Axis Wellness Club

Dicas para perder peso sem passar fome.

As dietas muito restritivas só funcionam no curto prazo, pois apenas pessoas com muita força de vontade conseguem respeitá-las. A longo prazo, e por serem muito difíceis de incorporar e manter na rotina habitual, elas falham. Passar fome quando se faz dieta é um dos maiores medos. É assim que se tende a cair em tentações e acabar por frustrar os objetivos traçados.

Saiba que, para perder peso, não precisa fazer dietas extremas. O fundamental é alimentar-se bem e de forma equilibrada, nos horários certos,  e não exagerar nas quantidades. Geralmente, nas férias, temos naturalmente tendência para abusar um pouco mais, por isso indicamos-lhe algumas dicas e sugestões que poderão acelerar o seu regresso ao peso mais saudável.

PODE TER INTERESSE EM LER: DIETAS “MÁGICAS” – AS FAZEDORAS DO IMPOSSÍVEL

Coma fibra: Quase não tem calorias, mas é muito satisfatória. Evita a obstipação e ajuda a controlar o peso.

Beba água: Se o fizer antes de comer, comerá menos e melhorará o trânsito intestinal. Até mesmo começar a sua refeição com uma sopa fará com que se sinta satisfeito mais cedo. Beber muita água ao longo do dia não só manterá seu corpo hidratado, como o ajudará a evitar a sensação de fome. Muitas vezes, quando pensamos que estamos com fome, estamos apenas desidratados, e assim evitaremos a ingestão de calorias desnecessárias.

Alternativas saudáveis ​​como o chocolate negro: Uma porção de chocolate amargo a 80% acalma o apetite e o desejo por doces. Se ingerir até 30 gramas por dia, este hábito será benéfico para a saúde.

Café: O café diminui o apetite, ajuda o metabolismo a funcionar mais rápido, desperta os sentidos e favorece a queima de gorduras.

Bebidas calóricas: Embora tenham as mesmas calorias que os alimentos sólidos, ao não serem mastigadas, o sinal de saciedade não chega ao cérebro. Isto conduz ao excesso de calorias ingeridas às refeições

Proteínas: Embora, em geral, nós, portugueses, comamos mais proteínas do que o recomendado semanalmente, quando começamos a exercitarmo-nos regularmente  é necessário aumentá-las. Alimentos ricos em proteínas têm um efeito comprovado de saciedade. Além disso, as proteínas com origem no mar têm efeito anti-inflamatório.

Exercício ou movimento: Praticar qualquer tipo de atividade desportiva evita que as áreas do cérebro relacionadas com os ataques de fome sejam ativadas e reduz as hormonas do apetite. É por isso que muitas vezes após o exercício não sentimos fome ou as nossas porções são reduzidas.

Durma o suficiente: Pessoas que dormem menos de 6 horas têm maior risco de obesidade. A falta de sono aumenta o apetite, e de acordo com a Associação Portuguesa do Sono, os adultos entre 18 e 64 anos têm que dormir 7 a 9 horas por dia.

Liberte-se do stress: O stress aumenta a produção de cortisol e, como resultado, aumenta o risco de comer por ansiedade e impulsivamente.

Coma devagar: O nosso cérebro tem que processar bem os sinais de fome e saciedade, comer devagar e saber que está a comer ajuda a saciar-se mais cedo e a não comer mais do que deve. Preferencialmente, deve comer sem distrações, e prestando atenção no que come e mastiga, o que também ajudará o processo de digestão a ocorrer sem problemas.

Controle as quantidades: um dos truques que mais funcionam é comer menos calorias do que aquelas que o seu corpo consome, para que o seu corpo tenha que recorrer à gordura acumulada como uma fonte extra de energia. Pode tentar comer em pratos de sobremesa para dar ao seu cérebro a ilusão de que o prato está cheio. Outra dica para evitar comer demais é trazer o prato já servido para a mesa, para evitar repeti-lo.

Tenha um horário fixo para as refeições: Ter um horário fixo para as refeições principais é essencial para evitar ficar com apetites súbitos e, assim, evitar os lanches e desejos calóricos.

Pratique Body Balance ou Pilates: têm muitos benefícios para a sua saúde e ajudam-no a respirar melhor, além de ajudarem no seu bem-estar geral. Um corpo bem oxigenado tem maior probabilidade de perder peso.

Siga estas dicas e truques que propomos para mantê-lo em forma sem sofrimento. Para mais informações recorra ao nosso serviço de nutrição, da responsabilidade do Dr. Jorge Guimarães, que está incluído em todas as modalidades de adesão aos nossos clubes.

Clique aqui para saber mais informações sobre os nossos clubes ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).