Axis Wellness Club

Os altos e baixos emocionais da jornada de perda de peso

Quando vive com excesso de gordura corporal, perder peso pode parecer uma grande conquista. Mas a jornada para lá chegar pode parecer uma montanha-russa emocional. Aqui estão algumas das situações com que se poderá confrontar e sugestões para as contornar com sucesso.

Demora tempo para ver os resultados da perda de peso

Quando está a treinar corretamente e mantém uma alimentação saudável e adequada para a perda de peso, pode ser frustrante quando não vê resultados tão rapidamente quanto deseja ou a determinada altura, o peso pode mesmo recomeçar a aumentar.

No começo, poderá achar que o número na balança cai rapidamente, mas começa a desacelerar depois de um certo tempo, mesmo que esteja a esforçar-se tanto quando antes. Compreenda que o músculo pesa mais do que a gordura, por isso, se está a construir massa muscular, é muito provável que o seu peso aumente.

É perfeitamente normal, em mulheres em particular, que o peso flutue em valores até cerca de 5Kg por mês, especialmente na altura da menstruação. Tente não usar a balança como a sua principal medida do sucesso. Uma fita métrica é uma maneira muito mais precisa de acompanhar o seu progresso.

Não se deixe tentar pelos exageros no ginásio para perder peso mais rápido, pois isso pode levar ao esgotamento físico e fazer com que não queira voltar.

Se é cliente do AXIS WELLNESS, procure agendar avaliações físicas com alguma regularidade para acompanhar o seu progresso ao longo do tempo.

O que pode fazer:

  • Lembre-se de que músculo pesa mais que gordura
  • Agende avaliações físicas regulares

 

PODE TER INTERESSE EM LER: POR QUE É TÃO DIFÍCIL MANTER O PESO PERDIDO?

Problemas com o seu relacionamento

Quando faz alterações na sua rotina, mas o seu parceiro não, isso pode causar atrito no seu relacionamento. Se o seu parceiro(a) não estiver de acordo com seu novo estilo de vida, isso pode fazer com que ambos se sintam ressentidos e pode ser origem de discussões.

Muitos relacionamentos baseiam-se na comida, nomeadamente pela quantidade de tempo de lazer que é utilizado a comer fora ou a conviver durante as refeições. Este fator pode criar desequilíbrios no seu relacionamento.

Tente encontrar alimentos de que ambos gostem e que também sejam saudáveis. Se gostam de pizza, por exemplo, por que não tentarem cozinhar uma versão mais saudável juntos? Também terá algum tempo de qualidade e poderá descobrir que estão a passar mais tempo um com o outro do que antes.

O seu novo corpo também pode atrair a atenção de amigos, familiares ou até estranhos e o seu parceiro(a) pode ficar com ciúmes ou ressentir-se disso. Pode ser difícil tranquilizar o seu parceiro(a), especialmente se ele não concordar com seu novo estilo de vida, mas tente explicar as razões pelas quais quer fazer as mudanças que fez, para poderem fazer mais coisas juntos, para ser mais saudável e viver uma vida mais ativa.

Procure arranjar espaço na sua nova rotina para que possam passar tempo de qualidade juntos, seja cozinhar, caminhar ou treinarem em conjunto, e em que possam descobrir um novo hobby para ambos desfrutarem.

O que pode fazer:

  • Encontre outro interesse comum, que não seja comida
  • Passe tempo de qualidade com o seu parceiro(a)
  • Tentem encontrar um novo hobby para fazerem juntos com base no seu novo estilo de vida.

Mudanças de humor

Embora levar um estilo de vida mais saudável contribua para melhorar seu humor a longo prazo, mudar sua dieta e estilo de vida pode ser difícil de ajustar no início. Poderá sentir-se stressado se ainda não estabeleceu uma rotina de longo prazo, ou se estiver numa luta constante contra a tentação de comer ou beber as suas guloseimas habituais.

Se mudou a sua dieta, isso pode fazer com que se sinta irritado à medida que seu corpo se acostuma a consumir menos açúcar. Saiba que ficará mais fácil à medida que os níveis de açúcar do seu corpo se reequilibram.

Se se sente constantemente com fome e insatisfeito ao longo do dia, especialmente se se sentir tonto, ou com dores de cabeça com regularidade, provavelmente não deverá estar a consumir as calorias necessárias.

Certifique-se de que alimenta o seu corpo com os nutrientes certos para manter os seus níveis de energia elevados.

O que pode fazer:

  • Estabeleça uma rotina de longo prazo
  • Seja paciente e espere que o seu corpo se ajuste
  • Certifique-se de consumir calorias suficientes.

Excesso de pele

Perder uma grande quantidade de gordura corporal dá muito trabalho e é uma grande conquista, mas às vezes poderá ficar com excesso de pele. Para minimizar isso, tente perder peso de forma constante e lenta, visando uma perda de peso de 0.5 a 1 Kg por semana para dar tempo à sua pele para se ajustar.

Pode descobrir que, com o tempo, a pele solta torna-se menos percetível, mas se isso não acontecer, a cirurgia é uma opção para algumas pessoas. Os cirurgiões geralmente recomendam esperar pelo menos um ano antes de considerar a cirurgia, a fim de dar ao seu peso uma oportunidade de estabilizar. Qualquer cirurgia tem riscos, pelo que deve avaliar de forma adequada com o seu médico, se esta opção é a mais correta para si.

Lembre-se de celebrar o facto de que é muito mais saudável por dentro e por fora e isso é o mais importante.

O que pode fazer:

  • Perder peso de forma lenta e constante
  • Lembre-se de que está a tornar-se mais saudável.

Fome Emocional

Quando está fora de casa, pode ser difícil evitar as tentações de “junk food”, especialmente se todos ao seu redor comerem todos os alimentos não saudáveis ​​que adorava. Tente comer conscientemente, não emocionalmente, e faça escolhas com as quais possa ficar feliz mais tarde.

Antes de tudo, reconheça quando está a comer emocionalmente; isso geralmente está relacionado com o stress, tédio ou visa recompensar-se a si mesmo em vez de satisfazer a fome. Por exemplo, conduzir quatro horas e decidir parar e recompensar-se com um chocolate quente e biscoitos. Este tipo de fome será emocional, em vez de fome real, que vem lentamente e está localizada no estômago.

Para evitar escolhas de fast food não saudáveis ​​de última hora, tente planear as suas refeições o máximo possível e leve comida consigo, para não se sentir tentado. Pare para comer no horário em que normalmente come, para evitar sentir-se faminto e procurar alimentos não saudáveis. Parar para comer significa que pode comer conscientemente e concentrar-se naquilo que está a fazer.

Se ceder e comer um chocolate ou beber uma taça de vinho, não se culpe. Lembre-se, é tudo uma questão de equilíbrio e ser capaz de sustentar o seu novo estilo de vida a longo prazo, pelo que uma guloseima de quando em vez não irá certamente prejudicá-lo(a).

O que pode fazer:

  • Esteja atento aos seus desejos
  • Refeições planeadas
  • Mantenha a regularidade no horário das refeições.

 

PODE TER INTERESSE EM LER: FOME EMOCIONAL – SAIBA COMO A IDENTIFICAR E CONTROLAR

Lembre-se que no AXIS WELLNESS poderá encontrar uma grande variedade de recursos que o(a) ajudarão a atingir seu objetivo: treino personalizadoaulas de grupoaconselhamento nutricional, atividades de exercício clínico, etc. Se quiser saber mais sobre de que forma o(a) podemos ajudar a melhorar a sua saúde através da perda de peso clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)