Axis Wellness Club

Exercício melhora a memória em adultos mais velhos

Um estudo com adultos mais velhos ​​mostrou que até uma única sessão de exercício pode aumentar a atividade nos circuitos cerebrais associados à memória.

Uma investigação da Universidade de Maryland – publicada no Journal of International Neuropsychological Society (Sociedade Internacional de Neuropsicologia) –  mostrou que o exercício aumentou a ativação no hipocampo, que encolhe com a idade e é a região do cérebro atacada primeiro na doença de Alzheimer.

“Embora tenha sido demonstrado que o exercício regular pode aumentar o volume do hipocampo, o nosso estudo fornece novas informações de que o exercício agudo tem a capacidade de impactar essa importante região do cérebro”, disse o Dr. J. Carson Smith, principal autor e associado do estudo, professor de cinesiologia na Escola de Saúde Pública da Universidade de Maryland.

A equipa de investigação mediu a atividade cerebral usando fMRI de pessoas com idades entre 55 e 85 anos.

Os participantes foram solicitados a realizar tarefas de memória que ativaram uma rede neural relacionada à memória semântica –  conhecida por se deteriorar com a perda de memória.

O teste foi realizado 30 minutos após uma sessão de exercício moderado (70% do esforço máximo) numa bicicleta ergométrica, e em dia separado após um período de descanso.

A ativação cerebral dos participantes foi significativamente maior após o exercício em comparação com após o repouso. O aumento da ativação do hipocampo também foi constatado em ambos os lados do cérebro.

“Assim como um músculo se adapta ao uso repetido, sessões únicas de exercício podem flexibilizar as redes neurais cognitivas de forma a promover adaptações ao longo do tempo e aumentar a integridade e função da rede permitindo acesso mais eficiente às memórias”, acrescentou o Dr. Smith.

Para saber mais sobre como podemos ajudá-lo(a) a melhorar a sua memória através do exercício físico clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Também pode ter interesse em ler:

PILATES NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM ADULTOS IDOSOS

QUE TIPO DE EXERCÍCIO É MAIS BENÉFICO PARA A FUNÇÃO COGNITIVA?

EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DEMÊNCIA

Fonte:

Won, J., Alfini, A., Weiss, L., Michelson, C., Callow, D., Ranadive, S., . . . Smith, J. (n.d.). Semantic Memory Activation After Acute Exercise in Healthy Older Adults. Journal of the International Neuropsychological Society, 1-12. doi:10.1017/S1355617719000171

http://www.healthclubmanagement.co.uk/health-club-management-news/Study:-exercise-improves-memory-in-older-adults/341755?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook