Axis Wellness Club

Exercício físico no tratamento da Osteoartrose

A osteoartrose – ou simplesmente artrose – é uma doença que afeta, fundamentalmente, a cartilagem articular, um tecido muscular que se encontra nas extremidades dos ossos que se articulam entre si. O que acontece na osteoartrose é que esta cartilagem está lesionada e o osso que está por baixo (osso subcondral) reage a essa lesão ficando mais espesso. Essas saliências ósseas são chamadas de osteófitos, também conhecidas vulgarmente como “bicos de papagaio”.

TRATAMENTO

As recomendações internacionais propostas pela Sociedade Internacional para a Investigação da Osteoartrose (OARSI) e pela Liga Europeia contra o Reumatismo (EULAR) para o tratamento da Osteoartrose do joelho e da anca baseiam-se na combinação de medidas não farmacológicas e farmacológicas.

As finalidades do tratamento da Osteoartrose consistem na educação do paciente, alívio dos sintomas, redução da incapacidade e evitar a progressão da doença, enquanto as metas de gestão do paciente individual com Osteoartrose  sintomática consistem:

1) no controlo da dor articular para que este atinja um estado sintomático aceitável.

2) na redução da limitação física e incapacidade.

3) na melhoria da relação saúde-qualidade de vida.

4) evitar o excesso de tratamento com agentes farmacológicos potencialmente nocivos.

As medidas não farmacológicas procuram trabalhar essencialmente os fatores modificáveis relacionados com obesidade, sobrecarga articular resultante das atividades quotidianas e de lazer, diminuição de força no quadricípite, deficiências anatómicas ou proprioceptivas, ou mesmo incidindo sobre a intervenção em doenças metabólicas que aumentam o risco desta patologia (dislipidemias ou hipertensão por exemplo)

Entre as medidas não farmacológicas,  o exercício é uma parte vital do tratamento da Osteoartrose, e é cientificamente comprovada. O tipo certo de exercícios irá beneficiar as articulações que foram danificadas pela doença, e irá aumentar a sua energia e a capacidade de desfrutar as suas atividades favoritas.

EXERCÍCIO FÍSICO RECOMENDADO

Antes de iniciar qualquer tipo de programa de exercícios, converse com o seu médico. As pessoas com osteoartrose beneficiam frequentemente de um programa de exercícios equilibrado, incluindo três tipos (ou modos) principais: flexibilidade, força/resistência muscular e aeróbio. Adicionalmente, os exercícios funcionais que simulam as atividades da vida diária também devem fazer parte do seu programa com o objetivo de melhorar o equilíbrio, a marcha e as tarefas do quotidiano.

Flexibilidade:

▪ Mantêm ou melhoram a amplitude do movimento das articulações, reduzindo a rigidez articular
▪ Realizar diariamente alongamentos, suave e lentamente.

Força/Resistência Muscular:

▪ Músculos mais fortes podem suportar e proteger as articulações com Osteoartrose; contribuem para a estabilidade e amortecimento de impactos
▪ Elementos chave para ser bem-sucedido consiste em saber que músculos devem ser fortalecidos e como devem ser realizados os exercícios sem sobrecarregar as articulações. Procure conselho de profissionais qualificados.

Aeróbio/Cardiovascular

▪ Melhoram a condição física, ao fortalecer o coração e tornando os pulmões mais eficientes- Conferem mais vigor e por isso é possível trabalhar durante mais tempo sem surgir o cansaço tão rapidamente.
▪ Ajudam a controlar o peso.
▪ Os exercícios mais benéficos são a caminhada, natação, hidroginástica e uso de bicicleta estacionária.

O AXIS WELLNESS disponibiliza serviços de Exercício Clínico como coadjuvante terapêutico a pessoas portadoras desta patologia. Possuímos uma equipa multidisciplinar, com médico especializado em medicina desportiva, fisioterapeutas, nutricionista, e fisiologistas do exercício. Trabalhamos em articulação com o tratamento prescrito pelo médico que acompanha o paciente. Saibam mais sobre a área de exercício clínico do AXIS WELLNESS clicando aqui ou através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).

 

Referências: Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas