Axis Wellness Club

Mais Natal, menos lixo – dicas para um Natal mais sustentável

MAIS NATAL, MENOS LIXO

 

Estamos a dias do Natal, mas ainda vamos a tempo de o tornar mais sustentável. E por isso, em 3 momentos, aqui ficam algumas dicas para tornar o seu Natal mais verde.

1.      AS COMPRAS

É provável que até já tenha feito boa parte das suas compras de Natal mas, se for como eu, deixou grande parte para a última da hora. E por isso ainda vai a tempo de pôr em prática algumas destas dicas:

  • – A mais importante é que não dê por dar, menos coisas dão em menos trabalho, mais tempo, mais de tudo o que é importante.
  • – Não dê “coisas”, dê experiências, como uma massagem no maravilhoso SPA do Axis Wellness, ou uma inscrição no ginásio. Um concerto, uma viagem, uma oficina para aprendermos a cozinhar, um retiro, o que quer que saiba que vai gerar um sorriso na cara de quem receber.
  • – Dê tempo, como um dia só a dois, ou em família. Não há nada com mais valor do que dedicarmos tempo, tempo de qualidade, aos nossos, e é o que mais escasseia por aí.
  • – Opte por presentes feitos por si: uma especialidade sua, um desenho, um frasco com ingredientes para Muesli, aquilo para que tiver mais jeito. Dar algo que fez com as suas mãos, é também dar tempo e dedicação.

Mas se mesmo assim escolher dar aso ao seu espírito consumista e não tiver jeito nenhum para o “Faça Você Mesmo” (como eu…), eis algumas dicas adicionais:

– Opte por jogos em família, como o Amigo Secreto, para reduzir o consumo, as compras, o tempo e o dinheiro gasto.
  • – Escolha marcas portuguesas, com produtos feitos em Portugal, que se preocupem com o seu impacto no ambiente: Produtos de cosmética da Saponina, sapatilhas da Zouri, carteiras da Brancos Chá, Sapatos da Nae, roupa de criança da Cherry Papaya, entre muitas outras…
  • – Escolha objectos com utilidade, recicláveis, sustentáveis: uma garrafa de água reutilizável, uma planta ou sementes (uma Aloe Vera, por exemplo), uma caneca para levar para o trabalho, uma lancheira para levar uma marmita, “Bee’s Wraps” (panos encerado) para substituir o papel aderente lá em casa, pequenos gestos que ajudem quem recebe a ser mais sustentável!
  • – Compre em segunda mão. Nem imagina a quantidade de brinquedos, roupa, telemóveis que encontra ainda novinhos em folha, a que alguém não deu uso…
  • – Escolha objectos com alma ou dê-lhes uma segunda vida, como por exemplo, uma peça antiga. Pode encontrar peças únicas na Era Uma Vez Upcycling.
  • – Leve um saco para as compras, em vez de trazer um saco descartável por cada uma.

A PREPARAÇÃO

Da decoração, às prendas, à cozinha, parece que tudo acontece num ápice, numa azáfama com mil e uma tarefas para cumprir e que pouco sobra para usufruir.

Devagar. Parece impossível, não é? Mas usufrua de cada adorno que colocar na árvore, de cada prenda que escolher com amor, de cada vez que desejar Bom Natal, de cada rabanada que fritar, daquela música de Natal que já ouviu vezes sem fim e cuja letra já sabe de cor, e de cada sorriso que se abrir.

E sim, estar, plenamente também é uma forma de ser sustentável, porque tem a ver com a consciência com que fazemos cada coisa, com que simplesmente estamos.

Aqui ficam algumas dicas mais práticas:
  • – Use todas as decorações que tiver aí por casa, não desate a comprar novas por cada Natal.
  • – Use uma árvore reutilizável, e poupe uma à natureza…
  • – Em vez de usar papel de embrulho, que NÃO é reciclável, opte por lenços (basta apenas dar nota a quem receber que tem um V de volta 😉 ), antigos jornais e revistas para embrulhar e ramos e folhas de árvores caídas para os adornar.

A CEIA

Sabia que, se o desperdício alimentar fosse um país, era o terceiro maior poluidor do mundo? E que cada português gera em média 1,32 Kg de resíduos alimentares por dia…? E que cerca de 30% dessa quantidade é gerada em nossas casa?! 
E por isso estas sugestões são tão importantes para um Natal mais sustentável:
  • – Compre comida com consciência, adequada ao número de convidados que vai receber. Um Natal mais “farto” não é necessariamente um Natal mais feliz.
  • – Faça doces e pratos apreciados por todos, não porque a tradição assim o manda.
  • – Coma o que leva ao prato, não se sirva como se não houvesse amanhã só porque é Natal.
  • – Congele ou ofereça o que sobrar, não descarte.
– Mas o mais importante é que o que quer que faça, que o faça em consciência, e que tenha um Natal Feliz e presente 😉
Este artigo é da autoria de Marta Mendonça – Especialista em Comunicação e Marketing, Coach, Formadora e Oradora em Práticas Sustentáveis. https://www.facebook.com/martapelomundo/