Axis Wellness Club

Exercícios para fazer na água este verão

Durante os meses de verão é fácil cair na tentação do relaxamento total e, consequentemente, do estilo de vida completamente sedentário. Embora seja verdade que alguns dias de descanso da nossa rotina de treino usual é benéfica (e necessária), também é importante saber que continuar exercitando o corpo, ainda que com uma intensidade menor, nos ajudará a tornar o regresso ao treino habitual mais fisicamente e mentalmente suportável.

Aproveitando o facto de que o verão nos incentiva a passar muito tempo na praia ou na piscina, este é o momento ideal para se exercitar na água ou perto dela. Nós garantimos que, ao dedicar uma pequena parte de seu tempo de férias a um treino mais leve, terá uma sensação de bem-estar que lhe permitirá aproveitar ainda mais os seus dias de lazer.

A partir da seguinte lista de exercícios para fazer na água no verão, escolha aqueles com os quais se sinta mais confortável, que possa fazê-los relaxando, e saiba que tem que estar bem protegido e hidratado se eles forem feitos nas horas mais quentes do dia. Lembre-se que esta época do ano é desligar e aproveitar, por isso, leve a atividade física mais como um remédio antioxidante e não como uma oportunidade in extremis para alcançar os resultados que devemos obter treinando o ano todo (para isso sabe onde nos procurar 🙂 )

1. DAR PONTAPÉS DENTRO DE ÁGUA
Sentado em segurança, dobre e estique os joelhos alternadamente com as pontas dos pés estendidas. A força deve ser exercida para chutar a água para a frente e trazê-la em direcção ao glúteo pela sola do pé na flexão. Realize duas a três séries de 20 a 30 repetições, com 30 segundos de intervalo. Tenha em conta que, na praia, a ondulação dificulta a prática deste exercícios, pelo que é preferível executá-lo numa piscina.

2. CAMINHAR/ CORRER DENTRO DE ÁGUA
Andar com a água pela cintura é um bom exercício de força e resistência. Ao empurrá-la com o seu corpo, modela as coxas e os glúteos. A resistência das ondas do mar garante uma tonificação maior mas a piscina também é um local adequado para a prática deste exercício. A grande vantagem de correr na água é que o impacto das articulações no solo é minimizado em comparação com o que é feito em terra. Além disso, a água permite-nos ajustar o nível de resistência que procuramos: se nos movemos mais rápido, maior a resistência. Quer algum conselho? Use um flutuador abdominal para evitar perder a postura corporal quando o fizer num espaço onde os pés não toquem o chão. 5 a 10 minutos deverão ser suficientes para que sinta a diferença.

3. NATAÇÃO
Um clássico adequado para todos os públicos. Há pessoas que gostam mais de nadar na piscina e outras no mar. Ambas as alternativas são válidas para a nossa abordagem de férias. No entanto, nadar no mar é mais leve devido à quantidade de sal na água, pois torna a água mais densa e flutuamos mais facilmente. Nadando, trabalhamos a maioria dos grupos musculares e exercitamos o sistema cardiopulmonar, além de fortalecer as articulações e melhorarmos a nossa postura corporal. Pratique crawl e nade de costas para trabalhar o corpo como um todo e para as fortalecer. Nade durante cerca de 10 minutos mas pare imediatamente se se começar a sentir cansado. Se sofre de dores nas costas, evite praticar bruços e mariposa. Nessa situação, a melhor opção é o crawl. Se souber nadar bem, pode arriscar fazê-lo no mar.

4. EXERCÍCIO EM PÉ
Numa zona sem pé e em posição vertical, abra e feche as pernas, mantendo os joelhos estendidos. Faça duas a três séries, de 20 a 30 repetições, com 30 segundos de intervalo.

5. BURPEES
Como se estivesse a fazer algo semelhante a uma combinação entre agachamentos e flexões, fique em frente à parede da piscina, segure-se no berma e levante o corpo com o tríceps, o peito e os ombros. Quando você descer, faça um agachamento o mais profundo que puder. Pode fazer várias séries de 15 a 20 repetições.

6. LUNGES
Como se estivesse fora da água, coloque-se num lugar onde a água cubra a sua cintura e dê passadas largas. Lembre-se de manter as costas retas, enquanto concentra o esforço nas pernas e glúteos.

Pós-treino: quando terminar a sua série de exercícios, deite-se na superfície da água, boiando para relaxar os músculos e a mente. Recomenda-se que respire fundo para otimizar o nível de relaxamento.

Agora já sabe, invista alguns minutos do seu tempo livre para fazer qualquer um desses exercícios durante as suas férias de verão. Se o fizer, verá que, devido ao pouco esforço envolvido, a sensação de bem-estar e relaxamento que alcançará será mais do que satisfatória. Se puder aproveitar as fantásticas piscinas dos nossos clubes de Viana do Castelo e Ponte de Lima, ainda melhor! 😉

Para saber como adoptar uma rotina de treino adequada aos seus objetivos nos nossos clubes, clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/jovem-na-piscina_1191614.htm#page=10&query=jumping%20in%20the%20pool&position=44&from_view=search&track=ais”>Imagem de Dragana_Gordic</a> no Freepik