Axis Wellness Club

A hora do treino afeta a resposta do nosso corpo ao exercício?

O exercício físico é importante tanto para o corpo como para a mente, no entanto, regularmente nos perguntam qual a melhor altura do dia para realizar o treino diário, sendo que uma parte prefere a manhã, outros a tarde e outros ainda escolhem a noite.

Dois novos estudos sugeriram que o relógio circadiano poderia desempenhar um papel mais importante na forma como o corpo responde ao esforço físico do que se pensava anteriormente.

Os relatórios, publicados na edição de abril da revista Cell Metabolism, analisaram a associação entre a hora do dia e o desempenho no exercício em ratos e humanos.

Os estudos concentraram-se em diferentes componentes do exercício, o que significa que as descobertas se complementam, mas também resultaram em resultados um pouco conflituantes.

Um grupo de pesquisadores, liderado por Gad Asher no Weizmann Institute of Science, colocou ratos de laboratórios em passadeiras em diferentes momentos do dia na sua fase ativa. Examinaram a capacidade de exercício de ratos com diferentes intensidades de exercício e regimes e descobriram que o desempenho geral do exercício é substancialmente melhor na “noite do rato” (no final do seu tempo ativo) em comparação com as horas da manhã.
Os pesquisadores também estudaram 12 humanos e encontraram efeitos semelhantes.

No geral, as pessoas no estudo tiveram menor consumo de oxigênio durante o exercício à noite em comparação com a manhã; isso traduziu-se em melhor eficiência no exercício.

“É bem sabido que quase todos os aspectos de nossa fisiologia e metabolismo são ditados pelo relógio circadiano”, disse Gad Asher, autor sénior do estudo. “Isso é verdade não apenas em humanos, mas em todos os organismos sensíveis à luz.”

Outro grupo de pesquisadores, liderado por Paolo Sassone-Corsi, do Centro de Epigenética e Metabolismo da Universidade da Califórnia, em Irvine, também estudou ratos de laboratório em passadeiras – mas teve uma abordagem diferente.

A equipa analisou as mudanças no tecido muscular dos ratos de laboratório que ocorrem em resposta ao exercício. Isso permitiu que os pesquisadores analisassem processos como a glicólise – que contribui para o metabolismo do açúcar e a produção de energia – e a oxidação lipídica (queima de gordura).

Com base neste trabalho, o exercício parece ter o impacto mais benéfico no metabolismo no início da fase ativa – equivalente ao final da manhã em humanos – em comparação com a fase de repouso (noite). Sassone-Corsi disse: “Os ritmos circadianos dominam tudo o que fazemos. Estudos anteriores do nosso laboratório sugeriram que pelo menos 50 por cento do nosso metabolismo é circadiano, e 50 por cento dos metabolitos do nosso corpo oscilam com base no ciclo circadiano. Faz sentido que o exercício seja uma das coisas que são impactadas”.

Na realidade poderão existir vantagens em treinar seja qual for a altura do dia em que o faz. Cada pessoa deve experimentar e depois escolher o horário que melhor se adapta a si e ao seu estilo de vida. Essencialmente o que importa é a sua vontade de treinar, e não a hora que treina! Com o acompanhamento personalizado, prescrição e orientação de treino adequadas, e os horários alargados que irá encontrar no AXIS WELLNESS treinar com regularidade, atingir os seus objetivos, e sentir-se bem, será certamente mais fácil!

Para mais informações sobre os nossos clubes clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).

Referências:

https://www.cell.com/cell-metabolism/fulltext/S1550-4131(19)30183-4