino que resulta bem para si, e que lhe traz mais satisfação e prazer.
Se é principiante, também não tem que se limitar a máquinas de resistência. Estas o ajudarão a começar, mas se quiser experimentar pesos livres, experimente as nossas aulas de Body Pump ou Cross Training e irá certamente aprender alguns conceitos e princípios que o ajudarão na sala de musculação. Consulte o nosso mapa de aulas e verifique em que horários o pode fazer.
Para maior segurança, motivação, versatilidade, compromisso e rapidez no atingimento de resultados, o serviço de Personal Training também poderá ser bastante útil neste processo de aprendizagem e desenvolvimento do seu treino.
Então experimente e tire partido de tudo o que o AXIS WELLNESS tem para oferecer, para o ajudar a obter um estilo de vida mais saudável!
Para mais informações sobre os nossos clubes clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Créditos da foto: designed by Drazen Zigic – Freepik.com