Axis Wellness Club

Estudo conclui que o exercício físico dos pais influencia saúde dos filhos

O exercício realizado pelos pais influencia positivamente os seus filhos, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina da Ohio State University (EUA).

Os cientistas enfatizam que a figura paterna desempenha um papel importante na obesidade e no metabolismo das crianças.

Para esta análise, basearam-se na observação de ratos. Os pesquisadores alimentaram os roedores machos em dois grupos: uma dieta normal ou uma dieta rica em gordura ao longo de três semanas. Além disso, certos animais de cada grupo de dieta eram sedentários e outros exercitavam-se espontaneamente.

Depois de três semanas, os ratos começaram a procriar e as suas crias foram alimentadas com base numa dieta normal, mas com condições sedentárias por um ano. Os especialistas concluíram que os filhos adultos dos primeiros sujeitos do estudo, que se exercitaram, melhoraram o metabolismo da glicose, diminuíram o peso corporal e reduziram a massa gorda.

A pesquisa foi conduzida por Kristin Stanford (investigadora de Fisiologia e Biologia Celular da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio, no Centro Médico Wexner) e Laurie Goodyear (membro do Joslin Diabetes Center e da Escola de Medicina de Harvard) . Stanford disse que “o que é realmente interessante é que a descendência de pais alimentados com uma dieta rica em gordura era pior, então eles eram intolerantes à glicose. Mas o exercício negou esse efeito. Quando o pai se exercitou, mesmo com uma dieta rica em gorduras, vimos uma melhor saúde metabólica nos seus filhos adultos “.

Os cientistas acreditam que os resultados poderiam ser aplicados em humanos “, sabemos que em homens adultos a obesidade afeta os níveis de testosterona, o número de espermatozóides e mobilidade, e diminui o número de nascidos vivos. Se pedirmos a alguém que se prepara para ter um filho para se exercitar moderadamente, mesmo durante um mês antes da concepção, isso poderá ter um forte efeito na saúde de seus espermatozóides e na saúde metabólica de longo prazo de seus filhos. “

Agora já sabe qual o seu papel na saúde futura do seu filho. Preparado para (re)começar a praticar exercício físico com regularidade? Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 947 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Referências:

Paternal Exercise Improves Glucose Metabolism in Adult Offspring
Kristin I. Stanford, Morten Rasmussen, Lisa A. Baer, Adam C. Lehnig, Leslie A. Rowland, Joseph D. White, Kawai So, Ana Luisa De Sousa-Coehlo, Michael F. Hirshman, Mary-Elizabeth Patti, Oliver J. Rando, Laurie J. Goodyear
Diabetes Oct 2018, db180667; DOI: 10.2337/db18-0667

https://wexnermedical.osu.edu/mediaroom/pressreleaselisting/when-dads-exercise-children-are-healthier