Os conselhos de saúde que já está cansado(a) de ouvir
Todos sabemos que precisamos ser mais ativos e seguir uma dieta saudável, mas a forma como alcançamos esses objetivos pode variar muito.
Ainda assim, não faltam os chamados conselhos úteis sobre como melhorar os nossos hábitos de vida. Aqui estão dois dos conselhos mais comuns, juntamente com versões mais realistas e práticas que pode, realmente, colocar em prática ainda hoje.
O Conselho: estacione o carro o mais longe possível da loja.
Seja honesto: já fez isto alguma vez? Provavelmente não. E saiba que não está sozinho. Se perguntar a inúmeras pessoas se elas já seguiram este conselho tão frequente, apostamos que raramente receberá uma resposta positiva.
Este clichê infinitamente repetido de estacionar mais longe da loja ao fazer recados tem uma falha crítica: a atividade física extra que faz não é agradável; afinal, quem gosta de fazer uma longa caminhada num parque de estacionamento?
Um conselho semelhante é “usar as escadas em vez do elevador”. Normalmente, só seguirá este conselho se usar as escadas for mais rápido do que esperar pelo elevador.
Como na espécie humana já não somos caçadores-coletores aos quais eram exigidas quantidades significativas de atividade física para aquisição de calorias de forma a garantir a sobrevivência, a atividade física na vida moderna precisa ser feita principalmente em coisas que gostamos. Torná-la mais atraente e não a associar a uma tarefa árdua e não prazerosa, ajudará a garantir a sua participação regular.
Uma forma mais realista e prática:
Estacione o mais próximo possível da loja para que possa entrar e sair rapidamente.
Em vez de adicionar à força atividades físicas extra desagradáveis no seu dia, cumpra as suas tarefas diárias o mais rapidamente possível. Desta forma irá libertar tempo adicional para algumas formas agradáveis de atividade física.
Seja implacavelmente eficiente com a parte “tarefa” do seu dia. Irá comprovar que ao gerir as suas obrigações diárias desta forma, irá criar espaço na sua agenda para adicionar alguma atividade física agradável que não seja apenas exercício.
Quem sabe, não irá acabar por encontrar tempo na sua agenda para ser um visitante assíduo de um clube como o AXIS WELLNESS 🙂 , onde as diversas opções de treino, atividades físicas, e relaxamento o poderão ajudar a adicionar hábitos saudáveis agradáveis no seu estilo de vida.
O Conselho: Coma menos e exercite-se mais.
Se fosse assim tão simples. A fisiologia humana é complexa, mas somos irresistivelmente atraídos por soluções simples. Adoramos quando as coisas são simples, mas a vida raramente funciona assim.
O mal com os chavões amplamente aceites sobre saúde é que eles levam ao seguinte problema para aqueles que lutam consistentemente com problemas: se a saúde é simples e tem dificuldade em obtê-la, então deve haver algo errado consigo!
Esta conclusão é o resultado inevitável do seguinte processo de pensamento:
1- É simples ser saudável e entrar em forma. Tudo que tem a fazer é ____________________________________________. (Coloque neste espaço em branco qualquer conselho comum que ouça com frequência.)
2- Isto leva ao pensamento seguinte: “Estou a lutar para estar em forma e saudável e não consigo há muitos anos. Portanto, há algo inerentemente errado comigo.”
O conselho superficial de “comer menos e exercitar-se mais” é uma abreviação da equação do balanço de energia, que também é conhecida como “calorias consumidas vs. calorias gastas”. A falha na equação é que somos criaturas fisiológicas e psicológicas. Os defensores da equação do equilíbrio de energia geralmente descartam as preocupações das pessoas que não conseguem, com declarações como “É apenas física/química!”. Como disse H.L. Mencken: “Há sempre uma solução fácil para todos os problemas humanos: pura, plausível e errada!”.
O seu corpo não é um laboratório de física ou de química. Todo o ser humano tem pensamentos e sentimentos sobre o que acontece no seu organismo.
Quarenta e seis pessoas foram divididas em dois grupos e alimentadas com um dos dois batidos rotulados como “Indulgente” (620 calorias) ou “Saudável” (140 calorias).
Os investigadores mediram a resposta da grelina (uma hormona que estimula a fome) depois de os participantes consumirem o batido e descobriram que aqueles que consumiram o batido “indulgente” tiveram uma queda maior na grelina, como seria de esperar.
Uma semana depois, os grupos foram alimentados com o batido oposto ao que receberam inicialmente, e os mesmos resultados foram encontrados com as medições de grelina pós-consumo.
Aqui está o problema: todos os participantes foram alimentados com um batido idêntico de 380 calorias nas duas vezes. Os rótulos eram falsos. Assim, as diferentes respostas de grelina medidas seriam um resultado impossível se “fosse apenas química”.
Claramente, o que pensamos sobre o que estamos a ingerir pode influenciar a resposta do corpo e o processamento dos alimentos.
Uma forma mais realista e prática:
Conte calorias apenas por um breve período e somente se isso o ajudar a adquirir uma compreensão de quanto está a comer de forma consistente. A longo prazo, consuma alimentos de alta qualidade e que sejam efetivamente adequados ao seu organismo (recorra a um nutricionista para saber que mudanças deverá fazer nos seus hábitos alimentares) e coma até estar cerca de 80% satisfeito: obterá sinais mais precisos de saciedade, ingerirá mais nutrientes, e assim terá menor probabilidade de comer em excesso.
Adquirir hábitos saudáveis de vida pode por vezes ser difícil, quando já temos instaladas na nossa rotina múltiplas tarefas e obrigações familiares ou profissionais. O ideal é encontrar aquilo que realmente funciona para si.
No AXIS WELLNESS acreditamos que poderá encontrar um conjunto diversificado de atividades, que vão desde a musculação, aulas de grupo, natação, hidroginástica, pilates, ou treino personalizado passando por um SPA onde poderá relaxar e descontrair depois de um dia exigente, até um serviço de nutrição (incluído em todas as modalidades de adesão), onde poderá obter o aconselhamento e acompanhamento necessários para mudar os seus hábitos alimentares.
Para saber como o podemos ajudar clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 638 554 (Ponte de Lima)
Referências:
Crum, A. J., Corbin, W. R., Brownell, K. D., & Salovey, P. (2011). Mind over milkshakes: Mindsets, not just nutrients, determine ghrelin response. Health Psychology, 30(4), 424-429. https://doi.org/10.1037/a0023467
Créditos da foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/corpo-fitness’>Corpo fitness foto criado por azerbaijan_stockers – br.freepik.com</a>