Gostar de fitness é como estar apaixonado! Conheça 5 semelhanças.
Alegria, euforia, um coração acelerado. Estar apaixonado literalmente muda os nossos corpos. É parte de nós e sempre foi: os vínculos emocionais ajudam-nos a sobreviver. Outra coisa que faz parte da natureza humana é o movimento – fomos criados para sermos ativos e a infinidade de benefícios que daí advêm provam que é crucial para o bem-estar e a boa forma. Mas o que os torna semelhantes? Eis os factos.
1. Tem tudo a ver com a química
Quando conhecemos alguém especial, sabemos que surgem sentimentos naturais que não podemos ignorar. Esta primeira sensação de amor baseia-se na química que sentimos em relação aos outros. Deem as boas vindas à dopamina e às endorfinas – as comumente designadas hormonas do bem-estar que são produzidas no nosso organismo quando sentimos uma alegria avassaladora. E que naturalmente nos fazem ansiar por mais.
Isso também pode acontecer quando nos apaixonamos pelo fitness. Está cientificamente comprovado que libertamos endorfinas quando nos exercitamos – e podemos tornar-nos tão viciados nelas quanto viciados no amor. Para colocar em perspectiva, atente no fenómeno da “euforia do corredor” já comprovado por técnicas de imagiologia. Os sentimentos de euforia e dependência estão documentados – provando que o exercício regular pode fazê-lo sentir-se menos cansado do que antes de começar a exercitar-se.
2. Umas vezes funciona, outras vezes não
Já esteve num encontro e pensou: “Não tenho muita certeza, mas senti alguma atração, então vou tentar outra vez”? Então avança para outro encontro e pensa que pode estar apaixonado por essa pessoa, e depois para outro encontro com a mesma pessoa e no final percebe que a química não está certa? Encontro após encontro, se sabe que não se adequa a si, vai perceber!
Acontece o mesmo com o fitness. Existem tantos opções de escolha que o primeiro sentimento inicial pode não ser o sentimento mais duradouro. Tudo se resume a saber se é o mais adequado ou não para si. Pode ter desfrutado de uma sessão de corrida por exemplo, mas, após várias semanas, tornou-se cansativo, e começa a denotar dores nas suas articulações. Felizmente para os sócios do AXIS WELLNESS, os nossos personal trainers podem ajudá-lo a escolher a forma certa de condicionamento físico que lhe despertará o amor pelo fitness de forma duradoura.
3. Desafios: Nenhuma relação amorosa é fácil e linear
O mesmo vale para o fitness. Em matéria de amor, os desafios devem ser enfrentados pelos dois parceiros. Isso cria um vínculo mais forte entre os amantes. Usar a mesma ideia com o condicionamento físico trará uma conexão avassaladora entre si e a sua atividade física favorita, fazendo-o perceber que está a funcionar. Se faz treino de força, por exemplo, não se deixe levar por uma sessão de treino menos conseguida. Liberte-se de qualquer sentimento de fracasso e tente novamente nos dias ou semanas seguintes. O que antes era difícil, eventualmente tornar-se-á mais fácil.
4. Ambos podem magoar
O velho lema “no pain, no gain” é repetido várias vezes nos ginásios. Pode ser igual quando estamos apaixonados. Às vezes, temos o coração partido por um ente querido que nos rejeita, mas isso pode tornar-nos mais fortes para a nossa próxima experiência.
5. Ambos aumentam a sua longevidade
Sabia que seu coração dispara três vezes mais rápido quando vê sua cara metade? O fornecimento de sangue para o seu coração e outros órgãos aumenta com esse sentimento de amor. Estar num relacionamento reduz a solidão, faz-nos mais felizes e ajuda-nos a viver mais. Uma boa condição físico traz longevidade, ajuda a melhorar a sua circulação sanguínea, traz melhoria geral da sua saúde e até nos ajuda a parecer mais jovens.
Hoje é dia de se apaixonar – junte-se ao AXIS WELLNESS hoje clicando aqui ou, se já pertencer à nossa família visite-nos para mais um momento de paixão… por si!