Axis Wellness Club

Exercício e hipertensão – eficácia semelhante à medicação

Fazer exercício físico pode ser tão eficaz na redução da hipertensão como a medicação prescrita pelos médicos. Esta é a conclusão de uma nova investigação, que reuniu dados de quase 400 estudos, todos dando conta de que nadar, caminhar e fazer treinos com pesos, por exemplo, são atividades tão positivas como os medicamentos tomados para diminuir a pressão.

Um artigo elaborado por Huseyin Naci, investigador da London School of Economics e autor principal da pesquisa, publicada na revista científica British Journal of Sports Medicine, efetuou uma revisão de literatura sobre os artigos científicos disponíveis sobre o tema.

De todos os estudos analisados, que envolveram cerca de 40 mil pessoas, 194 tinham a ver com o impacto da medicação na redução da pressão alta e 197 testaram a influência de treinos de exercício físico na diminuição da pressão, sendo que nenhum deles comparou diretamente o exercício físico com a medicação.

A equipa descobriu que, embora os resultados mostrassem que, no geral, a pressão arterial apresentava valores mais baixos quando as pessoas tomavam medicação, em relação aos valores observados quando faziam exercício, quando a análise se restringia apenas às pessoas que tinham hipertensão, o exercício físico pareceu ser tão eficaz como os medicamentos.

Além disso, a equipa deu conta de que um programa de exercícios de resistência com ciclismo ou caminhada, mas também treinos com pesos, por exemplo, revelou-se particularmente eficaz na redução da pressão arterial.

Embora os resultados pareçam estar à vista, os pesquisadores alertam para a necessidade de as pessoas que têm pressão alta continuarem a tomar a medicação prescrita pelo seu médico, até que novos estudos sejam realizados.

Conheça também os 22 FACTOS SOBRE HTA E EXERCÍCIO FÍSICO QUE AINDA NÃO SABIA

O AXIS WELLNESS já disponibiliza soluções específicas para pessoas com hipertensão arterial. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Referências:  Naci H, Salcher-Konrad M, Dias S, et al How does exercise treatment compare with antihypertensive medications? A network meta-analysis of 391 randomised controlled trials assessing exercise and medication effects on systolic blood pressure Br J Sports Med Published Online First: 18 December 2018. doi: 10.1136/bjsports-2018-099921