Exercício e dieta equilibrada: a melhor receita para combater os vírus!
Atualmente, ninguém duvida que uma vida saudável seja o melhor antídoto para prevenir a grande maioria das doenças. Vários estudos demonstraram que exercício regular e nutrição equilibrada podem ter um efeito direto no sistema imunológico , aumentando sua resistência a infeções virais e impedindo a formação de células malignas.
Longe de alimentar o crescente alarmismo devido ao coronavírus Covid-19, o objetivo deste artigo é fornecer as indicações para manter em alta as suas defesas ao longo de todo o ano, impedindo a infeção e o desenvolvimento de quaisquer vírus ou bactérias no seu corpo.
O exercício físico é o primeiro passo
A atividade física moderada contribui indiretamente para melhores defesas porque melhora a circulação, o que permite que as células de defesa funcionem com mais eficiência, melhorando a saúde geral e ajudando a controlar o peso (um dos fatores de risco bastante significativo).
As probabilidades de constipações, gripe ou outras doenças são reduzidas naqueles que praticam atividade física, pois o exercício físico já demonstrou ajudar a eliminar bactérias dos pulmões e do trato respiratório . Da mesma forma, o exercício também ajuda a diminuir o stress e a dormir melhor ( o stress e a dificuldade em dormir são fatores que prejudicam o sistema imunológico).
No entanto, deve sempre respeitar os períodos de descanso e evitar o excesso de treino, pois isso pode causar o efeito oposto e diminuir suas defesas. Isso ocorre porque as células imunes migram para o músculo danificado e podem não ser suficientes para outras áreas do corpo que podem ser afetadas pelos vírus. A recomendação é exercitar-se moderadamente ou, se preferir um treino de alta intensidade, guardar 24 a 48 horas de descanso entre cada sessão.
Vida sedentária e as suas consequências
A vida sedentária é considerada o segundo fator de risco mais importante após o tabagismo. Manter hábitos sedentários duplica as chances de contrair doenças cardiovasculares, diabetes, cancro, obesidade e, além disso, infecções que afetam o sistema imunológico.
O exercício é a única ferramenta para o nosso sistema imunológico e as defesas funcionarem adequadamente e lidar com infecções ou outras doenças.
Nutra o seu sistema imunológico
Outra chave para manter seu sistema imunológico em bom estado de conservação é cuidar da flora intestinal bacteriana . Alimentos como legumes, cereais, nozes, amêndoas, frutos secos em geral, e frutas são ricos em fibras, e as nossas bactérias intestinais parecem gostar deles.
Legumes e frutas também são ricos em micronutrientes e substâncias que, de acordo com evidências científicas, podem fortalecer as suas defesas: vitaminas A, B6, B9 (ácido fólico), C e E, zinco, cobre, selênio, quercetina ou flavonóides.
Evite alimentos altamente processados
Um estudo publicado no Nutrition Journal em 2014 refere que estes alimentos, incluindo o ” fast food ” ou produtos de pastelaria alteraram o equilíbrio da flora intestinal, aumentando a permeabilidade intestinal (e, portanto, a possibilidade de ter mais infecções) e alteraram a função imunológica das células . De forma genérica, evite alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras hidrogenadas.
Nunca é tarde para começar a cuidar de si praticando exercício físico e seguindo uma dieta equilibrada. Se precisar de mais informações sobre como juntar o melhor destes dois mundos clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).