Dióspiro: o fruto do outono
Com duas cores e duas texturas distintas, o dióspiro é um fruto bastante apreciado e com vários benefícios para a saúde. Seja o de tom alaranjado e de “roer”, ou o de tom avermelhado e de “abrir” e comer à colher, este fruto acompanha a chegada do outono, nos meses de outubro, novembro e inícios de dezembro.
PODE TER INTERESSE EM LER: 5 frutas e vegetais para enriquecer o seu menu neste Outono
O dióspiro, cientificamente conhecido por Diospyros kaki, é originário da China e é cultivado desde o século XVII. No nosso país, o cultivo é mais intensivo no Algarve, existindo ainda outros focos de produção dispersos um pouco por todo o território.
Como escolher?
O segredo para um dióspiro perfeito está no seu ponto de maturação. Se estiver “verde”, é provável que sinta alguma adstringência, o que acontece pela contração das mucosas da boca quando entram em contacto com os taninos (sensação de boca áspera que ocorre quando se consome o fruto ainda verde).
Sendo um fruto bastante sensível, é importante escolhê-lo com algum cuidado. Devem estar intactos e sem cortes ou manchas na pele e ter o pedúnculo.
Se forem colocados juntamente com outras frutas, tendem a amadurecer mais rápido. Para uma maior durabilidade, coloque-os numa fruteira sem outras frutas em redor e à temperatura ambiente.
Como consumir?
O dióspiro pode ser consumido fresco, cozinhado ou desidratado. Dado que é uma fruta bastante doce, também é frequentemente usada na confeção de sobremesas, sumos ou gelados, evitando a adição de açúcar.
É um bom fruto para incluir na dieta e para saciar a vontade de comer algo doce com vantagens para a sua saúde, ainda que sem exageros. A forma mais frequente de o consumir é fresca, sendo ainda usado em saladas ou adicionado aos iogurtes.
PODE TER INTERESSE EM LER: Como adaptar-se às mudanças do Outono e descansar melhor
Existem dois tipos de dióspiro que são diferenciados pela sua forma de consumo:
Dióspiro “de roer”
Tem a polpa mais rija, é alaranjado/amarelado e poderá ser consumido como uma maçã, mas também em saladas, com iogurte, em sumos naturais, em gelados ou compota. Há ainda quem o consuma assado com um pouco de canela.
Dióspiro “de abrir”
Tem a polpa mole, é avermelhado e é nutricionalmente mais rico em taninos (antioxidantes). O dióspiro de polpa mole poderá ser cortado ao meio e consumido com uma colher.
Benefícios para a saúde
Extremamente nutritivo e excelente fonte de antioxidantes, o dióspiro traz benefícios para a saúde do coração e para a redução de inflamações. Entre as vantagens do seu consumo incluem-se:
- propriedades anti-inflamatórias, anti-infeciosas e anti-hemorrágicas, graças ao elevado teor de antioxidantes
- contribui para uma boa saúde ocular, uma vez que contém antioxidantes que previnem a degeneração ocular, e é também rico em Vitamina A
- teor elevado de taninos, sobretudo nos dióspiros de polpa mole, sendo que estes polifenóis contribuem para a redução do risco de alguns tipos de cancro e problemas cardiovasculares
- baixo teor de gordura, ainda que seja rico em açúcares, o que o torna num fruto calórico
- rico em fibra, o que contribui para a redução do colesterol “mau”, o LDL
- ajuda na produção de glóbulos vermelhos devido à quantidade de potássio, magnésio, cobre e fósforo que contém.
PODE TER INTERESSE EM LER: Alimentação no Outono
Apesar dos benefícios que a sua inclusão na dieta pode trazer para a saúde, é desaconselhada para pessoas que sofrem de insuficiência renal porque aumenta a quantidade de potássio na corrente sanguínea.
Se quiser saber mais sobre como fazer escolhas mais saudáveis na sua alimentação diária, ou simplesmente gostaria de esclarecer as suas dúvidas sobre alimentação, lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo)
Referências: Blog Médis – Dióspiro: Para um Outono mais saudável
Créditos da foto: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-superior-de-maos-femininas-segurando-uma-tigela-de-plastico-transparente-com-caquis-maduros-macios-e-suculentos-em-uma-superficie-de-madeira_13803942.htm#fromView=search&page=2&position=14&uuid=75ba1bbb-f4ec-4406-b644-939928dd244d”>Imagem de stockking no Freepik</a>