Axis Wellness Club

Maior atividade física relacionada com menor perda cognitiva associada à idade

A integridade sináptica permite que nossas sinapses atuem de forma a otimizar a neuroplasticidade e a melhorar a cognição. Sem integridade sináptica, as sinapses perdem sua conectividade, o que dificulta a cognição e diminui a capacidade cerebral. A doença de Alzheimer, a demência e o declínio cognitivo relacionado com a idade estão ligados à perda da integridade sináptica.

Nos últimos anos, investigadores do Instituto Weill de Neurociências da Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF), têm investigado como a atividade física preserva a integridade sináptica no cérebro humano e promove a cognição saudável à medida que as pessoas envelhecem.

PODE TER INTERESSE EM LER: MELHOR FORMA DE PREVENIR A DEMÊNCIA: UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL!

A integridade sináptica protege o cérebro contra o declínio cognitivo

No ano passado, pesquisadores da UCSF publicaram os resultados de um estudo in vivo e postmortem (Casaletto et al., 2021) que concluiu que manter uma integridade sináptica robusta parece amortecer a reação em cadeia, que criam emaranhados neurofibrilares que podem prejudicar as transmissões neurais e impedir as funções cognitivas.

Atividade física no final da vida está associada a melhor integridade sináptica

Um estudo de acompanhamento publicado recentemente (Casaletto et al., 2022) baseado numa análise post-mortem de 404 participantes do Rush Memory and Aging Project, que concordaram em doar os seus cérebros para estudos científicos após a morte, mostra que a atividade física parece proteger o cérebro contra a degeneração aumentando as proteínas pré-sinápticas (por exemplo, sintaxina, sinaptofisina). Estas descobertas foram publicadas a 7 de janeiro na revista Alzheimer’s & Dementia, e revistas por pares.

“O nosso trabalho é o primeiro que usa dados humanos para mostrar que a regulação das proteínas sinápticas está relacionada à atividade física e pode impulsionar os resultados cognitivos benéficos que vemos”, disse Casaletto num comunicado à imprensa. “Manter a integridade das conexões [sinápticas] entre os neurónios pode ser vital para combater a demência, já que a sinapse é realmente o local onde a cognição acontece”.

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO FÍSICO PARA MAIORES DE 65 ANOS

Faça da integridade sináptica um motivador para se manter ativo

Fazer alguma atividade física semanal está ao alcance de qualquer pessoa. Se precisa de uma nova fonte de motivação para manter uma rotina de exercício, considere os benefícios sinápticos da atividade física; permanecer ativo à medida que envelhece pode prevenir o comprometimento sináptico.

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO FÍSICO – O SEU MELHOR ANTI-ENVELHECIMENTO!

Concluindo: A atividade física aumenta as proteínas pré-sinápticas que facilitam uma melhor comunicação de todo o cérebro, otimizando a troca de informações entre os neurónios. Manter a integridade sináptica por meio de atividade física no final da vida protege o cérebro do declínio cognitivo relacionado com a idade e pode diminuir o risco de doença de Alzheimer.

Para saber como manter-se ativo nas diversas fases da sua vida, sabendo mais informações sobre os nossos serviços, clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Referências: 

Casaletto, K., Ramos-Miguel, A., Vande Bunte A., et al. “Late-Life Physical Activity Relates to Brain Tissue Synaptic Integrity Markers in Older Adults.” Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association (First published: January 07, 2022) DOI: 10.1002/alz.12530

Casaletto, K. B., Zetterberg, H., Blennow, K., et al., “Tripartite Relationship Among Synaptic, Amyloid, and Tau Proteins: An In Vivo and Postmortem Study.” Neurology (First published: May 04, 2021) DOI: 10.1212/WNL.0000000000012145