Pausa no exercício? Saiba em quanto tempo pode perder a forma física.
Já todos pensámos o quão fácil é perdermos a boa forma física e o quão difícil é recuperá-la. Mas exatamente em quanto tempo podemos perder a forma física se pararmos de treinar?
Para ficarmos com um bom condicionamento físico — ou seja, com uma boa aptidão cardiovascular ou força muscular — devemos, em primeiro lugar, fazer mais exercício do que estamos habituados. O esforço torna-nos, a pouco e pouco, mais tolerantes ao exercício físico e, em consequência, ficamos em melhor forma.
Já o tempo que levamos a ficar em forma depende de fatores como a idade e a frequência dos treinos, mas um estudo publicado na revista científica The Journal of Physiology revela que bastam seis sessões de treino com exercícios de alta intensidade com pequenos intervalos entre séries para aumentarmos o nosso VO2 máximo — a quantidade máxima de oxigénio que o nosso organismo consegue captar, transportar e metabolizar durante a realização de uma atividade física aeróbica —, uma das medidas utilizadas para avaliar a resistência cardiorrespiratória de uma pessoa.
Com treinos de força, por exemplo, podemos observar ganhos na força muscular logo após duas semanas de treino, mas as mudanças no tamanho dos músculos só começam a aparecer entre oito a 12 semanas depois de começarmos a treinar.
PODE TER INTERESSE EM LER: O QUE ACONTECE AO SEU CORPO QUANDO COMEÇA A TREINAR COM REGULARIDADE?
Quando começo a perder a forma física?
Quanto mais em forma estivermos, mais tempo demorará até perdemos os ganhos do exercício físico. Mas, de acordo com a ciência, 48 horas são quanto basta para começarmos a perder aptidão cardiovascular e força se não treinarmos. Ainda assim, esses efeitos só se começam a fazer sentir cerca de duas semanas depois de termos parado, no caso da resistência cardiovascular, e entre seis a dez semanas depois, no caso da força.
Um estudo publicado na revista científica Journal of Applied Physiology demonstra, também, que a resistência cardiorrespiratória (indicada pelo VO2) de um atleta diminui cerca de 10% nas primeiras quatro semanas após o início da pausa nos treinos. Contudo, a taxa de declínio da aptidão cardiorrespiratória começa a diminuir a um ritmo mais lento à medida que o período de pausa se for prolongando.
PODE TER INTERESSE EM LER: QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE DEIXAR DE PRATICAR EXERCÍCIO FÍSICO
A força muscular diminui se pararmos durante muito tempo
No caso da força muscular, os dados científicos mostram que cerca de 12 semanas de pausa nos treinos podem levar a uma diminuição significativa na quantidade de peso que conseguimos levantar. Contudo, mantemos sempre um pouco da força que tínhamos antes de pararmos de treinar. Isto acontece porque, ao pararmos os treinos, estamos, também, a deixar de colocar os nossos músculos sob stress.
Consequentemente, o número de fibras musculares começa a diminuir — depois de duas semanas de pausa, por exemplo, podem reduzir em 13% — e torna-se mais difícil levantar as cargas a que estávamos habituados.
Por isso, se possível, não pare de se mexer. Se tiver uma lesão, fale com o seu médico sobre as opções de exercício que podes faze sem colocar a sua recuperação em risco, e conte com o apoio dos nossos Personal Trainers para um maior e melhor acompanhamento. No AXIS WELLNESS também disponibilizamos consultas de medicina desportiva com o Dr. Benjamim Carvalho, para que sinta ainda mais confiança e segurança no regresso aos treinos.
Para mais informações sobre os nossos serviços clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)